Iniciar sessão ou registar-se
    • piro
    • 5 janeiro 2010

     # 1

    Boas a todos,

    Adquiri uma quinta com uma casa em Novembro 2008 que foi construida pelo antigo dono com uns métodos que trouxe de França ( um bla, bla de caca ).
    Foi toda construida com paredes simples e forradas a pladur.
    Mandei fazer um anexo ao lado para colocar uma familiar que foi construido com paredes duplas.
    Os problemas são os seguintes :
    1º No chão de 2 quartos da casa nasce água - já cheguei a acordar de manhã e qd sai da cama ficar com os pés todos molhados
    2º Tenho estes 2 quartos cheios de caruncho nas paredes viradas para a rua e no tecto - grandes quantidades de preto
    3º Á volta das janelas e portas tenho caruncho no pladur
    4º No anexo ui, ui, paredes cheias de caruncho, móveis e até brinquedos cheios de caruncho e verdete, rachas nas paredes, num tecto dum quarto pinga água fortemente por uma racha
    ... e sem esquecer que faz um frio brutal no inverno e um calor imenso no verão.
    Na casa os problemas de caruncho e humidades são mais visiveis nas paredes viradas para a rua e para norte, no anexo também a norte é mais visivel, mas o resto está cheio de caruncho embora menos visivel.
    Gostaria que me ajudassem com soluções possiveis para resolver estes problemas, pois começa a ser complicado viver assim, a minha familiar diz que vai ter de sair, pois tem 2 filhotes pequenitos e acha que o caruncho faz muito mal á saude. Evitem dar-me soluções que envolvam tribunais ou parecidas, pois isso não quero, pretendo apenas soluções para os problemas reais nas casas. Não sei se é importante, mas o anexo tem uns 8 meses e a casa uns 3 anos.

    Cumprimentos,

    José Almeida
    • naar
    • 5 janeiro 2010

     # 2

    Soluções para problemas reais conseguem-se, agora para problemas GRAVES reais como o seu, é mais dificil!

    Consegue colocar aqui umas fotos?

    Entretanto, como é a cobertura da casa?

    Certamente é piso térreo, assistiu á execução das fundações, sabe como foi feita a laje térrea?

    As paredes são, tipo, tiojolo de 11 + isolamento + pladur, só?

    O pavimento é cerâmico?

    Para começar acho que respostas a isto já dariam algumas "luzes", mas as fotos eram importantes.
  1.  # 3

    «caruncho» nas paredes, «caruncho» no pladur... refere-se a BOLOR, não é?
    (nota: caruncho é um bichinho que come madeira)

    O Bolor é resultado da acumulação de humidade (ou de condensação de humidade). A Humidade relativa e as condensações aumentam com o frio e a falta de ventilação de uma casa.
    Mas na sua casa, você tem humidade E ÁGUA a entrar pelo CHÃO, pelas JANELAS, pelas RACHAS NAS PAREDES e pelos TECTOS.

    O facto de você se queixar do frio e do calor, denota FALTA DE ISOLAMENTO térmico. E provavelmente não será só nas paredes mas também na cobertura.

    Com uma tal descrição, a primeira proposta de solução que me ocorre, é:
    Faça um bom seguro contra danos provocados por tempestades e reze para que passe por aí um tornado bem violento.
  2.  # 4

    Colocado por: Luis K. W.Com uma tal descrição, a primeira proposta de solução que me ocorre, é:
    Faça um bom seguro contra danos provocados por tempestades e reze para que passe por aí um tornado bem violento.


    opá agora fartei-me de rir :)))), peço desculpa piro
    o Luis e as suas soluções radicais ;)

    o seu problema é mesmo falta de isolamento e/ou falta de nivel técnico ao realizar o piso terreo, se nasce água no quarto, terá ai um problema de solo permeavel, terá de desviar essas águas.
  3.  # 5

    Eu juro que, desta vez, não estava a gozar !

    Odiava estar na situação do «piro»/José Almeida.

    Mas, que querem? Quando imagino que pode ser preciso "levantar" as paredes para melhorar o isolamento térmico, reparar fendas, impermeabilizar paredes e coberturas, drenar pavimentos, e sei lá o que mais...
  4.  # 6

    Colocado por: Luis K. W.Mas, que querem? Quando imagino que pode ser preciso "levantar" as paredes para melhorar o isolamento térmico, reparar fendas, impermeabilizar paredes e coberturas, drenar pavimentos, e sei lá o que mais...


    pois o trabalho e o dinheiro que se gasta, mais vale exagerando"" a solução do seguro...

    piro a solução é mesmo falar com quem lhe fez isso e pedir que pelo menos remende"" isso.
    • naar
    • 5 janeiro 2010

     # 7

    Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: Luis K. W.Mas, que querem? Quando imagino que pode ser preciso "levantar" as paredes para melhorar o isolamento térmico, reparar fendas, impermeabilizar paredes e coberturas, drenar pavimentos, e sei lá o que mais...


    pois o trabalho e o dinheiro que se gasta, mais vale exagerando"" a solução do seguro...

    piro a solução é mesmo falar com quem lhe fez isso e pedir que pelo menos remende"" isso.


    OH! Senhor Arquitecto :)

    Remendo para mim é uma coisita! ou mesmo várias! Agora tudo?

    Isto deve ter outro nome, nem sei o que lhe hei-de chamar!
    • piro
    • 6 janeiro 2010

     # 8

    Colocado por: naarSoluções para problemas reais conseguem-se, agora para problemas GRAVES reais como o seu, é mais dificil!

    Consegue colocar aqui umas fotos?

    Entretanto, como é a cobertura da casa?

    Certamente é piso térreo, assistiu á execução das fundações, sabe como foi feita a laje térrea?

    As paredes são, tipo, tiojolo de 11 + isolamento + pladur, só?

    O pavimento é cerâmico?

    Para começar acho que respostas a isto já dariam algumas "luzes", mas as fotos eram importantes.



    A cobertura penso que é tecto de cimento e telhas por cima - não percebo disto
    Não assisti ás fundações, mas sei que na altura referi isso e foi colocado um dreno á frente da casa - mas a água nasce na mesma pelo chão
    As paredes são tijolo + pladur nem sei se tem isolamento
    O pavimento é cerâmico

    As fotos já mando a seguir
    • naar
    • 6 janeiro 2010

     # 9

    Colocado por: piro
    Colocado por: naarSoluções para problemas reais conseguem-se, agora para problemas GRAVES reais como o seu, é mais dificil!

    Consegue colocar aqui umas fotos?

    Entretanto, como é a cobertura da casa?

    Certamente é piso térreo, assistiu á execução das fundações, sabe como foi feita a laje térrea?

    As paredes são, tipo, tiojolo de 11 + isolamento + pladur, só?

    O pavimento é cerâmico?

    Para começar acho que respostas a isto já dariam algumas "luzes", mas as fotos eram importantes.



    A cobertura penso que é tecto de cimento e telhas por cima - não percebo disto (pois, mas tem que "arranjar" alguém que perceba para o poder ajudar e aproveite e veja se não souber, se tem algum tipo de isolamento)
    Não assisti ás fundações, mas sei que na altura referi isso e foi colocado um dreno á frente da casa - mas a água nasce na mesma pelo chão (tinha que ter um dreno todo á volta da casa e no interior drenagem para o exterior, ou então uma caixa de ar)
    As paredes são tijolo + pladur nem sei se tem isolamento (pois, aqui ninguém o pode ajudar, só vc. vendo ou mandando vêr ou então tirar um interruptor e caixa e espreitar pelo buraco para ver se existe algo mais que ar)
    O pavimento é cerâmico (pois, já calculava pelo menos nisso tem sorte, pelo menos não estraga o pavimento)
    As fotos já mando a seguir (e nós aguardamos)
    • piro
    • 6 janeiro 2010

     # 10

    Aqui vão algumas fotos do bolor
      bolor2.jpg
    • piro
    • 6 janeiro 2010

     # 11

    outra
      bolor.jpg
    • naar
    • 6 janeiro 2010

     # 12

    Telhado! e não me parece ter isolamento até se vê onde estão os perfis.

    O tecto tem buracos de projectores? Se sim, não consegue tirar um projector e com uma lanterna ver se a infiltração é localizada? As placas podem estar ligeiramente desniveladas e a água escorre e só aparece de um lado.
    • naar
    • 6 janeiro 2010

     # 13

    Janela! ou escorre pelo tecto ou como a placa está encostada ao aluminio com a condensação no aluminio aparece o bolor.

    O membro Alv tem aqui uma boa solução para este tipo de problemas e foi postada ontem ou há 2 dias, não me lembro!
    •  
      FD
    • 6 janeiro 2010 editado

     # 14

    Colocado por: naarO membro Alv tem aqui uma boa solução para este tipo de problemas e foi postada ontem ou há 2 dias, não me lembro!

    Em quatro passos:
    -> clicar no separador pesquisar
    -> escolher a opção Comentários
    -> escrever o nome do membro seguido de "dois pontos", no caso "alv:" (sem aspas)
    -> voilá: https://forumdacasa.com/discussion/8357/divisorias-de-gesso-cartonado/ (ou será https://forumdacasa.com/discussion/1646/2/forrar-paredes-com-pladur/#Comment_89153 ?)

    :)
    • naar
    • 6 janeiro 2010

     # 15

    Obrigado pela dica FD eu por acaso costumo ir pelo lado esquerdo (membro, comentários do membro, etc) ,mas não eram nenhuma destas fotos, era uma em que tinha um pormenor de uma janela com um perfil branco a fazer a transição do pladur para o aluminio e outra em que dizia que embora na foto não parecesse a placa estava desviada da caixilharia cerca de 5mm.

    Eu acho (tenho quase a certeza, bem agora já não sei:)) que era do alv.

    Ainda vou procurar melhor.
    • naar
    • 6 janeiro 2010

     # 16

    Encontrei as fotos, aqui estão elas:

    https://forumdacasa.com/?CommentID=88998
  5.  # 17

    Em 1º tratar de limpar / desinfectar tudo, e muito prejudicial a saúde.
    • naar
    • 8 janeiro 2010

     # 18

    Colocado por: Eng1569Em 1º tratar de limpar / desinfectar tudo, e muito prejudicial a saúde.


    A "Repele" tem uns "tratamentos" para este tipo de situações, não sei se é eficaz nem quanto custa!
    •  
      alv
    • 9 janeiro 2010

     # 19

    Vivam!
    Isto das fotos tenho muitas, mas...
    Quanto ao que me parece ver da fotos, claro que se tratam de pontes térmicas planas e localizadas por falta de isolamento ou por este muitas vezes ser mal aplicado, como não pode deixar de ser.
    a única dúvida que se me levanta é que a largura entre "perfis" e mesmo a própria largura dos "perfis" não me parece a normal de 50 ou 60 cm entre perfis nem de cerca de 5cm de largura dos "perfis". Aquele tipo de coisa em tectos, visto daqui, parece-me mesmo uma laje normaliha da silva, igual às dezenas que vejo e resolvo de inverno. Tem de confirmar de é mesmo tecto falso,e se fôr e se tiver acesso ao interior pelo telhado, no tecto a solução é simples: Estender uma ou duas mantas cruzadas de lã de vidro com papel kraft.
    Se fôr tecto falso e não tiver acesso ao interior, mais duas soluções: Uma se o tect estiver bem feito, passa a servir de sub tecto e faz um novo por baixo, devidamente isolado e o problema está devidamente resolvido. Se o tecto não fõr de confiança, então a solução é só uma, desmachar e fazer bem.
    Uma nota importante e que muitas vezes não valorizamos: Não tem que ir reparar a casa toda de uma vez; pode perfeitamente solucionar uma divisão e se resultar, faz o resto da casa.

    Outra nota: Os esporos que formam os fungos do bolor não são prejudiciais à saúde, excepto quando secam no verão e quando são enalados por pessoas com alguma patologia respiratória, poruqe para pessoas saudáveis são absolutamente inóculos. Agora que não é agradável de ver, isso não é.
    "Fassam" parte.
    •  
      alv
    • 9 janeiro 2010

     # 20

    Vivam!
    Mais umas dessas do meu dia a dia:
      Carqueijo (20) (Small).JPG
 
0.0207 seg. NEW