Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva!
    Já andei perdida a ler outras discussões sobre o tema mas venho aqui colocar esta questão específica.
    Estamos em fase de pensar nos materiais para a reabilitação e ampliação de um monte alentejano para habitação própria, com cerca de 150 m2, um piso apenas térreo e uma pequena mezzanine.

    Vamos manter a traça original, inclusive manter as paredes exteriores em tijolo burro e a ampliação usará os mesmos materiais. O típico monte caiado de branco com a barra azul.

    As paredes grossas e o tipo de construção garantem uma boa temperatura interior no verão e o principal desafio térmico será mesmo o aquecimento. Posto isto, estamos a considerar colocar PRH. Idealmente optaríamos por um pavimento igual em toda a casa.
    Seguem agora as questões sobre as quais agradeço a vossa ajuda:

    - Soalho em madeira maciça é possível em zonas húmidas como IS, cozinha e lavandaria? Com PRH já percebi que funciona bem mas não sei se será a melhor opção para estas zonas. Apesar de ver imensas fotos de cozinhas com chão de madeira... ou será flutuante e eu é que não percebo a diferença?

    - Gostamos no aspeto da terracota mais rústica mas fico reticente em relação aos quartos... E como se comporta com PRH? Sou pouco entendida mas imagino que possa demorar um pouco mais a aquecer, por outro lado, talvez mantenha por mais tempo o calor...?

    - Terracota: limpeza. Preocupam-me as juntas (já que os ladrilhos que gostamos são pequenos) e mesmo a própria textura, um pouco rugosa e áspera... será um pesadelo limpar/lavar (é preciso trocar de esfregona "todas as semanas"?) Há algum tipo de tratamento que se possa fazer para proteger contra gorduras e para "alisar" a superfície sem lhe dar brilho?

    - Preço: ficará um substancialmente mais caro que o outro? Que tipo de madeira poderia ser opção que nos desse um chão para durar mas ainda assim sem ser uma madeira "de luxo", ou melhor, sem ter preço de luxo? Ou é mesmo um luxo pavimentar uma área de 150m2 com madeira? NOTA: sempre tive a sorte de viver em casas com pavimento de madeira (de infância e posteriormente alugadas ou compradas mas onde mantivemos o chão original) e não gosto nada da ideia do flutuante ou cerâmica (azulejos). Mas a madeira desses chãos já lá estava e não temos noção de preços...

    - Orçamentos para madeira e terracota, temos aqui foristas dispostos a fazê-lo?

    Sei que tenho mais dúvidas mas agora não me ocorrem. Agradeço, desde já, a vossa participação.
  2.  # 2

    A pessoa indicada para o informar será o membro João Dias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias, Tatafernandes
  3.  # 3

    Colocado por: sergioemsA pessoa indicada para o informar será o membro João Dias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tatafernandes
  4.  # 4

    Obrigada! Sim, gostava que aqui viesse comentar, vou aguardar :)
    Mas gostava também de comentários sobre a terracota, de preferência de alguém que tenha experiencia para partilhar.
  5.  # 5

    Colocado por: TatafernandesObrigada! Sim, gostava que aqui viesse comentar, vou aguardar :)
    Mas gostava também de comentários sobre a terracota, de preferência de alguém que tenha experiencia para partilhar.

    Já cá estou.
    Nada como discutir com calma e assertividade.
    Envie-me o seu contacto para: [email protected]
    Amanhã ligo-lhe e trocamos algumas impressões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tatafernandes
 
0.0120 seg. NEW