Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Descobri hoje este forum e desde já felicito os seus criadores, pois considero de grande utilidade este tipo de foruns.

    Gostaria de obter a vossa opinião acerca da seguinte situação:

    Eu e a minha mulher comprámos, há cerca de 6 meses, uma casa no centro histórico de Castelo de Vide, distrito de Portalegre. Trata-se de um imóvel com 3 pisos, construído sobre a encosta da vila. O tipo de construção é aquilo que por aqui se designa "rústico de Castelo de Vide": paredes em argamassa, telha cerâmica aplicada sobre ladrilhos cerâmicos (aparentemente sem caixa de ar sob as telhas), suportada por barrotes de madeira. Os pisos não possuem placa de cimento, sendo o pavimento também suportado por barrotes de madeira.

    Segundo consta, esta casa terá sido recuperada há 15 ou 20 anos por um cidadão britânico, mas não temos quaisquer elementos sobre a forma como essa recuperação foi feita.

    A casa sofre actualmente de graves problemas de humidade, que provocam a queda da tinta, o aparecimento de manchas na parede e a formação de bolores em diversos objectos (especialmente os que se encontram mais perto das paredes). É impossível guardar livros nesta casa, pois em pouco tempo ficam enrugados (com ondulações), sintoma claro do excesso de humidade aqui existente.

    Durante o período de Inverno, atribuímos este problema ao clima frio desta região (as temperaturas de zero graus são frequentes) e ao tempo chuvoso que prevaleceu nos últimos meses. Contudo, esta semana, com a rápida subida da temperatura, o problema agravou-se: nalgumas paredes interiores, começou a "nascer" água, que escorria e pingava para o chão, e surgiu um cheiro intenso a mofo, que não desaparece, mesmo com todas as janelas abertas (o ambiente dentro de casa faz lembrar a "estufa quente" no piso superior e a "estufa fria" nos pisos inferiores).

    Parece-nos evidente que esta casa tem graves problemas estruturais e que necessitará de uma profunda e cuidadosa intervenção. Porém, antes de solicitarmos os serviços de qualquer empreiteiro, gostaríamos de saber quais as técnicas actualmente utilizadas para resolver este tipo de problemas.

    Obrigado desde já a quem nos puder esclarecer.

    Melhores cumprimentos,
    C-Vide
  2.  # 2

    Boas

    Sem ver fotografias e a envolvente da casa, será difícil de responder. Geralmente essas casas têm 3 pontos de entrada de água. Cobertura/caleiras, caixilharia de madeira em estado degradado e fissuração nas paredes exteriores. As técnicas utilizadas terão de ter em atenção o próprio imóvel, e terá de ter em atenção a escolha do empreiteiro porque é o reino dos chicos espertos. Utilizam técnicas e materiais de construção nova em construção antigas e depois é o que se sabe.

    Foi azar porque passei por Castelo de Vide ontem (temos várias obras desse tipo no Alentejo) e podia ter dado uma olhada, mas se puser algumas fotografias ou mas enviar poderei ver o que fazer. Dado ser a minha área de actuação, posso ajudá-lo com uma única condição: Não faço a obra nem identifico a minha empresa.

    Advirto no entanto que são obras caras, para serem bem feitas

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C-Vide
  3.  # 3

    Caro PauloCorreia,

    Antes de mais obrigado pela sua resposta e pela sua disponibilidade.

    Se for possível, muito agradecíamos que nos indicasse um endereço de e-mail, a fim de lhe podermos enviar algumas fotografias do imóvel em questão.

    M/ cumprimentos,
    C-Vide
  4.  # 4

 
0.0110 seg. NEW