Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    estou a pensar em substituir os fogões e esquentadores em 4 apartamentos (no mesmo prédio)que tenho arrendados

    trabalham todos a gaz de bilha

    como já têm uma certa idade estou a pensar em substitui-los por placas eletricas e fornos eletricos e termoacumuladores ou esquentadores eletricos

    como não há rede de gaz pré instalada para o prédio e já há uns anos fiz o pedido e nunca mais me disseram nada estou quase decidido pelo eletrico.

    gostava de saber a vossa opinião entre o custo entre o gáz e a eletricidade (creio que a eletricidade sairá bastante mais caro.)

    e gostaria de saber a vossa opinião termoacumulador versus esquentador eletrico.

    a minha ideia é proporcionar maior conforto aos inquilinos sem que isso lhes encareça a fatura energética

    obrigado

    João Pires
    • zed
    • 10 fevereiro 2022

     # 2

    Em Janeiro gastámos 21 kWh na placa de indução e 19 kWh no forno. Três pessoas a jantar e uma a almoçar diariamente, custo total cerca de 7,20 €.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopiresx
  2.  # 3

    A grande diferença será sempre no aquecimento de AQS e aí muito dificilmente um termoacumulador levará vantagem sobre um esquentador, a começar pelo facto do esquentador só trabalhar quando é mesmo necessária água quente e o termoacumulador ter que trabalhar mesmo sem consumo de água quente, para garantir a água no depósito sempre a uma certa temperatura .
    Concordam com este comentário: joaopiresx
  3.  # 4

    Colocado por: zedEm Janeiro gastámos 21 kWh na placa de indução e 19 kWh no forno. Três pessoas a jantar e uma a almoçar diariamente, custo total cerca de 7,20 €.


    esses valores são realmente interessantes,vou começar a procurar marcas e preços
  4.  # 5

    Colocado por: AlexRibeiroA grande diferença será sempre no aquecimento de AQS e aí muito dificilmente um termoacumulador levará vantagem sobre um esquentador,


    tem alguma experiencia em esquentadores eletricos?estou curioso para saber se funcionam sem problemas como os a gáz

    grato
  5.  # 6

    Colocado por: joaopiresx

    tem alguma experiencia em esquentadores eletricos?estou curioso para saber se funcionam sem problemas como os a gáz

    grato


    Peço desculpa, mas estava a pensar em esquentadores a gás, não reparei que o comparativo era com um esquentador electrico. Sei que a junkers tem um, mas nunca vi em funcionamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopiresx
  6.  # 7

    Colocado por: AlexRibeiroPeço desculpa, mas estava a pensar em esquentadores a gás, não reparei que o comparativo era com um esquentador electrico. Sei que a junkers tem um, mas nunca vi em funcionamento.


    obrigado pela resposta

    já pesquisei aqui no forum e parece que esses esquentadores precisam de pelo menos 6,9kwa de potencia contratada e uma pressão alta de água,o que naquele prédio não existe...portanto é para esquecer

    acho que a melhor opção é continuar esquentador a gás e mudar o fogão para placa e forno eletrico

    terá que ser assim
    • zed
    • 10 fevereiro 2022

     # 8

    Colocado por: AlexRibeiroA grande diferença será sempre no aquecimento de AQS

    Sim, é o maior consumo. Também em Janeiro 131 kWh em AQS e isto com sistema térmico solar. Cerca de 24 €.

    Passou-me ao lado a referência ao esquentador, pensei que fosse só forno e fogão.
  7.  # 9

    Colocado por: zedSim, é o maior consumo. Também em Janeiro 131 kWh em AQS e isto com sistema térmico solar. Cerca de 24 €.

    Passou-me ao lado a referência ao esquentador, pensei que fosse só forno e fogão.


    pois,,,bem me pareceu um pouco,,,pouco

    mas há pessoas que conseguem fazer milagres
    • zed
    • 10 fevereiro 2022

     # 10

    Colocado por: joaopiresxacho que a melhor opção é continuar esquentador a gás e mudar o fogão para placa e forno eletrico

    Há vários tópicos recentes sobre termoacumuladores, faça uma pesquisa e leia esses tópicos. Há várias pessoas satisfeitas e penso que também partilham os consumos nesses tópicos.
    Concordam com este comentário: joaopiresx, GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopiresx
  8.  # 11

    Colocado por: zedHá vários tópicos recentes sobre termoacumuladores, faça uma pesquisa e leia esses tópicos. Há várias pessoas satisfeitas e penso que também partilham os consumos nesses tópicos.


    já pesquisei um pouco mas vou continuar,,,tenho que ver se realmente a fatura baixa em relação ao esquentador a gás.

    aqueles prédios antigos mesmo renovados são sempre um quebracabeças por causa dos gases de exaustão.
    Não quero é que os inquilinos torçam o nariz quando virem um termoacumulador e pensem vão pagar mais do que com esquentador a gáz
  9.  # 12

    Colocado por: joaopiresx

    já pesquisei um pouco mas vou continuar,,,tenho que ver se realmente a fatura baixa em relação ao esquentador a gás.

    aqueles prédios antigos mesmo renovados são sempre um quebracabeças por causa dos gases de exaustão.
    Não quero é que os inquilinos torçam o nariz quando virem um termoacumulador e pensem vão pagar mais do que com esquentador a gáz


    Pois, era nessa comparação que estava a pensar. Dificilmente sairá mais barato a electricidade que o gás, mas se tem problemas com os gases de exaustão então aí o factor custo pode ter que ficar para segundo plano.
    Concordam com este comentário: joaopiresx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: saltao, joaopiresx
    • AMVP
    • 10 fevereiro 2022

     # 13

    Colocado por: joaopiresxaqueles prédios antigos mesmo renovados são sempre um quebracabeças por causa dos gases de exaustão

    Sobre isto dependerá, coloquei um esquentador ventilado em agosto do ano passado num apartamento antigo, a Placa tb é a gaz, e passou na inspeção de gas com zero de emissão de gases.

    Nota: Não fiz qualquer falcatrua apenas coloquei um exaustor adequado a uma cozinha doméstica, não de restaurante, e um esquentador decente. É certo que o prédio é muito pequeno e não sei se isso tb ajuda na extração de fumos, visto serem muito poucos a utilizar a mesma chaminé, no caso em concreto são apenas 3.
    Concordam com este comentário: joaopiresx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopiresx
  10.  # 14

    Colocado por: AMVPSobre isto dependerá, coloquei um esquentador ventilado em agosto do ano passado num apartamento antigo, a Placa tb é a gaz, e passou na inspeção de gas com zero de emissão de gases.


    sim,resolvi o problema num dos apartamentos com um ventilado mas tive que abrir mais o furo de acesso á chaminé e com um exaustor
    mas mesmo assim ao principio queixavam-se do cheiro a gás..o fogão tb é a gáz o que não ajuda..e o prédio tem 3 andares esq/dir mais r/C tb não ajuda

    mas o mais interessante é que aquela casa estão arrendadas há maais de 20 anos e nunca ninguém se queixou...só agora com estas modernizes do gáz natural é que começou esta treta
  11.  # 15

    Num apartamento coloque tudo electrico. O esquentador troque por termoacumulador.
    As placas de fogão nao gastam luz nenhuma. O termo pode gerir com os horarios e fica mais barato que o gas.
    Os inquilinos vão agradecer.
    Concordam com este comentário: zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopiresx
  12.  # 16

    Colocado por: AMVPa: Não fiz qualquer falcatrua


    tipo baixar a sonda dos gases do esquentador ? :)

    isso foi o que o artista que foi lá montar queria fazer pois o esquentador apagava-se...mas disse-lhe que tinha que se arranjar outra solução.
  13.  # 17

    Colocado por: SirruperNum apartamento coloque tudo electrico. O esquentador troque por termoacumulador.
    As placas de fogão nao gastam luz nenhuma. O termo pode gerir com os horarios e fica mais barato que o gas.
    Os inquilinos vão agradecer.


    sim,secalhar o que poderão gastar a mais com o termoacumulador poupam na placa e forno eletrico.

    as casa até têm duas despensas ao pé da cozinha onde numa delas se poderá colocar o termoacumulador

    vamos ver.
    • AMVP
    • 10 fevereiro 2022

     # 18

    Colocado por: joaopiresx

    sim,resolvi o problema num dos apartamentos com um ventilado mas tive que abrir mais o furo de acesso á chaminé e com um exaustor
    mas mesmo assim ao principio queixavam-se do cheiro a gás..o fogão tb é a gáz o que não ajuda..e o prédio tem 3 andares esq/dir mais r/C tb não ajuda

    mas o mais interessante é que aquela casa estão arrendadas há maais de 20 anos e nunca ninguém se queixou...só agora com estas modernizes do gáz natural é que começou esta treta


    Como lhe referi, no meu caso tive zero problema. Tive problemas na casa onde habito, de 2000, pq cometi o erro de ouvir os senhores dos eletrodomésticos e comprei um exaustor digno de um restaurante. No apartamento que referi contratei uma empresa de instalação de gas para ver a instalação e para me dizerem que tipo de eletrodomésticos devia de comprar. A instalação não tinha qualquer problema os eletrodomésticos fiz o que me disseram. Aquando da inspeção pelo fornecedor e comercializador como lhe digo zero de gases.
  14.  # 19

    Colocado por: AMVPAquando da inspeção pelo fornecedor e comercializador como lhe digo zero de gases.


    isto é muito complicado...estes andares que lhe falo são da dácada de 60
    num destes andares mas noutro prédio de 8 andares,renovei tudo meti exaustor esq ventilado placa e forno eletrico,este pédio já tem gáz canalizado

    quando foi lá a inspeção meteram tudo a trabalhar no máximo e chumbava sempre...a solução foi desligar o exaustor,com o exautor parado ficava tudo bem.

    Disseram-me quando fosse lá a próxima inspeção para desligar um fio interior do exaustor e pronto.volta-lo a ligar quando se fossem embora
    • AMVP
    • 11 fevereiro 2022

     # 20

    Colocado por: joaopiresx

    isto é muito complicado...estes andares que lhe falo são da dácada de 60
    num destes andares mas noutro prédio de 8 andares,renovei tudo meti exaustor esq ventilado placa e forno eletrico,este pédio já tem gáz canalizado

    quando foi lá a inspeção meteram tudo a trabalhar no máximo e chumbava sempre...a solução foi desligar o exaustor,com o exautor parado ficava tudo bem.

    Disseram-me quando fosse lá a próxima inspeção para desligar um fio interior do exaustor e pronto.volta-lo a ligar quando se fossem embora


    o Apartamento tb é dessa década. Mas pronto, ou tive sorte ou é mesmo por ser pequeno, talvez. Como lhe digo apenas 3 apartamentos utilizam essa chaminé e de facto foi zero de aldrabice e de gases. A instalação de gaz tem 20 anos, não sei se isto é relevante, e comprei um vulcano ventilado e o exaustor é mesmo básico, o mais básico do mercado.
 
0.0197 seg. NEW