Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    É o seguinte, tenho um painel solar termossifão 200l. Atualmente é apoiado por vezes com a resistência, outras uso o esquentador, já é assim há mais de 10 anos acho eu, comprei com o apoio do Socrates.
    Ligo a resistência quando o termometro acusa pelo menos 38º ligo pelo menos uma hora. Se estiver abaixo dos 38 não ligo. Mas sinto que não estou a aproveitar bem a água quente, e porquê?
    Ora, no meu termossifão, a sonda do termometro foi entalada entre a chapa e o isolamento do deposito ali na zona da resistència, resumindo está a cerca de 1/3 nem tanto do topo. Ora a leitura do termometro é um pouco à sorte. Se acusa 38º quer dizer, e derivado a posição da sonda, que ainda tem água mais quente acima, mas não sei quanta nem a temperatura ao certo! Então uso a resistencia à cautela. Mas um dia destes quando acabei o duche o termometro estava a acusar 29º e ainda saia água que era necessário tempera.
    Aqui não há gás natural, tenho propano de botija,mas será que nesta situação eu não teria mais vantage se usasse um esquentador próprio para apoio solar?
    Ou sugestões para deslocar ou mudar a sonda de local, mas como? Eu desloquei-a o mais para cima que pude, empurreia mais uns 2 cms que o instalador tinha deixado.
    • RMPG
    • 15 fevereiro 2022

     # 2

    Nao lhe vou ajudjar grande coisa, mas deixo-lhe a forma como trabalho e estou satisfeito...

    Tenho o mesmo que indicou.... nunca uso a resitencia, está la so por estar , ou em alguma emergencia caso so tenha agua fria e o gas falhe por muito tempo....

    Abro a toreneira e uso agua do painel,. nos dias frios em que a agua nao aqueceu, vou a cozinha e abro a agua ao esquentador e voila.. agua quente, assim que termino os banho, volto a fechar.. e pronto,h, num ano, uso o esquentador dois meses .... exporadicamente
  2.  # 3

    Mais alguém com opinião acerca disto?
  3.  # 4

    Não tem nada a trabalhar em apoio aos paneis?

    Pode optar por um esquentador, se já tem gás em casa. Tem que avaliar com um instalador.
    Há uns esquemas da Vulcano que tem os painéis em termossifão com depósito, com apoio de um esquentador que faz a gestão da temperatura, etc. Ou seja, controla tudo no esquentador, temperatura da água, etc.
    Basicamente, o esquentador tem uma central que regula a temperatura da água, conforme as parametrizações que escolheu. Se for preciso mais água que a disponível no depósito dos painéis, ele vai buscar ao esquentador. Em suma, nunca fica apeado...bem, só se ficar sem água no depósito e sem gás!

    Eu, que estou a construir uma casa de raíz, sou sempre encaminhado para bombas de calor. Mas a minha ideia inicial era um esquema destes da vulcano. No entanto, conseguem-se BC com painéis fotovoltaicos um pouco mais em conta que este.
    E, em teoria, o funcionamento da BC custaria zero, porque só trabalharia quando os painéis estivessem a produzir energia.

    No entanto, o sistema de Termo+esquentador assegura quase água quente ilimitada, em qualquer necessidade. Enquanto que a BC está limitada à quantidade de água no depósito, embora depois de vazar tenha que esperar uns 30m até poder voltar a tomar banho.
  4.  # 5

    Não tenho gas em casa. A ideia do Palmix e que a Vulcano tem para gas também pode ser substituida por + 1 termoacumulador? Obg
    • SrR
    • 16 fevereiro 2022

     # 6

    Começa a ligar a resistência a partir dos 29graus
  5.  # 7

    Como funciona o esquentador solar?
    Sei que selecionamos uma temperatura de saída e se a água que vem do painel estiver abaixo dessa temperatura o esquentador aquece o restante.
    E o contrário? Se a água vem mais quente que a temperatura selecionada ele adiciona fria para acertar?
    • SrR
    • 17 fevereiro 2022

     # 8

    Colocado por: luisrdságua vem mais quente que a temperatura selecionada ele adiciona fria para acertar?
    simplesmente não liga
    Concordam com este comentário: Palmix
  6.  # 9

    Colocado por: luisrdsComo funciona o esquentador solar?
    Sei que selecionamos uma temperatura de saída e se a água que vem do painel estiver abaixo dessa temperatura o esquentador aquece o restante.
    E o contrário? Se a água vem mais quente que a temperatura selecionada ele adiciona fria para acertar?


    à partida a água não deve acima do pretendido, porque o painel para de aquecer...penso eu.
  7.  # 10

    Colocado por: KATOKA79Não tenho gas em casa. A ideia do Palmix e que a Vulcano tem para gas também pode ser substituida por + 1 termoacumulador? Obg


    Penso que sim. A Vulcano também a mesma solução mas com termoacumulador, em vez do esquentador.
  8.  # 11

    Colocado por: SrRsimplesmente não liga
    Concordam com este comentário:Palmix


    Pois, faz sentido.
 
0.0159 seg. NEW