Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    No espaço de 4/5 semanas esta parede não tinha nada junto a esta tomada e de repente... puff..aparece uma zona de humidade junto a uma tomada num corredor interno - anexo imagem. Não tenho outros sinais de humidade e a construção tem 9anos.

    O que acham que pode ser? o que devo fazer para despistar esta situação?

    Obrigado.
      WhatsApp Image 2022-02-17 at 21.50.53.jpeg
  2.  # 2

    - Uma vez que a parede é interior, fica descartado a humidade ser causada por infiltração do exterior

    Algumas questões para despistar possíveis causas:

    - O seu apartamento é térreo (r/c, ou cave)?
    - Que divisão existe "do outro lado" (wc, cozinha)?
    - Nessa zona costuma ter plantas em vaso?
    - Se raspar essa zona, esfarela (tipo areia)?
  3.  # 3

    Colocado por: rsantos70- Uma vez que a parede é interior, fica descartado a humidade ser causada por infiltração do exterior

    Algumas questões para despistar possíveis causas:

    - O seu apartamento é térreo (r/c, ou cave)?
    - Que divisão existe "do outro lado" (wc, cozinha)?
    - Nessa zona costuma ter plantas em vaso?
    - Se raspar essa zona, esfarela (tipo areia)?


    É uma moradia com aproveitamento de cave. A zona em questão já não tem cave por baixo. A divisão do outro lado é um WC mas não tem nada nessa parede - só azuleijos. Não teve lá nada naquela zona e ainda não raspei. Por acaso a casa deve ser pintada no interior este ano e esposa não quer que mexa para não ficar com "pior" aspecto.

    Acho estranho ser a meio da parede não logo a seguir ao rodapé. é normal?
  4.  # 4

    Alguma sugestão?
  5.  # 5

    Boa noite

    A situação aqui reportada continua a evoluir e apareceram mais coisas estranhas. Num quarto que tb tem ligação com esta parede, na zona de um roupeiro aparecem manchas evidentes de existência de água num dos roupeiros. Esse roupeiro tb apresenta sinais de bolor, coisa que até ao último ano nunca tinha acontecido.

    Ontem consegui que o construtor viesse ver a situação e dar uma opinião (está fora da garantia) do que possa ser. Ele inicialmente achou a situação muito estranha pois se fossem humidades ascendentes provavelmente já teriam aparecido mais cedo e esta parede sendo interior sobre uma placa (alijeirada) a probabilidade é logo menor. Fomos ver o WC e perceber se podem existir "fugas" de água. Eu já sabia mas nunca associei que pudesse ter a ver (erro meu). Temos um duche duplo que foi feito com placas de kerlite de 1m pela altura do WC. Acontece que essas placas de kerlite têm rachas em determinadas zonas e parece-me que devem ter ficado fragilizadas nas zonas que foram colocadas as misturadoras. Todas as rachas parece que partem das zonas das misturadores. Uma teoria: a água fruto do banho que desce pelo kerlite infiltra-se nas rachas e fica por detrás do kerlite e pode chegar até à parede onde está instalado o armário (faz costas com o WC). Fez-me algum sentido... o que acham?

    Se for esta a situação, vou ter que tirar todo o kerlite e colocar algo novo na zona do duche.

    Já agora, o que se pode fazer para prevenir situações idênticas a estas no futuro?

    Obrigado.
  6.  # 6

    Um desenho que pode tentar ajudar a perceber o que tentei escrever.
      Exemplo_WC_Quarto.jpg
  7.  # 7

    A wc nao foi impermeabilizada.
  8.  # 8

    é uma boa questão. Não tenho ideia mesmo e já procurei fotos e não encontrei nada dessa fase.

    Pode ajudar, no tipo de material costumam colocar antes da aplicação dos azulejos nas zonas dos WC`s?
  9.  # 9

    Para não ter mais problemas como devo pedir que o serviço seja feito?

    Impermeabilizar e colocar algo mais para proteger os roupeiros nas costas?
    Agradeço ajuda dos entendidos.
    Obrigado.
  10.  # 10

    Nas costas dos roupeiros deveria ter levado uma placa de esferovite, 2cm chega.

    A zona do chuveiro deve ser impermeabilizada antes de colocar a tijoleira, escolha um impermeabilizante que o assentador saiba usar, é preferível do que escolher um material que nunca viu na vida e ficar com o mesmo problema, por má aplicação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nhenriques
  11.  # 11

    Nas paredes do roupeiro qual o tipo de esferovite?e na base devo colocar algumas coisa para não estar logo em contato com a madeira?

    Desculpem as questões mas n quero cometer o mesmo erro duas vezes...
  12.  # 12

    E que tal impermeabilizar por cima dos azulejos do duche?
    Vai agora arrancar os azulejos?
  13.  # 13

    Aqui por casa colocou-se o esferovite normal branco.
  14.  # 14

    Colocado por: SirruperE que tal impermeabilizar por cima dos azulejos do duche?
    Vai agora arrancar os azulejos?


    É numa hipótese... O problema é que na zona da janela ao colocar por cima novo azulejo ficará mais alta que a pedra.. o que não fica bem....
  15.  # 15

    Qual é a finalidade do esferovite?
  16.  # 16

    Colocado por: BigmouseQual é a finalidade do esferovite?


    fazer barreira entre a parede e a madeira?
  17.  # 17

    Bom dia

    Venho aproveitar esta discussão para pedir mais uma vez apoio para tentar encontrar solução para um problema numa parede lá de casa. Num dos quartos tenho uma zona de parede (junto ao rodapé) e chão com sinais de humidade - parede pintada á 6 anos e descascou um pouco e o chão nas juntas nota-se se que está com uma cor diferente e o betume desfaz-se me pó. Pensei que fosse humidade ascendente pois tenho um desvão sanitário por baixo que até há cerca de 4meses estava completamente estanque e sem ventilação.
    Entratanto foram efetuadas umas grelhas de ventilação no desvão sanitário de forma a existir ventilação - mas quando se abriram as grelhas a placa estava completamente molhada.

    Acontece que foi lá um senhor com uma máquina da trotec que mede a humidade nas paredes e mostrou me que existe na zona em questão cerca de 50cms de parede que a humidade sobe muito e depois volta para valores normais.

    Sabendo que nas costas da parede em questão existe um WC e nessa zona fica uma sanita, ele acha que a humidade pode vir de alguma fuga dessa sannita - ele diz que para ser uma zona tão pequena pode ser uma fuga minima mas que não deixa a zona secar.

    Eu queria resolver esta situação e estando para pintar o quarto em breve queria o apoio de alguém com experiência na área para me ajudar.

    O que tenho em mente mas não sei se ajudará: tirar a sanita e ver se pode existir algum ponto de fuga? (será fácil identificar? não faço ideia).
    Na zona afetada no quarto descascar o estuque até ao tijolo e perceber a origem da humidade?


    Agradeço ajuda.
    Obg
  18.  # 18

    O que acham que deva fazer?
  19.  # 19

    Sendo um wc do outro lado, a causa provável será uma inexistente ou inapropriada impermeabilização do mesmo.

    A necessidade da impermeabilização das casas de banho não são apenas pela água em estado líquido, mas também o vapor de água.
  20.  # 20

    Colocado por: pc ferreiraSendo um wc do outro lado, a causa provável será uma inexistente ou inapropriada impermeabilização do mesmo.

    A necessidade da impermeabilização das casas de banho não são apenas pela água em estado líquido, mas também o vapor de água.


    Essa casa de banho até tem muito pouca utilização - raramente é utilizada ao nivel dos banhos ainda. Mesmo quando nunca era utilizada nesse sentido, o problema já existia.

    Mas sim, é um bom alerta - obrigado.
 
0.0209 seg. NEW