Colocado por: Luis81Existe aumento da área ?
Colocado por: Luis81Compre depois do proprietário tratar de tudo...conheço um caso semelhante além da planta não coincidir existe um aumento de área "terraço" que foi aprovado pela câmara e que agora verificamos que esse terraço está construído em terreno público...
Colocado por: Luis81Mas como é que passou de t2 a t3?
Colocado por: HHA diferença entre o que está na planta/casa e o que está na caderneta predial é:
- Localização da cozinha (mudou de piso)
- Tipologia subiu de T2 para T3
- Falta uma WC
Quanto á consulta do processo camarário, posso fazê-lo mesmo não sendo proprietário?
Do registo predial (certidão permanente), apenas possuo a primeira pagina que se encontra expirada, aguardo a atualização do documento por parte do proprietário. Nesta primeira pagina a composição é genérica e não específica divisões.
Caso o proprietário não trate, se for eu a tratar após a compra, quais as possíveis problemas que podem surgir?
Obrigado desde já pela ajuda.
Colocado por: HH
Ao que tudo indica, foram realizadas obras, suportadas por planta e alvará de utilização relativamente recente.
Eu não conheço o histórico da casa, mas a dedução que fiz, é que a cozinha passou do piso superior para o inferior.
Essa área no piso superior foi convertida em mais um quarto.
Colocado por: ADROatelierPois, ainda são algumas mudanças. E as áreas totais, no geral, estão correctas?
É moradia ou apartamento?
Pode consultar o processo camarário, desde que o mesmo já tenha sido arquivado.
Isto é um bom sinal. Compare essas plantas que foram aprovadas com a construção existente.
Veja a licença de utilização.
Relativamente a comprar no estado em que está, admitindo que o banco financiava a aquisição (se houver recurso a crédito), a principal dificuldade é cair numa situação que nao seja legalizável, o que pode obrigar a eventuais demolições/obras.
Os próprios processos de legalização, mesmo sem lugar a obras, obrigam a contratar arquitectos, engenheiros, leva o seu tempo e, claro, dá despesas.
Mal comparado, é como comprar um carro sem livrete.
Colocado por: HH
É uma moradia e pude apurar o seguinte:
- Áreas na caderneta predial urbana e registo predial coincidem
- Planta está de acordo com que existe fisicamente no imóvel
- As áreas do primeiro ponto coincidem com a planta/imóvel do segundo ponto.
No alvará de utilização não encontrei nada relevante a este respeito.
O que não coincide é a descrição do prédio na caderneta predial, nomeadamente, a tipologia e descrição das divisões em cada pavimento.
Quanto ao processo camarário, apenas está disponível na câmara municipal? Ou também deveria estar nas finanças a acompanhar a caderneta predial?
A meu ver trata-se de uma falta de comunicação às finanças, porque toda a restante documentação aparenta estar bem.
Sabe qual o tempo de espera e custos de pedido de atualização da Caderneta Predial Urbana?
Colocado por: nocas1HH o que tem de fazer é ir à câmara municipal e solicitar as plantas certificadas ou pedir ao actual proprietário para o fazer. Se as mesmas forem correspondentes ao edificado actual apenas terão (o actual proprietário) de apresentar o modelo 1 solicitando a correção das áreas. É pacífico e desde que o processo seja aceite pelas Finanças até poderão realizar a escritura antes da decisão final das Finanças. Passei pelo mesmo. A descrição na certidão do registo predial terá de estar de acordo, caso contrário, também deverá ser rectificada.
Colocado por: HH
O que necessita correção é a descrição do prédio na caderneta predial.
A caderneta predial diz que tem uma cozinha no piso superior, mas fisicamente, ela está no piso inferior.
Também se encontra em falta a menção de uma WC no piso inferior.
As áreas estão de acordo com a planta e não necessitam correção.
Colocado por: HHConforme recomendaram, irei proceder à consulta do processo na câmara municipal e se possível nas finanças.
Tendo em conta que não sou proprietário, o processo camarário pode ser fornecido em formato digital/papel? Ou a consulta é apenas visual?
Colocado por: HHConforme recomendaram, irei proceder à consulta do processo na câmara municipal e se possível nas finanças.
Tendo em conta que não sou proprietário, o processo camarário pode ser fornecido em formato digital/papel? Ou a consulta é apenas visual?
Colocado por: HHAs áreas estão de acordo com a planta e não necessitam correção.
Colocado por: nocas1
Pede uma cópia certificada das plantas aprovadas/licenciadas na respectiva câmara municipal. E peça também a cópia da licença de utilização, imprescindível para a escritura e para avançar para o CPCV.
Visual não lhe serve/interessa para nada.
Colocado por: ADROatelier
...
Não respondeu a algumas questões. Qual o ano de emissão do alvará de utilização?
Colocado por: ADROatelierAs áreas da edificação existente estão de acordo com a planta, é isto? E estão iguais á CPU? Não tem áreas no registo predial?
Colocado por: HH
O alvará de utilização é do ano 2016.
As áreas da edificação estão de acordo com a planta. São iguais à CPU.
O registo predial tem as áreas da CPU.
Não detetei nenhuma anomalia, no que diz respeito a áreas.