Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora viva

    Estou na fase de construção de uma moradia rasteira com beirado à portuguesa (sem caleiras para não estragar o efeito do beirado e cimalha). A água do beirado cai a 50cm da parede da casa que será branca. Aplicaram o capoto (menos o acabamento que ficará para o fim da obra) e com a chuva que caiu há dias, visto em redor estar em terra (saibro) ficou tudo salpicado de castanho.

    Em redor irá ter rachão para escoar águas pluviais e nas zonas pedonais de entrada o chão será em pavê com grelhas de escoamento de águas.
    Contudo, (influenciado pela estética que vi em muitas imagens de casas) na restante zona em redor da casa, tinha optado por colocar brita nº2 calcária (é mais barata) coberta com brita de pedra branca ou brita de mármore branco (esta sensivelmente mais cara).
    Será que esta é a melhor opção para evitar que, com o passar do tempo, a parede fique com mau aspeto pelo salpicar da água que cai do beirado?
    Colocar pavê em tudo com grelhas nas zonas de queda das águas do beirado será melhor (lá se ia a estética)?
    Há outra solução?
    Ou estou a criar uma tempestade num copo de água e a água a cair sobre a brita branca não suja a parede?

    Nesta altura do campeonato o desgaste é grande e o discernimento já não é o melhor (balançamos entre o "já que gastámos tanto dinheiro, pelo menos que gostemos da casa" e o " será que gastamos o dinheiro e no fim ainda ficamos com problemas por más decisões"! - quem está em construção sabe a que me refiro)

    Obrigado a quem disponibilizar o seu tempo para me ajudar;)
  2.  # 2

    Olá,o que optei por fazer na minha moradia foi,colocar uma faixa de pedra com 50cm de altura a toda a volta,para proteger de sujidades e toques acidentais que possam danificar o capoto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: blade2000
  3.  # 3

    Colocado por: PrincesaOlá,o que optei por fazer na minha moradia foi,colocar uma faixa de pedra com 50cm de altura a toda a volta,para proteger de sujidades e toques acidentais que possam danificar o capoto.
    Pois, mas a faixa de 50cm da parte de baixo da casa é branca e nisso não há volta a dar.
  4.  # 4

    Nem sempre aquilo que queremos ou idealizamos se vai revelar o melhor.Eu também não queria caleiras e ao fim de dois anos tive de me render as evidências e colocar as caleiras.A água da chuva sobre a brita branca não irá sujar a parede,mas a brita com passar do tempo vai ficar feia.Nem sempre o mais bonito é o mais funcional.J
    Estas pessoas agradeceram este comentário: blade2000
  5.  # 5

    Obrigado, Princesa. Efetivamente, em conversa com a minha esposa, achámos que o seu conselho foi acertado, até porque a água que cai do telhado já virá um pouco suja. Assim, caindo diretamente na grelha com pavê em redor, evitará esse dissabor. Ela recordou que, para limpar as janelas por fora (a casa é rasteira) colocar escadote sobre brita não seria tão prático como sobre pavê.

    Já agora, a água a respingar no rachão (que está dentro das grelhas de escoamento) sujará a parede sendo melhor pôr um pouco de pedra branca sobre o rachão, ou a cor da pedra é indiferente no respingar da água?
    Contando com os dias de vento que empurram a água que cai dos beirados, grelhas de 30cm de largura serão suficientes ou excessivas?
    Grato pela atenção
 
0.0117 seg. NEW