Iniciar sessão ou registar-se
    • TJ_10
    • 19 fevereiro 2022

     # 1

    Olá,

    Tenho o seguinte elemento na cozinha (ver foto) para ligação do Forno e Placa de Indução. Não faço ideia de como fazer a ligação.
    Alguém pode ajudar?

    Cumpts,
    TJ
      Forno.jpeg
    • TJ_10
    • 19 fevereiro 2022

     # 2

    Olá,

    Alguém consegue ajudar, pf?

    Cumpts,
    TJ
  1.  # 3

    É seguir as cores, Fase castanho, Neutro azul, terra verde amarelo.
    Fio multifilar deve levar ponteiras.

    O disjuntor que protege esse circuito é de quantos amperes 16, 20?
    • TJ_10
    • 19 fevereiro 2022

     # 4

    Colocado por: VarejoteÉ seguir as cores, Fase castanho, Neutro azul, terra verde amarelo.
    Fio multifilar deve levar ponteiras.


    Olá,

    A minha duvida é mesmo como se faz a ligação nesta tipo de placa de Borne. Ou seja, basta desapertar os Bornes onde estão os cabos ligados e aí juntar o cabo da respectiva cor, voltando em seguida a apertar o borne de ligação?

    Pode ligar-se em cada Borne 3 fios (1 fio placa + 1 fio forno + fio da instalação electrica)?

    Porque razão existe esta placa de Borne e não uns ligadores ceramicos (para aguentar mais temperatura), por exemplo?

    Obrigado.

    Cumpts,
    TJ
  2.  # 5

    Essa placa é de cerâmica.
    Alivia os parafusos e coloca os fios a atravessar o borne.
    Se for fio multifilar convém ter ponteiras.
    • TJ_10
    • 19 fevereiro 2022

     # 6

    Colocado por: VarejoteEssa placa é de cerâmica.
    Alivia os parafusos e coloca os fios a atravessar o borne.
    Se for fio multifilar convém ter ponteiras.


    Obrigado pela dica.

    Pode partilhar alguma foto dessas ponteiras que refere?


    Cumpts,
    TJ
  3.  # 7



    Coloque fotos das pontas dos cabos do forno e placa.
    • TJ_10
    • 20 fevereiro 2022

     # 8

    Colocado por: Varejote

    Coloque fotos das pontas dos cabos do forno e placa.


    Você chama fio multifilar a condutor flexivel, certo? Ou seja a um condutor composto por multiplos filamentos de cobre, certo?
      cabo multifilar.jpg
  4.  # 9

    Sim multifilar é esse mesmo.

    Isso que tipo de fio é 2.5, 4 ou mais. Veja bem se isso aguenta com o forno e a placa. E não se esqueça de ver o dijuntor no quadro.
  5.  # 10

    Sim
  6.  # 11

    Colocado por: TJ_10Tenho o seguinte elemento na cozinha (ver foto) para ligação do Forno e Placa de Indução.


    Qual é a secção desses cabos? 4mm2

    Outra hipotese inutilizar essa placa de ligação e comprar uns conectores/ ligadores WAGO.
    • TJ_10
    • 21 fevereiro 2022

     # 12

    Colocado por: Pedro Barradas

    Qual é a secção desses cabos? 4mm2

    Outra hipotese inutilizar essa placa de ligação e comprar uns conectores/ ligadores WAGO.


    Também ponderei essa hipotese, em todo o caso será que os ligadores WAGO aguentam a temperatura?

    Cumpts,
    TJ
  7.  # 13

    Colocado por: TJ_10Porque razão existe esta placa de Borne e não uns ligadores ceramicos (para aguentar mais temperatura), por exemplo?


    Essa placa é de cerâmica...
  8.  # 14

    Colocado por: TJ_10será que os ligadores WAGO aguentam a temperatura?

    Mas ai não irá ter temperaturas altas... o forno é isolado termicametne, senão ficava tambem se os moveis.
    • TJ_10
    • 21 fevereiro 2022

     # 15

    Colocado por: Pedro Barradas
    Mas ai não irá ter temperaturas altas... o forno é isolado termicametne, senão ficava tambem se os moveis.


    A questão não tem que ver com a temperatura do forno. Vejamos qual a razão para utilizar uma placa de bornes de ligação ceramica e não simples ligadores convencionais?

    A temperatura que refiro prende-se com a que decorre da ligação electrica, a temperatura que se desenvolve nos condutores electricos.
  9.  # 16

    se os ligadores estão certificados para ligar condutores de determinada secção... Se a Intensidade electrica estiver dentro dos limites dessa mesma secção e restantes equipamentos de protecção. Não há "aquecimento".
    Parece-me ser isto.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  10.  # 17

    Bom dia,

    Aproveitando o tópico, na moradia que comprei recentemente, as ligações para a placa de indução balay (6800W máximo) e forno candy novo (2100W máximo), apenas tenho cabo de 3x2,5mm2, sendo que era como estava ligado no antigo proprietário com ligadores de plástico, algo que eu não olho com bons olhos, tendo o disjuntor de 16A penso eu.

    Chamei um eletricista para ver a situação e ver se consegue passar para cabo de 6mm2, contudo o mesmo diz que a tubagem guia, não será possível (moradia de 2003), e que 4mm poderá dar caso contrario passa fase e neutro pela tubagem e depois terá de ir buscar o terra a uma outra tomada elétrica.

    O que dizem desta situação? Será mesmo complicado passar 3x6mm2 ou 3x4mm2 no tubo guia? e sobre ir buscar o terra a outra tomada é viável e seguro?

    Disjuntor irá ser mudado para 20 A.

    Cumps,
    • MLBC
    • 8 março 2022

     # 18

    Seja como for, vai ter de limitar a placa (se realmente ela consegue debitar 6800W). Se instalar disjuntor de 20A, cabo de 4mm é suficiente, em ultimo caso pode tentar reduzir a terra para 2,5mm. Qual é a potência contratada à EDP?
  11.  # 19

    Colocado por: MLBCSeja como for, vai ter de limitar a placa (se realmente ela consegue debitar 6800W). Se instalar disjuntor de 20A, cabo de 4mm é suficiente, em ultimo caso pode tentar reduzir a terra para 2,5mm. Qual é a potência contratada à EDP?


    A potencia contratada é de 4.6Kva e a moradia está certificada até 6.9kva.

    Limito até quanto? E se ligar o forno a outra tomada elétrica, ficando apenas o de 4mm2 para a placa?

    Cumps
    • MLBC
    • 8 março 2022

     # 20

    Terá de ver no manual da placa, deverá escolher por exemplo nivel 1- 20A, nivel 2 - 16A, nivel 3 - 13A. Tendo a noção que a sua instalação não está preparada para mais de 20A (4.6kVA) no TOTAL da casa. Veja se algum dia irá ter a placa toda a 100%, acho dificil.
 
0.0208 seg. NEW