Iniciar sessão ou registar-se
    • EduuM
    • 28 fevereiro 2022

     # 1

    Boa tarde a todos,

    Gostava de perceber a opinião do pessoal relativamente aos créditos habitação. Uma vez que a situação atual deixa muitas duvidas relativamente a possiveis previsões de subidas/descidas de taxas de juro, etc.

    O quão vantajoso ou não será optar por uma taxa fixa na totalidade do empréstimo ou numa grande parte do mesmo (exemplo: 25anos taxa fixa + 5 variavel) ?

    Obrigado a todos
  1.  # 2

    Só um futurologista lhe consegue responder a essa pergunta.

    Numa opinião pessoal, a fixar que seja fixo durante o ano de todo o contrato caso não queira amortizar antecipadamente.
    Concordam com este comentário: vmontalvao
    • xpro
    • 1 março 2022

     # 3

    Eu estava a pensar fixar a taxa na CGD tinha uma pré aprovação para 1% spread + taxa fixa 30 anos 0.85. Surpresa hoje subiu a taxa fixa para 1.25% e será esta a oferta disponivel segundo o meu gestor pois como apenas tenho pre aprovação e ia agora marcar a avaliação.
    Como se pode ver o banco nunca perde e nestes moldes obriga-me a recomeçar todo o processo noutro banco.

    Veja bem a taxa fixa que consegue pois tambem o bankinter subiu a mesma hoje.
  2.  # 4

    Já simulou taxa variável para todo o contrato e taxa fixa para todo o contrato e depois viu a diferença do valor dos juros? No meu caso, não tive dúvidas.
  3.  # 5

    A meu ver, só vale a pena a taxa variável se estiver disposto a investir a diferença.

    Exemplo:

    Taxa fixa:500€/mês
    Tava variável:400€/mês

    Estes 100€ de diferença devem ser investidos de forma a pelo menos acompanharem o valor da inflação (o que está cada vez mais dificil). Se não estiver disposto a isto, não vale a pena a taxa variável e mais vale optar pela fixa.

    Porque é que só assim vale a pena? Das duas, uma:
    Se optar pela taxa variável e apenas poupar o valor da diferença, o seu poder de compra desvaloriza com a inflação.
    Se optar pela taxa variável porque não consegue pagar a fixa a situação é ainda pior e sinal de que muito provavelmente não vai conseguir pagar o seu empréstimo caso a Euribor suba.

    PS: No final do dia cada caso é um caso, e apresento-lhe o meu: Contratei crédito à habitação no mês passado e com base no que disse acima sobre a inflação, neste momento a unica hipotese de investimento que vejo capaz de bater a mesma são as criptomoedas, nas quais não estou interessado em investir mais do que já tenho neste momento. Escolhi taxa fixa a 10 anos e no final deste periodo volto a reavaliar a situação.
  4.  # 6

    hum..
    mercados bolsistas
    são o que são
    75% perde dinheiro em ETFs e derivados
    assim de repente, se for declarada guerra a alemanha, ou EUA, so a declaração, origina um estali de 20 ou 30 % de queda.
    na minha opinião..
    claro
    o que sustenta as subidas, são a forte inflação que esta a ser descontada pelos mercados e as maquinas de compras dos bancos mundiais, para que os activos das empresas e bancários nãi fiquem em crise
    em bom rigor, deviamos estar com cotações nos indices, de 25% do valor de cada
    mas como são abetos milhares de contratos curtos, ao serem stopados originam ainda mais compras
    qd ng acreditar na queda, ai estará ela.
    basta aferir o valor do VIX (volatility index)
    assim de repente a minha opinião:
    não constitui qualquer aconselhamento, mas apenas opinião pessoal
      Capturar2.JPG
    • smart
    • 1 março 2022 editado

     # 7

    hum
    o que sugiro é que em vez de discutirem tx fixa vs tx variavel,
    sejam objectivos com os valores
    vejam em cada uma das melhores opcoes fixa/variavel, obteem a melhor TAN
    façam os seguros vida fora
    existe aqui o Luis ds que tem ajudado vários menbros na procura das melhores cotações em confronto com as coberturas
    existirão outros mas não me recordo dos users (desculpem)
    depois, vejam a diferença em euros e pensem se vale a pena pagar esse premio a mais pela fixa em detrimento da variavel
    claro, para amortizações lembre-se que na fixa é mais 1.5%
    os interessados eé que tem de escolher conforme o perfil...
    lembro-me que até aqui as tx nao se esperavam que subissem
    entretanto foi indicado 1 aumento 0.25 base
    e a lagarde fala em outro em SET
    mas com inflação na alemanha e espanha na ordem dos 7% , as taxas já deveriam andar em 2 ou 3 %..
    que tanto pode combater a inflação ou faze la subir mais
    com o a guerra, dificuldade de acordo, eventual corte de gsas da russia que alimenta as centrais de energia da alemanha, pois foi decidido abandonar o nuclear, as despesas que irão disparar com defesa dos estados, mais o custo de transportes e diminuição das colheitas cereais da ucrania, sou da aopinião que a inflação nao será passageira, mas prolongada...
    a inflação não é má
    se os vencimentos subirem na mesma proporção para não perder poder de compra
    o problema é que a maior fatia de gastos dos tugas é com o credito habitação
    logo, subindo a taxa é sempre a perder
    quem tiver fixa ...não sei se em condições especiais de mercado, se mantêm as condições
    lembro-me de já ter lido um contrato sinuoso...
    sim, tenho fixa

    bankinter (acresce spread)
    https://www.bankinter.pt/credito-habitacao

    não tenho outros interesses com o banco, exepto ser cliente e consumir os seus produtos, sendo os registos seguinte apenas para informação

    Taxa Swap a 2 Anos: 0,120%
    Taxa Swap a 3 Anos: 0,363%
    Taxa Swap a 4 Anos: 0,499%
    Taxa Swap a 5 Anos: 0,583%
    Taxa Swap a 10 Anos: 0,854%
    Taxa Swap a 15 Anos: 0,986%
    Taxa Swap a 20 Anos: 0,976%
    Taxa Swap a 25 Anos: 0,914%
    Taxa Swap a 30 Anos: 0,840%
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EduuM
  5.  # 8

    Colocado por: xproEu estava a pensar fixar a taxa na CGD tinha uma pré aprovação para 1% spread + taxa fixa 30 anos 0.85. Surpresa hoje subiu a taxa fixa para 1.25% e será esta a oferta disponivel segundo o meu gestor pois como apenas tenho pre aprovação e ia agora marcar a avaliação.
    Como se pode ver o banco nunca perde e nestes moldes obriga-me a recomeçar todo o processo noutro banco.

    Veja bem a taxa fixa que consegue pois tambem o bankinter subiu a mesma hoje.


    Contratei taxa fixa a 10 anos na CGD no mês passado a 0.45 e verifico agora pelo simulador que actualizaram o preço para 1.15.
  6.  # 9

    Colocado por: PedroNunes24a 0.45

    0.45 é o quê?
  7.  # 10

    No meu caso a opção taxa fixa a 25 anos + restantes 9 a taxa variável vs 34 anos com taxa variável, eram 46k de juros de diferença.

    Não tive dúvidas e optei por variável em Setembro do ano passado. Com a guerra na Europa não sei se teria tido a mesma opção...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EduuM
  8.  # 11

    Colocado por: Pickaxe
    0.45 é o quê?


    O valor a juntar ao speed para obter o valor da taxa fixa.

    Por exemplo spread 1% + 0,45%, taxa fixa de 1,45%.

    Eu tive uma proposta de taxa fixa 1,3% o ano passado sem sequer negociar porque não estava interessado em taxa fixa.


    Isto depende de muita coisa para se escolher, a pessoa tambem tem que ver se tem como ambição amortizar, se quer pagar o emprestimo no prazo proposto etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pickaxe
  9.  # 12

    Cada caso é um caso, mas lembro-me de uma expressão utilizava num tópico similar neste fórum: «os banco costumam oferecer guarda-chuvas em dias de sol» ou ainda »a casa ganha sempre».
    A resposta não é linear, nem fácil nem igual para todos. Por isso os bancos já estão a aumentar as Taxas/SPREAD's...

    Depende do que pretende fazer ao longo do empréstimo, da sua estabilidade financeira, do valor do empréstimo, do período o CH, etc, etc, etc...
    Se analisar duas FINE (uma com Tx. Fixa outra com Tx. variável) é óbvio que os valores finais vão ser muito díspares, porque na fixa são valores certos (ou quase) e na variável, apenas uma proposta hipotética, com base na situação presente!

    Estive, em Julho de 2021, no mesmo dilema e decidi pela Taxa Variável, por estes motivos:
    - Tenho vida financeira estável. O CH tem a (longa) duração de 30 anos: acredito que, infelizmente, virão guerras, pandemias, mas também tempos de prosperidade: logo, aumentos e baixas da EURIBOR!
    - Pretendo amortizar com frequência ao longo do empréstimo (pagando assim 0,5% ao invés de 2%).
    - Fiz todos os seguros fora, e ainda assim consegui um SPRAD de 1% e só tive que manter a conta que já la tinha (5E/mês com cartões débito/crédito incluídos!). Com isto, não dependo do banco para nada, tendo apenas que manter as coberturas exigidas por este e informar cada vez que altero de seguradora.
    - Nesta data, é mais fácil e menos oneroso transferir um CH com Tx. Variável para outro Banco ou para Tx. Fixa, sem custos (ou quase!) ao contrário de um CH com tx. Fixa.

    Pontos importantes, e fundamentais na negociação com os bancos:
    - Conseguir o SPREAD ou taxa mais baixa possível.
    - Conseguir fazer todos os seguros fora (mais baratos, melhores coberturas, menos franquias).
    - Manter no mínimo as obrigações/vendas associadas do banco.
    - poupar mensalmente para a gestão financeira.
    Concordam com este comentário: vmontalvao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EduuM
 
0.0223 seg. NEW