Colocado por: pcspinheiroserá remover uma grande parte da água e os peixes para essa água, tratar o aquário, limpar tudo e voltar a meter lá a água retirada e os peixes
Colocado por: SS1128As fotos:
Colocado por: SS1128Não tenho grandes fotos, mas tirei ontem umas ao Betta e ao camarão. Amanhã tiro uma ao aquário completo.
Colocado por: AdelaideFDicas úteis -formas de ter um aquário sempre em condições.
A primeira, menos viável e quase insustentável, funciona bem para aquários mais pequenos, é enganar o ciclo do Azoto. Com isto, quero dizer impedir o aparecimento de Amónia na água, e respectivos nitritos, o mais comum e tóxico em aquários. Exige uma mudança de água diária entre 75% e 90% do volume total do aquário, assim como ausência de nitritos na água usada para muda, e nitratos com valores não superiores a 25mg/l.
A desvantagem é nunca se conseguir um equilíbrio no aquário,sendo artificial a manutenção, assim como o desperdício de água. A vantagem é poder ter mais peixes que o que se podia ter num aquário de dimensões reduzidas. Exige sempre , apesar disto um sistema de filtragem muito superior ás especificações necessárias, tipo filtros concebidos para 10 vezes em média o volume do aquário. Normalmente é uma técnica usada por casas de aquariofilia, para peixes com pouca tolerância a toxicidade na água, como por exemplo, discos, ou escalares.
A outra forma, é respeitar o ciclo do azoto, e com isso a implicar não colocar peixes no aquário até os nitritos terem desaparecido por completo. normalmente demora cerca de 2 meses, e pode ser verificado com testes quando se começa um novo aquário. Como sempre, é fundamental investir nos filtros, sejam internos ou externos, usando como regra qualquer um que se aplique, ter a garantia mínima de filtragem para o aquário em causa, por exemplo um filtro para um aquário de 80 a 150 litros, deve ser usado para um aquário no máximo com 80 litros de volume. Se a especificação for superior, tanto melhor. Nada se perde. Quanto á muda de água, mesmo que já esteja equilibrado, antes dos 3 meses de ser montado, não se deve nunca mudar mais que 1/3 da água de cada vez por semana. Findo esse tempo, não há qualquer problema em alongar por exemplo a muda para 1 vez a cada 10 dias, e cerca de 40% a 50% de cada vez, não excedendo nunca este valor. Até 50% de muda de água é perfeitamente seguro fazê-lo, bastando apenas que a água de muda não tem uma qualidade inferior á que já existe no aquário. até 50% da água, mesmo com água com parâmetros de ph opostos, nunca irá mudar mais que 0,5 no valor do ph, e geralmente é sempre muito menos, e mesmo no limite é um valor perfeitamente aceitável. Filtrar
nunca é demais. Um filtro externo com rocha vulcânica, cerâmica, e resinas filtrantes de nitratos, é uma excelente solução. Adicionar no circuito um esterilizador uv temporizado, garante a eliminação de bactérias, protozoários e em particular virus de natureza patogénica para os nossos queridos peixes.
Por fim, um filtro de osmose garante uma purificação da água de forma segura.
Não recomendo plantas vivas em aquário. Primeiro porque alguns peixes, uma grande parte deles as vão devorar. Depois, porque obriga a um sistema de CO2 bastante dispendioso para manter um equilíbrio de fosfato na água, de forma a que as plantas possam sobreviver. O equilíbrio é crítico, e é tanto mais notório quanto mais pequeno for o aquário. A tentar manter as plantas vivas, há o risco de criar acidose no aquário, e com isso acabando por matar os peixes que nele vivem. Além disso, a manutenção torna-se mais difícil porque mesmo que bem tratadas, as plantas vão largando folhas mortas, etc e com isso poluindo o aquário. Em fotos anteriores, já vi algumas práticas menos boas, como mantendo as plantas nos seus vasos originais. Isso vai impedir a proliferação das mesmas, que deviam estar plantadas tal como outra planta de terra. Vão acabar por perecer sem se expandirem.
Depois, não há nada como um filtro externo a juntar ao conjunto. com componente biológica, lava, cerâmica, componente mecânica , ou seja matéria filtrante de diferentes dimensões , e filtragem química - resinas filtrantes de nitratos, e carvão activo. Bjs, e até breve ;-)
Colocado por: ptugagamas de fertilizantes que basicamente é so borrifar lá para dentro e não ter grandes preocupações.
Colocado por: ptugaQual a razão de o ter?
Colocado por: ptugaO meu aquário atual, que está para desmontar (e vender). Tem 3 anos e meio e não possui injeção de CO2.
Colocado por: ptugaTer um aquário bonito e saudável não é difícil...seguindo meia dúzia de passo básicos