Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

    E olhe que a peneirar não vai lá, quando disse "tratar" é mesmo com tratamanto... É uma solução mais drástica mas é eficaz. E também aproveita e faz uma limpeza a fundo.
  2.  # 242

    Colocado por: pcspinheiroserá remover uma grande parte da água e os peixes para essa água, tratar o aquário, limpar tudo e voltar a meter lá a água retirada e os peixes


    foi isto que acabei de fazer.tinha vcascalho e areia,a areia foi toda forra e o cascalho lavado e peneirado
    amanhã faço um teste á água e com sorte livro-me dos caracois
  3.  # 243

    up date

    teste á água depois da limpeza geral dentro dos parametros

    caracóis nem vê-los...por enquanto

    próximo passo,comprar eliminador de algas e vitaminas para as plantas
      IMG_20220826_090659 (1).jpg
  4.  # 244

    mais uma ninhada de black Mollys

    oferece-se a quem quiser,não tenho espaço para eles e as lojas da zona não os aceitam

    até entrego em mão se for no Barreiro
      12.jpg
      2.jpg
  5.  # 245

    Eu tinha aquário quando era puto e agora deu-nos na telha comprar para o miúdo..
    Encontramos uma loja em Oliveira de Azemeis e lá fomos...
    Ia a contar comprar um aquário, umas pedras e uns peixitos e larguei 130€ xD
    O aquario que tinha quando era puto, tirando as pedras, tudo o resto era falso..este não, foi tudo ao natural conforme recomendado.

    Pedra vulcânica, uma terra japonesa, musgo para a árvore, relva e uma planta viva..e mais umas gotas para tirar o cloro e bactérias.
    Veio um Betta e 5 falsos neons, quando passou um mês fomos buscar outros 5 falso neons, para completar o cardume, dois caracóis para limpar os vidros e um camarão porque era giro.

    Parecem todos bem ambientados..os pequeninos cresceram imenso no espaço de um mês..quando vieram agora estes novos é que vimos o contraste.

    A água parece-me bem, não está turva e os peixes estão muito ativos. Mudo sempre 1/3 a cada semana conforme nós indicaram. O filtro é que acho fraquinho e vou fazer um upgrade se a família aumentada se aguentar.
    Em relação ao Betta, este não me parece agressivo, está na dele, ora anda de um lado para outro ora está no chill nas ervas ou na árvore..

    Não tenho grandes fotos, mas tirei ontem umas ao Betta e ao camarão. Amanhã tiro uma ao aquário completo.
  6.  # 246

    As fotos:
      IMG_20220828_002539.jpg
      IMG_20220825_211457.jpg
      IMG_20220825_211433.jpg
  7.  # 247

    Colocado por: SS1128As fotos:


    espetaculo!
  8.  # 248

    entretanto meti os alevins num site e toda gente quer os alevins

    vou fazer uma triagem para saber quem tem condições para os criar
  9.  # 249

    Colocado por: SS1128Não tenho grandes fotos, mas tirei ontem umas ao Betta e ao camarão. Amanhã tiro uma ao aquário completo.


    pode ser que eu me engane mas esse camarão tem os dias contados

    a minha filha meteu dois camaróes juntos com um Beta e deu cabo dos dois
  10.  # 250

    Colocado por: AdelaideFDicas úteis -formas de ter um aquário sempre em condições.
    A primeira, menos viável e quase insustentável, funciona bem para aquários mais pequenos, é enganar o ciclo do Azoto. Com isto, quero dizer impedir o aparecimento de Amónia na água, e respectivos nitritos, o mais comum e tóxico em aquários. Exige uma mudança de água diária entre 75% e 90% do volume total do aquário, assim como ausência de nitritos na água usada para muda, e nitratos com valores não superiores a 25mg/l.
    A desvantagem é nunca se conseguir um equilíbrio no aquário,sendo artificial a manutenção, assim como o desperdício de água. A vantagem é poder ter mais peixes que o que se podia ter num aquário de dimensões reduzidas. Exige sempre , apesar disto um sistema de filtragem muito superior ás especificações necessárias, tipo filtros concebidos para 10 vezes em média o volume do aquário. Normalmente é uma técnica usada por casas de aquariofilia, para peixes com pouca tolerância a toxicidade na água, como por exemplo, discos, ou escalares.
    A outra forma, é respeitar o ciclo do azoto, e com isso a implicar não colocar peixes no aquário até os nitritos terem desaparecido por completo. normalmente demora cerca de 2 meses, e pode ser verificado com testes quando se começa um novo aquário. Como sempre, é fundamental investir nos filtros, sejam internos ou externos, usando como regra qualquer um que se aplique, ter a garantia mínima de filtragem para o aquário em causa, por exemplo um filtro para um aquário de 80 a 150 litros, deve ser usado para um aquário no máximo com 80 litros de volume. Se a especificação for superior, tanto melhor. Nada se perde. Quanto á muda de água, mesmo que já esteja equilibrado, antes dos 3 meses de ser montado, não se deve nunca mudar mais que 1/3 da água de cada vez por semana. Findo esse tempo, não há qualquer problema em alongar por exemplo a muda para 1 vez a cada 10 dias, e cerca de 40% a 50% de cada vez, não excedendo nunca este valor. Até 50% de muda de água é perfeitamente seguro fazê-lo, bastando apenas que a água de muda não tem uma qualidade inferior á que já existe no aquário. até 50% da água, mesmo com água com parâmetros de ph opostos, nunca irá mudar mais que 0,5 no valor do ph, e geralmente é sempre muito menos, e mesmo no limite é um valor perfeitamente aceitável. Filtrar
    nunca é demais. Um filtro externo com rocha vulcânica, cerâmica, e resinas filtrantes de nitratos, é uma excelente solução. Adicionar no circuito um esterilizador uv temporizado, garante a eliminação de bactérias, protozoários e em particular virus de natureza patogénica para os nossos queridos peixes.
    Por fim, um filtro de osmose garante uma purificação da água de forma segura.
    Não recomendo plantas vivas em aquário. Primeiro porque alguns peixes, uma grande parte deles as vão devorar. Depois, porque obriga a um sistema de CO2 bastante dispendioso para manter um equilíbrio de fosfato na água, de forma a que as plantas possam sobreviver. O equilíbrio é crítico, e é tanto mais notório quanto mais pequeno for o aquário. A tentar manter as plantas vivas, há o risco de criar acidose no aquário, e com isso acabando por matar os peixes que nele vivem. Além disso, a manutenção torna-se mais difícil porque mesmo que bem tratadas, as plantas vão largando folhas mortas, etc e com isso poluindo o aquário. Em fotos anteriores, já vi algumas práticas menos boas, como mantendo as plantas nos seus vasos originais. Isso vai impedir a proliferação das mesmas, que deviam estar plantadas tal como outra planta de terra. Vão acabar por perecer sem se expandirem.
    Depois, não há nada como um filtro externo a juntar ao conjunto. com componente biológica, lava, cerâmica, componente mecânica , ou seja matéria filtrante de diferentes dimensões , e filtragem química - resinas filtrantes de nitratos, e carvão activo. Bjs, e até breve ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joaopiresx


    vou descordar com grande parte do que referiu...
    Não recomenda plantas porquê?
    Ao contrário do que refere as plantas provem e muito o funcionamento do sistema (através da filtragem biológica) e contribuem para o bem estar dos seus habitantes. Uma grande maioria das plantas atualmente à venda não necessita de CO2 para se desenvolver e terem um aspeto saudável. Quanto à fertilização é necessária, mas mais uma vez atualmente já existem no mercado gamas de fertilizantes que basicamente é so borrifar lá para dentro e não ter grandes preocupações.
  11.  # 251

    Colocado por: ptugagamas de fertilizantes que basicamente é so borrifar lá para dentro e não ter grandes preocupações.


    se usar esses fertelizantes tenho que retirar o carvão activado do filtro?
  12.  # 252

    Qual a razão de o ter?
  13.  # 253

    O meu aquário atual, que está para desmontar (e vender). Tem 3 anos e meio e não possui injeção de CO2.
      IMG_20220810_181810 (002).jpg
  14.  # 254

    Colocado por: ptugaQual a razão de o ter?


    Consagrado há décadas em sistemas de filtragem de todo tipo, seja de indústrias e até mesmo filtros de água potável, é o mais comum elemento da filtragem química em aquário e em lagos ornamentais. Ele é usado principalmente para remoção da cor de chá da água (causada pelos fenóis ou outros corantes), mas também possui a capacidade de reter cloro, ozônio, cloraminas, metais pesados, compostos orgânicos, micro-organismos e íons diversos (principalmente iodo)
  15.  # 255

    Colocado por: ptugaO meu aquário atual, que está para desmontar (e vender). Tem 3 anos e meio e não possui injeção de CO2.


    não teve problemas com algas? as minhas plantas estão contaminadas de algas.
  16.  # 256

    João, deduzo que usa água da torneira e segundo li mora na zona de lisboa, certo?
    Não necessita do carvão ativado para nada, se a água é boa para si dá claramente para os peixes. poderá dizer-me que temos o problema do cloro e outras coisas que tais...ok, a cada tpa use um condicionador produto para remover qualquer potencial problema.
    O carvão ativado utiliza-se especificamente para remover vestígios de alguma coisa especifica, por exemplo um tratamento feito aos peixes. É algo que quando usado tem uma duração limitada, dado que rapidamente fica saturado e pode ter o inconveniente de reter o mau mas também de reter o "bom".
    Eu pessoalmente não uso condicionador nenhum é água direta da torneira, mas a água na minha zona tens umas características favoráveis e algas não tenho.
    Ter um aquário bonito e saudável não é difícil...seguindo meia dúzia de passo básicos
  17.  # 257

    Colocado por: ptugaTer um aquário bonito e saudável não é difícil...seguindo meia dúzia de passo básicos


    ok obrigado
  18.  # 258

    update dos alevins

    eram 40 dei 20 um casal que veio busca-los de comboio e pareciam muito entusiasmados com os peixes e já tinham experiencia em aquarios

    os outros optei por comprar uma maternidade e cria-los eu até estarem resistentes

    isto porque recebi inumeros pedidos de pessoas que provavelmente acabariam por deixa-los morrer

    um até me perguntou se podia envia-los pelo correio...enfim se é para morrer não vale a pena dá-los por agora
      mm.jpg
      nn.jpg
  19.  # 259

    update
      IMG_20230118_183132.jpg
      IMG_20230118_183135.jpg
      IMG_20230118_183145.jpg
  20.  # 260

    up
      IMG_20230118_183127.jpg
      IMG_20230118_183719.jpg
 
0.0579 seg. NEW