Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Continuação das fotos:
      oescalarhoje6mesesmaistarde.jpg
      oescalarprimeirodiaemcasa.png
      transição para um aquario maior em curso.png
  2.  # 2

    Dicas úteis -formas de ter um aquário sempre em condições.
    A primeira, menos viável e quase insustentável, funciona bem para aquários mais pequenos, é enganar o ciclo do Azoto. Com isto, quero dizer impedir o aparecimento de Amónia na água, e respectivos nitritos, o mais comum e tóxico em aquários. Exige uma mudança de água diária entre 75% e 90% do volume total do aquário, assim como ausência de nitritos na água usada para muda, e nitratos com valores não superiores a 25mg/l.
    A desvantagem é nunca se conseguir um equilíbrio no aquário,sendo artificial a manutenção, assim como o desperdício de água. A vantagem é poder ter mais peixes que o que se podia ter num aquário de dimensões reduzidas. Exige sempre , apesar disto um sistema de filtragem muito superior ás especificações necessárias, tipo filtros concebidos para 10 vezes em média o volume do aquário. Normalmente é uma técnica usada por casas de aquariofilia, para peixes com pouca tolerância a toxicidade na água, como por exemplo, discos, ou escalares.
    A outra forma, é respeitar o ciclo do azoto, e com isso a implicar não colocar peixes no aquário até os nitritos terem desaparecido por completo. normalmente demora cerca de 2 meses, e pode ser verificado com testes quando se começa um novo aquário. Como sempre, é fundamental investir nos filtros, sejam internos ou externos, usando como regra qualquer um que se aplique, ter a garantia mínima de filtragem para o aquário em causa, por exemplo um filtro para um aquário de 80 a 150 litros, deve ser usado para um aquário no máximo com 80 litros de volume. Se a especificação for superior, tanto melhor. Nada se perde. Quanto á muda de água, mesmo que já esteja equilibrado, antes dos 3 meses de ser montado, não se deve nunca mudar mais que 1/3 da água de cada vez por semana. Findo esse tempo, não há qualquer problema em alongar por exemplo a muda para 1 vez a cada 10 dias, e cerca de 40% a 50% de cada vez, não excedendo nunca este valor. Até 50% de muda de água é perfeitamente seguro fazê-lo, bastando apenas que a água de muda não tem uma qualidade inferior á que já existe no aquário. até 50% da água, mesmo com água com parâmetros de ph opostos, nunca irá mudar mais que 0,5 no valor do ph, e geralmente é sempre muito menos, e mesmo no limite é um valor perfeitamente aceitável. Filtrar
    nunca é demais. Um filtro externo com rocha vulcânica, cerâmica, e resinas filtrantes de nitratos, é uma excelente solução. Adicionar no circuito um esterilizador uv temporizado, garante a eliminação de bactérias, protozoários e em particular virus de natureza patogénica para os nossos queridos peixes.
    Por fim, um filtro de osmose garante uma purificação da água de forma segura.
    Não recomendo plantas vivas em aquário. Primeiro porque alguns peixes, uma grande parte deles as vão devorar. Depois, porque obriga a um sistema de CO2 bastante dispendioso para manter um equilíbrio de fosfato na água, de forma a que as plantas possam sobreviver. O equilíbrio é crítico, e é tanto mais notório quanto mais pequeno for o aquário. A tentar manter as plantas vivas, há o risco de criar acidose no aquário, e com isso acabando por matar os peixes que nele vivem. Além disso, a manutenção torna-se mais difícil porque mesmo que bem tratadas, as plantas vão largando folhas mortas, etc e com isso poluindo o aquário. Em fotos anteriores, já vi algumas práticas menos boas, como mantendo as plantas nos seus vasos originais. Isso vai impedir a proliferação das mesmas, que deviam estar plantadas tal como outra planta de terra. Vão acabar por perecer sem se expandirem.
    Depois, não há nada como um filtro externo a juntar ao conjunto. com componente biológica, lava, cerâmica, componente mecânica , ou seja matéria filtrante de diferentes dimensões , e filtragem química - resinas filtrantes de nitratos, e carvão activo. Bjs, e até breve ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopiresx
  3.  # 3

    Colocado por: AdelaideFDicas úteis -formas de ter um aquário sempre em condições.


    primeiro que tudo parabéns pelos aquarios,mas isso é muito acima da minha liga.

    vou tentar manter o meu aquario como está e se houver mortes não tenho alternativa senão baixar o numero de peixes,não vou ir além do que tenho porque não tenho vida para isso,mesmo a manutenção deste tem sido uma dor de cabeça porque meti os peixes horas depois de comprar no aquario e foram quase 2 meses até baixar amonias nitritos etc com as devidas consequencias de terem morrido alguns dos mais frágeis,nomeadamente os guppyes.

    plantas naturais já aqui ouvi de tudo,até hoje na loja que me venderam a planta me disseram o contrario do que me disseram quando comprei a planta.Primeiro não era preciso substrato depois já era e no final não era mas não cresciam como deve ser..lá vou voltar ao plástico

    e sim os peixes comem as plantas,principalmente a molly preta que esfrangalhou praticamente a planta toda,daí a tê-la metido outra vez dentro do vaso porque andavam os ramos sempre a boiar.

    e pronto é mais ou menos isto

    grato pelas fotos e conselhos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AdelaideF
  4.  # 4

    Colocado por: joaopiresx

    primeiro que tudo parabéns pelos aquarios,mas isso é muito acima da minha liga.

    vou tentar manter o meu aquario como está e se houver mortes não tenho alternativa senão baixar o numero de peixes,não vou ir além do que tenho porque não tenho vida para isso,mesmo a manutenção deste tem sido uma dor de cabeça porque meti os peixes horas depois de comprar no aquario e foram quase 2 meses até baixar amonias nitritos etc com as devidas consequencias de terem morrido alguns dos mais frágeis,nomeadamente os guppyes.

    plantas naturais já aqui ouvi de tudo,até hoje na loja que me venderam a planta me disseram o contrario do que me disseram quando comprei a planta.Primeiro não era preciso substrato depois já era e no final não era mas não cresciam como deve ser..lá vou voltar ao plástico

    e sim os peixes comem as plantas,principalmente a molly preta que esfrangalhou praticamente a planta toda,daí a tê-la metido outra vez dentro do vaso porque andavam os ramos sempre a boiar.

    e pronto é mais ou menos isto

    grato pelas fotos e conselhos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AdelaideF

    É mais fácil do que parece, joaopiresx. É um pouco como o que uma vez Fernando Pessoa escreveu. Primeiro estranha, depois entranha. Aquariofilia tem sido uma das minhas grandes paixões desde que me ofereceram um peixinho dourado (oranda) quando tinha 10 anos de idade pelos meus pais. Morreu porque não foi tratado como devia, e os meus pais também não sabiam nada do assunto. É um crime colocar orandas em aquários com 5 litros de volume ou menos. São peixes para um aquário no mínimo com 300 litros de volume, e se tiver 500 ou 600 nada se perde com isso. Antes pelo contrário. Se lhes proporcionares o habitat que necessitam, podem viver até 30 anos. Do que tenho conhecimento, de peixes de aquário, se bem tratado com as devidas condições é o que vive mais tempo de todos. 150 litros de volume para cada um em regra. querem 4 peixes a viver felizes, 600 litros. Chegam a atingir tamanhos descomunais, e a viver o tempo de uma descendência de geração humana. Fico arrepiada quando vejo pessoas a por peixes como estes numa cela onde eventualmente acabam por ser intoxicados apenas porque não respeitaram as condições necessárias para os peixes viverem. Enfim... Bjs a todos
  5.  # 5

    Colocado por: joaopiresxBoas a todos

    o assunto é o seguinte,a minha filha tinha um peixe Beta em casa num aquario muito pequenino.
    Tive pena do peixe e comprei-lhe um aquario maior.
    A miuda comprou mais uns peixes compativeis com o beta(segundo pesquisa na net) mas o raio do peixe já matou 3 e suspeita-se de um 4º.
    Já estou arrependido do que fiz.Mais valia te-lo deixado onde estava.

    Estava a pensar comprar um aquario para mim,mas já estou com duvidas.

    A questão é, é normal os peixes matarem-se uns aos outros?já nem falo no beta porque esse é um autentico assassino.

    obrigado a todos

    Acabei de ler o tema principal. É complicado no que se toca a Betas. Já tive, já fiz mesmo criação.
    O que posso dizer, é que primeiro depende das estirpes e apuramento genético. Algumas variedades são mais agressivas que outras, para começar.
    O principal começa por teres apenas um macho em cada aquário. É possível existir mais que um, tenho conhecimento dentro de amigos aquariófilos em que resultou, mas eram todos aquários com 600 litros ou mais de volume, cobertos de plantas, rochas e esconderijos.
    Se tiveres fêmeas no aquário, é possível viverem todos dentro de um equilíbrio desequilibrado. È preciso teres pelo menos 3 fêmeas com um macho, e quantas mais tiveres, melhor. A ideia é simples. O macho é agressivo também com as fêmeas, mas como estas fogem, não luta até á morte. Por isso o segredo, é desviar-lhe a atenção em agressividade e garantir que as fêmeas se possam esconder em vegetação como musgo de java, decorações ocas, onde possam sair da zona de visibilidade, e assim por diante. É um peixe complicado em termos de comportamento com a sua própria espécie. Irónicamente, tem enorme tolerância, e em regra muito sociável com peixes de outras espécies, pacíficas como por exemplo a oranda, ou até mais agressivas como por exemplo o escalar. Apenas não o coloques com barbos, peixes atraidos por cores vivas que pensam que é comida, predadores agressivos muito maiores que eles. Bjs
  6.  # 6

    Colocado por: RMPGBeta não é espécie que se dê com outros peixes... A aquariofilia é muito giro, pode ter coisas lindas dentro de um aquário mas requer algum conhecimento.. Há cuidados essenciais para que resulte
    Concordam com este comentário:joaopiresx
    Boa noite, e por favor não me leve a mal por dizer que não partilho da mesma opinião. Já tive Betas de diferentes variedades a viver com Orandas, Mollyes, viuvas, escalares, guppys, ancistros, limpa-vidros, peixes-gatos, e até hoje só vi esse peixe ser agressivo com os da mesma espécie, incluindo fêmeas. Ocasionalmente vi, mas apenas de forma intimidante sem atacar, defender o espaço no aquário que determinou como sendo seu. Certamente não terá colocado dúzias de peixes num aquário tão pequeno como 20 o 30 litros de volume, pois não? é que isso podia explicar o que descreveu. São muito socíaveis com outras espécies, desde que não estejam ameaçados com o espaço que necessitam para fazer a sua vida. Experimente colocar um peixes bem pacíficos e isolados como ancistros e peixes de fundo de diferentes espécies , por exemplo uns 30 num aquário de 30 litros, e depois tire as suas conclusões. É mito urbano dizer que o Beta é um peixe assassino. É talvez dos peixes mais socíaves em convívio com outras espécies que alguma vez vão encontrar. Se o peixe é agressivo em comunidade, significa que não estão a respeitar o que ele necessita, e até nisso é dos mais simples. Ou não respeitaram o espaço com um aquário sobrelotado, ou têm parâmetros de água inadequados a ele, ou mesmo uma mistura de ambos. Bjs
  7.  # 7

    up date
      4.jpg
      5.jpg
      6.jpg
  8.  # 8

    ,,,
      1.jpg
      2.jpg
      3.jpg
  9.  # 9

    up date
      mmmmm.jpg
      mm.jpg
      mmm.jpg
  10.  # 10

    Tem plantas naturais nesse aquário? São importantes para o ciclo do azoto e saúde geral do aquário...
  11.  # 11

    Colocado por: AlexMontenegroTem plantas naturais nesse aquário? São importantes para o ciclo do azoto e saúde geral do aquário...


    sim tenho,são as que estão no lado esquerdo do aquário.
    Mas têm caído muitas folhas derivado talvez a não ter substrato natural penso eu

    irei comprar outra para ver se aguenta mais tempo,mas talvez um dia meta substrato natural

    cumps
  12.  # 12

    up date

    mais outra carga de 15 black mollys
      bbb.jpg
      bb.jpg
  13.  # 13

    Colocado por: joaopiresx

    sim tenho,são as que estão no lado esquerdo do aquário.
    Mas têm caído muitas folhas derivado talvez a não ter substrato natural penso eu

    irei comprar outra para ver se aguenta mais tempo,mas talvez um dia meta substrato natural

    cumps


    Substrato natural o mais rápido possível, pela saúde das suas plantas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopiresx
  14.  # 14

    Colocado por: AlexMontenegroSubstrato natural o mais rápido possível, pela saúde das suas plantas.


    sim já reparei que tem que ser

    estou a pensar comprar um aquario maior e vai ser nessa altura
  15.  # 15

    bom dia a todos

    tenho a a água do aquario estabilizada e os peixes e estão todos bem de saude inclusive os 46 alevins de Black Molly

    no filtro tenho perlon,carvão activado e midias biologicas

    mas na saida do filtro estão uma especie de algas,serão benéficas ou devo limpar

    obrigado
      IMG_20220623_105042.jpg
  16.  # 16

    Colocado por: joaopiresxbom dia a todos

    tenho a a água do aquario estabilizada e os peixes e estão todos bem de saude inclusive os 46 alevins de Black Molly

    no filtro tenho perlon,carvão activado e midias biologicas

    mas na saida do filtro estão uma especie de algas,serão bebéficas ou devo limpar

    obrigado
      IMG_20220623_105042.jpg


    A presença de algas indica desequilíbrio na água do aquário. Limpava as algas e fazia uma TPA de 20 a 30%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopiresx
  17.  # 17

    Colocado por: AlexMontenegroA presença de algas indica desequilíbrio na água do aquário. Limpava as algas e fazia uma TPA de 20 a 30%.


    fiz uma ontem de 20%,como tenho muitos peixes estou a fazer uma por semana

    mas sendo assim vou limpar as algas que estão no filtro
  18.  # 18

    bem,a caixa do filtro e os tubos estavam bastantes sujos e entupiam o fluxo da água e estava a reparar que a água estava a ficar mais escura

    depois de uma limpeza,tudo a bombar novamente
      27.jpg
  19.  # 19

    ultima aquisição

    um pouco de areia da praia para as corydoras se sentirem mais confortaveis
      18.jpg
  20.  # 20

    No comment needed…
      C24CB354-3281-46FF-84A5-43E636A26377.jpeg
 
0.0511 seg. NEW