Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      CMartin
    • 11 janeiro 2010 editado

     # 21

    Mais umas imagens.
      salacomummanique22.JPG
  1.  # 22

    Mais outra. (Lá está, não sei colocar mais do que uma de cada vez!)
      lareira.JPG
  2.  # 23

    E esta, noutra perspectiva.
      P1010024.JPG
  3.  # 24

    E tentando "traduzir" isto para uma planta dá algo como isto...(desculpem a minha falta de jeito!)
      plantasalamanique.JPG
  4.  # 25

    Bom ,mesmo depois destas imagens, houve algumas alteraçõezitas : A TV gigante deu lugar a uma mais magrinha que está suspensa na parede, o que sempre ajuda em questões de espaço.
  5.  # 26

    CMartin

    já alguma vez pos a hipotese de ir buscar um pouco de área ao pátio??
  6.  # 27

    Olá marco1.
    Obrigada.
    Já me ocorreu, num delírio do pensamento, em fazer, no máximo, um jardim de Inverno no pátio.
    Seria interessante porque, se reparar na planta, tenho três portas de acesso à casa por esse mesmo pátio, uma pela cozinha, outra pelas portas de correr da sala e outra pelo quarto de casal..o que significa que podemos praticamente circular pela casa, por dentro, ou, se quisermos fazer "corta-mato", pelo exterior (!)
    Poderia nesse jardim de Inverno fazer uma nova sala de estar, com as dimensões do pátio, 50m2, com espaço de tv, recanto de leitura, tem imensas possibilidades, e assim até a sala comum actual passaria apenas a sala de jantar.
    Seria interessante.
    Mas e digo delírio de pensamento ..porque gosto muito de casas com espaços a céu aberto, razão pela qual também optei por uma casa e não apartamento, não gosto de me sentir confinada em espaço fechado, embora ganhasse em "área útil" (não sei se é bem o termo) e depois também achei que um jardim de Inverno convencional (vidro com pvc ou algo do género) ia fazer com que a casa parecesse aqueles restaurantes em que se fez um acréscimo de um espaço para dança ou música ao vivo. Horrível. Mas, talvez se fôsse um „fechar“ do espaço num estrutura em ferro forjado, leve e um vidro especial, algo que desse um ar antigo, mas, mesmo assim acho que não resultaria porque há a fachada a considerar... E aumentando, como sugere, a sala para o pátio, iria alterar a fachada da casa que, embora não se veja da rua é uma fachada „interior2 (se é que existe tal expressão!) há que considerar que a fachada é muito específica..e difícil de refazer. Parece-me demasiado complicado para resultar bem. Corria o risco de descaracterizar a casa. O que acha?
    Coloco uma imagem do pátio para ter ideia do género.
      janela quarto2.jpg
  7.  # 28

    assim muito rapidamente, repare que a meu ver só a fachada do quarto me parece preservável ( em termos de pátio), assim podia não ocupando todo o pátio, aproveitar algum e tanto mais que aquele corpo coberto do corredor de acesso ao quarto, não me parece muito consensual em termos da sua imagem e poderia o novo espaço ser construido de maneira subtil de forma a preservar a imagem da fachada do lado do quarto.
    De qq maneira acho que está a precisar mais de algum espaço coberto de forma a aumentar o living da casa.
    •  
      CMartin
    • 12 janeiro 2010 editado

     # 29

    Não estou muito para aí virada (acho que não funcionaria muito bem esteticamente na prática, mas talvez eu esteja a ver mal a coisa e não devo descartar sem dar atenção ao que depois poderia até ser uma boa solução)...
    Gostei que falasse no corredor por acaso não tinha pensado nisso, poderia alargar o corredor e procedendo até chegar ao espaço da sala, aumentava tudo, porque a sala também tem a porta de correr portanto até pouca fachada alteraria. Não poderia "expandir" mais de dois metros para não perder a janela do quarto com o alargamento do corredor, mas já fazia uma grande diferença. Na prática, seria uma questão de "deslocar" o corredor e a parede (pouca) da sala e a porta de correr para a frente. Bem pensado, marco1.
    E a cozinha que está na linha da sala? O que aconteceria à cozinha?
    Obrigada.
    •  
      CMartin
    • 13 janeiro 2010 editado

     # 30

    Voltando à versão mais simples desta questão que era..de organizar a planta da sala, disposição dos móveis, de forma a rentabilizar o espaço existente (e na convicção sincera que não esteja nesta altura a falar sozinha! Se estiver também não é muito grave, vou "ordenando" as ideias!)
    Fiz esta planta, com o meu jeito fantástico..e já a "implementei" lá em casa..e não é que até resultou bem?

    Os 2 cadeirões permaneceram como antes, um de cada lado da lareira, o baú que estava em frente ao sofá em "L" a fazer de mesa de centro, pû-lo antes de lado, encostado precisamente à parte que faz o "L" do sofá (logo a zona em frente do sofá ficou completamente desimpedida) a mesa e cadeiras cheguei um pouco mais à parede da cozinha.
      Planta1SalaComumNova.JPG
  8.  # 31

    Boas

    e na convicção sincera que não esteja nesta altura a falar sozinha!

    Não, há quem acompanhe.

    com o meu jeito fantástico..e já a "implementei" lá em casa..e não é que até resultou bem?

    Acho que já estava bem: gosto de uma mesa de apoio à frente do sofá. Só não gosto do quadro :-(

    cumps
    José Cardoso
    •  
      CMartin
    • 13 janeiro 2010 editado

     # 32

    J.Cardoso,
    Obrigada pelo acompanhamento.

    Também gosto duma mesinha de centro em fraente ao sofá..estou a "magicar" talvez algo mais pequeno, um mesinha pequenina pé-de-galo em espelho por exemplo, acho que seria perfeito para o efeito (fazer a função mas sem ocupar muito espaço).

    Não é a primeira vez que me dizem que do quadro é que não gostam.
    Vou tentar explicar, se houver explicação possível para gostos e formas de os interpretar: A minha casa é um pouco ktsch, um pouco saloia, com uma mistura de uma ou outra peça que a torne talvez um pouquito menos saloia (umas peças poucas mais modernas, talvez, e uma ou outra antiguidade ou reprodução de antiguidade). Não seria uma casa própria para a minha geração..nem talvez a geração antes da minha.
    Gosto disso.
    Tenho umas bonequitas portuguesas das sete saias (sabe quais são?), tenho alguns crochets, depois tenho um tapete de zebra. Resumindo: umas coisas muito pirosas, próprias de "velhotes", e outras mais de "minha geração" (o aparador de wengé que nem gosto tanto como das outras coisas).
    O quadro é uma ..custa-me dizê-lo..das coisas pirosas. Custa-me dizê-lo porque gosto imenso dele, pela pintura em si, e pelo valor sentimental, foi pintado por um tio e quando eu era pequena, fiz-lhe uma "borratadela" no quadro o que destinou que o quadro viesse, em adulta, parar às minhas mãos.
    Mesmo não havendo esta história e mesmo não havendo o valor sentimental, gostava do quadro de forma igual.
  9.  # 33

    Boas

    Também aprecio misturas de peças com estilos diferentes. Acho a decoração que se faz actualmente (e alguma arquitectura, mas não diga a ninguém) demasiado uniforme, asséptica e impessoal para o meu gosto. Mas lá está: são gostos.

    O quadro é uma ..custa-me dizê-lo..das coisas pirosas. Custa-me dizê-lo porque gosto imenso dele, pela pintura em si, e pelo valor sentimental

    " O coração tem razões que a razão desconhece ". Compreendo, tenho umas peças que trouxe de África que só eu pareço apreciar. Os outros vêm máscaras, eu vejo as máscaras, o contexto e a lembrança do local e das gentes. Basta-me olhar para elas para quase me sentir lá.

    cumps
    José Cardoso
    •  
      CMartin
    • 13 janeiro 2010 editado

     # 34

    Detesto a uniformidade, a impessoalidade e o asséptico.
    São puras perdas de tempo, tanto em decoração como em arquitectura, e podem dizer que eu o disse (!), quando em alternativa se podia fazer algo com alma para satisfação do decorador e/ou arquitecto e encantamento de quem vê.

    A foto está má..mas, também tenho as máscaras africanas, que surtem o mesmo efeito, sobre o local e as gentes!Cá em casa somos africanos, mas isso acho que já se sabia!
      escritorio.JPG
 
0.0190 seg. NEW