Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Estou a substituir uma placa de gás por indução num apartamento de 1992

    Já vi que grande parte das placas ronda os 6000-7000w
    Na casa tenho 3 interruptores denominados como "fogão", todos eles de 16A
    Após tirar o forno e ver a instalação parece-me ser tudo fio de 2.5 (o espectável para uma proteção de 16A)
    A caixa atrás do forno tem 1 terra, 1 neutro e 3 fases (1 castanho e 2 pretos), o apartamento tem energia normal/monofásica
    Nesta instalação parece-me que há 1 interruptor de 16A a proteger cada uma das fases

    Qual a melhor maneira de eu fazer a instalação de forma segura? Já li vários tópicos e fala-se muito em passar fio novo de 4mm e subir a proteção do interruptor, mas estaríamos a falar de 6 fios (forno+placa) certo? duvido que haja espaço para isso

    É possível fazer a instalação com uma fase para a placa e outra para o forno? (neste caso usava a 3º para o exaustor que embora gaste pouco também está ligado neste conjunto)
    Num cenário de manter a instalação atual seria melhor dividir as fases por equipamentos ou montar tudo junto?

    Para mim não é relevante que funcione tudo em simultâneo em potências máximas pois é algo que nunca vai acontecer, apenas quero ficar descansado ao ponto de saber que se "puxar" demasiado pelos aparelhos o interruptor dispara e não há problema nenhum a nível de segurança

    Encontrei também umas placas de indução da balay com potência máxima de 4600w, ligeiramente mais caras mas se facilitar a instalação não me importo

    Obrigado pela atenção!
  2.  # 2

    Se tem a inst monofasica. só tem uma fase.
    Para o forno basta-lhe o circuito a 2.5mm2. para a placa Indução, convem ter 4mm2.. eu tive durante 22 anos um circuito de 2.5mm2 ( placa 6400W), nunca tive problemas. A Placa consegue gerir a potencia. Dá para limitar. Raramente se tem mais do que dois focos a trabalhar em simultâneo.
    Seria preferivel falar com um electricista.
    Concordam com este comentário: RMPG
    Estas pessoas agradeceram este comentário: everforward_
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasSeria preferivel falar com um electricista.

    Eu diria que é imperativo falar com que sabe.
    Muita gente tem medo do gás mas a eletricidade também é perigosa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: everforward_
  4.  # 4

    Sendo todos os condutores de 2,5mm2 e supondo que tem a instalação em monofásico, só poderá colocar um único disjuntor para os 3 condutores. se tiver cada um dos condutores de fase protegido com um disjuntor individualmente de 16A, em último caso haver uma sobreintensidade no condutor de neutro.

    No caso de ter uma instalação trifásica, isso já não é problema.

    Aos olhos da atual legislação, o circuito de placa/fogão deverá possuir uma secção mínima de 4mm2.

    Um circuito de 16A corresponde a 3,68kVA. Diria que muito esporadicamente irá utilizar a placa com factor de utilização superior a 50%.
    Assim sendo daria para uma placa de 7,36kVA sem problemas.
    Uma vez que terá o circuito partilhado entre placa e fogão, poderá ter problemas na utilização de ambos em simultâneo.

    Solução substitui os 5 cabos de 2,5mm2 por 3 de 4 mm2 e coloca um disjuntor de 20 ou 25A e depois na caixa utilizar ligadores para ligação dos dois equipamentos.

    Outra alternativa era passar um novo circuito para a placa, mas deveria ser em canalização independente.

    Outra alternativa, mas não fui eu que lhe disse: utiliza um circuito (por exemplo preto e azul) para a placa e outro circuito (preto e castanho_embainhado com manga azul em ambos os lados ligado ao neutro) para a placa, protegidos individualmente por dois disjuntor de 16A. E partilham a terra.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, TJ_10
    Estas pessoas agradeceram este comentário: everforward_
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasSe tem a inst monofasica. só tem uma fase.
    Para o forno basta-lhe o circuito a 2.5mm2. para a placa Indução, convem ter 4mm2.. eu tive durante 22 anos um circuito de 2.5mm2 ( placa 6400W), nunca tive problemas. A Placa consegue gerir a potencia. Dá para limitar. Raramente se tem mais do que dois focos a trabalhar em simultâneo.
    Seria preferivel falar com um electricista.



    se tens tiveste sorte, nada disso está correto e é aconselhado a trocar, a placa não gere a potencia, o utilizador é que gere a potencia visto que nem sempre precisa de 4 bicos ligados, é um erro pensar assim de qualquer das formas. para o forno é aconselhado 4mm2 e disjuntor de 20A.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: everforward_
  6.  # 6

    Colocado por: luixmodse tens tiveste sorte, nada disso está correto

    eu sei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: everforward_
  7.  # 7

    Obrigado por todas as respostas

    Então se eu passar cabo de 4mm terá sempre de ser 3 cabos para o fogão e 3 para o forno certo? não posso ligar tudo no mesmo?
    Ou então manter os de 2.5 para o forno e colocar 4mm para o fogão, tenho ideia que os fornos nem chegam aos 3000w

    O problema aqui é mesmo o espaço para passagem de cabos, acho que não vai dar

    Mas esclareçam-me uma coisa, se eu ligar tudo no mesmo que risco corro? o disjuntor não está lá para cortar a corrente caso passe dos 16a? nunca iria aumentar o disjuntor sem trocar o cabo, já vi pessoas a discutir isso noutros tópicos e acho uma irresponsabilidade

    Mas neste caso parece-me que o pior que poderia acontecer seria ligar demasiadas bocas e/ou + forno e o circuito ir abaixo no contador... ou estou errado? Parece-me que embora fique limitado no uso dos aparelhos não corro riscos de segurança a nível de sobreaquecimento dos cabos
  8.  # 8

    Idealmente/legalmente sim, tinha de ter os 3 os condutores com secção igual.

    Colocado por: everforward_Então se eu passar cabo de 4mm terá sempre de ser 3 cabos para o fogão e 3 para o forno certo? não posso ligar tudo no mesmo?
    Ou então manter os de 2.5 para o forno e colocar 4mm para o fogão, tenho ideia que os fornos nem chegam aos 3000w


    pode fazer o que lhe indiquei acima:

    Solução substitui os 5 cabos de 2,5mm2 por 3 de 4 mm2 e coloca um disjuntor de 20 ou 25A e depois na caixa utilizar ligadores para ligação dos dois equipamentos.

    Outra alternativa era passar um novo circuito para a placa, mas deveria ser em canalização independente.

    Outra alternativa, mas não fui eu que lhe disse: utiliza um circuito (por exemplo preto e azul) para a placa e outro circuito (preto e castanho_embainhado com manga azul em ambos os lados ligado ao neutro) para a placa, protegidos individualmente por dois disjuntor de 16A. E partilham a terra.



    Se bem entendi o que tem é o que está na imagem certo?.
    Conforme a corrente e a simultaneidade dos circuitos ligados, pode levar a que a corrente de neutro seja superior a admissível do condutor, bem como outras situações menos significantes neste caso.

    Colocado por: everforward_Mas esclareçam-me uma coisa, se eu ligar tudo no mesmo que risco corro? o disjuntor não está lá para cortar a corrente caso passe dos 16a? nunca iria aumentar o disjuntor sem trocar o cabo, já vi pessoas a discutir isso noutros tópicos e acho uma irresponsabilidade
    Concordam com este comentário: ClioII, everforward_
    Estas pessoas agradeceram este comentário: everforward_
      IMG_20220307_092141.jpg
  9.  # 9

    Colocado por: BigmouseIdealmente/legalmente sim, tinha de ter os 3 os condutores com secção igual.


    Muito obrigado pelo tempo que dispendeu para me esclarecer!
    Quanto á questão da legalidade eu estarei sempre legal visto que esta casa se gere pelas leis de 1992 certo? caso contrário quase todas as casas iriam necessitar de uma intervenção!

    Entendi a imagem que me fez! é mesmo isso que tenho, tinha ideia que o neutro nunca iria trespassar tanta corrente como a soma das fases, mas se assim é sim dou-lhe toda a razão

    Acho que vou tentar passar 3x4mm e se tiver espaço deixo 3x2.5mm do que já lá está para o forno

    Só mais uma coisa, se eu entendi bem a forma mais segura de ligar forno+placa aos fios que lá tenho era tudo na mesma fase certo? provavelmente ligava o forno + 2 discos e ia tudo a baixo mas pelo menos garantia que nunca ia passar mais do que 16a e não comprometia a integridade da instalação nem sobreaquecimento de cabos certo?
  10.  # 10

    quaisquer alterações que sejam efetuadas à instalação, devem cumprir a legislação em vigor. a restante instalação em que não houve intervenção cumpre a legislação em vigor na altura da sua execução.

    Colocado por: everforward_Quanto á questão da legalidade eu estarei sempre legal visto que esta casa se gere pelas leis de 1992 certo?


    caso fosse um sistema trifásico, ou seja um fase para cada equipamentos, teria sempre um corrente inferior a 16A no neutro, no exemplo que indiquei ficaria com 9A. Nesse caso, o circuito o circuito trifásico não devia ser protegido por 3 disjuntores individuais, mas sim por um disjuntor trifásico.

    Colocado por: everforward_Entendi a imagem que me fez! é mesmo isso que tenho, tinha ideia que o neutro nunca iria trespassar tanta corrente como a soma das fases, mas se assim é sim dou-lhe toda a razão


    Duvido que vá conseguir pasar nesse mesmo tubo 3x4mm2 e 3x2,5mm. em ultimo caso podia passar 3x4mm2 e 2x2,5 e partilhava a terra.

    Colocado por: everforward_Acho que vou tentar passar 3x4mm e se tiver espaço deixo 3x2.5mm do que já lá está para o forno


    É isso mesmo. ou então pode criar dos circuitos distintos com os condutores que lá tem.

    Colocado por: everforward_Só mais uma coisa, se eu entendi bem a forma mais segura de ligar forno+placa aos fios que lá tenho era tudo na mesma fase certo? provavelmente ligava o forno + 2 discos e ia tudo a baixo mas pelo menos garantia que nunca ia passar mais do que 16a e não comprometia a integridade da instalação nem sobreaquecimento de cabos certo?
  11.  # 11

    Boa tarde

    Já fiz a instalação da placa no entanto deixei o forno desligado enquanto não faço a substituição dos cabos visto que também raramente é usado na casa em questão

    Em princípio irei passar cabo 3x4mm, (até preferia passar 3x6mm se tiver espaço) e colocar um disjuntor adequado

    É legal eu ter apenas uma secção para o forno e para a placa? não quero estar a esburacar a casa até porque os eletrodomésticos nunca vão ser usados na sua potência máxima (e caso sejam o disjuntor dispara e protege)

    Caso dê para passar 3x4mm e ainda deixar 2 cabos de 2.5mm para o forno ficar independente é legal o forno partilhar o terra de 4mm da placa?

    Faço esta questão da legalidade pois sendo uma casa alugada não quero ter responsabilidades caso um dia haja algum problema mesmo a nível de coberturas de seguro etc. etc.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0188 seg. NEW