Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Eu sou emigrante, e recentemente comprei 1 imóvel em Portugal com a intenção de rentabilizar. A ideia era/é contratar 1 empresa gestora de arrendamentos, que gerisse os alugueres, desde o check-in, limpezas e check-outs. Contactei uma serie de empresas e os valores de comissão das mesmas anda pelos mesmos valores (entre 15-20% de comissão + limpeza). No entanto, e o que ainda não consegui perceber qual a opção mais vantajosa para mim, tem a ver com o tipo de contrato com essas empresas: Cessão de exploração Vs Gestão partilhada. Pelo que percebi para já, na Cessão tenho de enviar uma factura à empresa e é ela que me paga. Para isso tenho de cobrar IVA a 23%. No caso de Gestão partilhada, as duas partes passam factura e o IVA é entre 0 e 6% )consoante o volume.

    Alguém aqui percebe um pouco mais, e me consegue aconselhar? Há alguma vantagem em ser Cessão e pagar os 23% de IVA? Há alguma desvantagem em fazer 1 contacto de Gestão partilhada?

    Muito obrigado.

    MT
  2.  # 2

    Deve expor essa situação a um TOC (contabilista) e pedir apoio/ consulta para saber qual será o regime mais vantajoso. Depende de diversos factores, de entre os quais, o valor da facturação anual.
  3.  # 3

    Se fosse comigo, eu manteria o controle da faturação aos clientes, assim como não abdicava de ter o controle dos sites onde anunciava o alojamento (Booking, Airbnb, etc). A empresa trataria da parte operacional, tipo limpeza, tratamento de roupas, manutenções e check ins. Mensalmente eles emitem uma fatura pela prestação do serviço e você paga.
    Concordam com este comentário: NLuz
 
0.0088 seg. NEW