Iniciar sessão ou registar-se
    • Susi
    • 10 março 2022

     # 1

    Caros amigos,


    Tenho também outro grande problema "pendente". De facto, junto ao muro da minha casa estão 3 contentores de lixo indiferenciado. Há quase 1 ano que pressiono a Câmara Municipal de Sintra para os remover para outro local (p.e. para mais perto dos seus verdadeiros utilizadores, os moradores dos apartamentos), mas o silêncio deles é total!

    De facto, estes são os únicos contentores do quarteirão (prédios e moradias) e, por isso, "cai" tudo aqui: lixo, monos, residuos verdes, etc. Dentro dos caixotes, fora dos caixotes, encostados ao muro, tampas em cima do gradeamento, etc!

    A Srª Eng. dos SMAS responsável pelos Residuos Urbanos já esteve no local e, pasme-se, diz que não existem alternativas (há e bastantes!), que antes de eu fazer a casa os caixotes já estavam no local (!?) e que... há sempre alguém que é prejudicado!


    Mas, o que fazer mais para resolver a situação?
      FdC.jpg
    • size
    • 10 março 2022

     # 2

    Colocado por: SusiCaros amigos,


    Tenho também outro grande problema "pendente".


    Outro? Quais os demais ? :)

    Terá que colocar a questão com alguma razoabilidade, apresentando uma alternativa viável, justificável.
    Mudar o contentor para a frente de outra moradia não será equilibrado.

    Convirá pesquisar se na rua existe algum espaço que não confronte com habitações, apresentando essa alternativa.
  1.  # 3

    O pessoal não quer os contentores do lixo à porta, nem muito longe, o ideal mesmo é ali à porta do vizinho!!!
  2.  # 4

    existem forma de esconder tais como



    é uma forma de sensibilizar a câmara
  3.  # 5

    Sintra esta a substituir os contentores por maloques é questão de esperar, pode ser que tenha sorte..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Susi
    • Susi
    • 11 março 2022

     # 6

    Colocado por: PickaxeO pessoal não quer os contentores do lixo à porta, nem muito longe, o ideal mesmo é ali à porta do vizinho!!!


    Colocado por: PickaxeO pessoal não quer os contentores do lixo à porta, nem muito longe, o ideal mesmo é ali à porta do vizinho!!!


    O "pessoal", neste caso eu, não quer é o lixo fora dos contentores, nem monos encostados ao meu muro, nem as tampas em cima do gradeamento! Faço notar que a distância entre os contentores e o muro é de apenas 80cm!

    Se houvesse civismo do "pessoal" não haveria qualquer problema. A questão é que o "pessoal" não respeita nada nem ninguém, querem é deixar o lixo "á porta do vizinho"... Falta saber que tipo de "pessoal" é você, se é dos que cumpre a legislação ou não...

    Ponha-se no meu lugar para ver se gostava! Francamente...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 7

    Tenho um vizinho exactamente com o mesmo problema.

    A malta abre as tampas para o lado do terreno dele sem cuidado e já lhe partiram um limoeiro com essa brincadeira. A soluçao foi rodar 90° os contentores, ficando ligeiramente na estrada.

    Nos dias que os camiões fazem a recolha, é só resíduos no ar que acabam por cair no terreno dele... uma desgraça. Entao quando há vento, é uma autentica lixeira.

    Você nao vai gostar da resposta, mas a autarquia nao vai mudar o contentor de sitio pelo seu belo prazer.. A sua missão passa numa primeira fase por uma campanha de sensibilização. Coloque uns cartazes no seu gradeamento com um certo tom de ironia/brincadeira, a pedir para que todos sejam mais "limpos", respeitando a higiene do bairro.

    Num caso extremo, se hipoteticamente começar a ter muito lixo no seu terreno, tire umas fotos, mostre à dita "engenheira" e diga que nem pode deixar as suas crianças brincar livremente no jardim porque nao estao salvaguardadas as condições de de higiene devido à falta de civismo dos habitantes do bairro.
    Você tal como todos os outros, tem todo o direito de poder usufruir do seu espaço exterior sem ter que levar com a merd* dos outros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Susi
    • Susi
    • 11 março 2022 editado

     # 8

    Colocado por: NostradamusTenho um vizinho exactamente com o mesmo problema.

    A malta abre as tampas para o lado do terreno dele sem cuidado e já lhe partiram um limoeiro com essa brincadeira. A soluçao foi rodar 90° os contentores, ficando ligeiramente na estrada.

    Nos dias que os camiões fazem a recolha, é só resíduos no ar que acabam por cair no terreno dele... uma desgraça. Entao quando há vento, é uma autentica lixeira.

    Você nao vai gostar da resposta, mas a autarquia nao vai mudar o contentor de sitio pelo seu belo prazer.. A sua missão passa numa primeira fase por uma campanha de sensibilização. Coloque uns cartazes no seu gradeamento com um certo tom de ironia/brincadeira, a pedir para que todos sejam mais "limpos", respeitando a higiene do bairro.

    Num caso extremo, se hipoteticamente começar a ter muito lixo no seu terreno, tire umas fotos, mostre à dita "engenheira" e diga que nem pode deixar as suas crianças brincar livremente no jardim porque nao estao salvaguardadas as condições de de higiene devido à falta de civismo dos habitantes do bairro.
    Você tal como todos os outros, tem todo o direito de poder usufruir do seu espaço exterior sem ter que levar com a merd* dos outros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Susi


    Mas caro amigo, o pedido de deslocação tem fundamento, não é a meu belo prazer porque as minhas coisas estão, factualmente, a serem danificadas! É disto que me queixo!

    Já agora, vocês são também do concelho de Sintra?
    • Susi
    • 11 março 2022

     # 9

    Colocado por: NostradamusTenho um vizinho exactamente com o mesmo problema.

    A malta abre as tampas para o lado do terreno dele sem cuidado e já lhe partiram um limoeiro com essa brincadeira. A soluçao foi rodar 90° os contentores, ficando ligeiramente na estrada.

    Nos dias que os camiões fazem a recolha, é só resíduos no ar que acabam por cair no terreno dele... uma desgraça. Entao quando há vento, é uma autentica lixeira.

    Você nao vai gostar da resposta, mas a autarquia nao vai mudar o contentor de sitio pelo seu belo prazer.. A sua missão passa numa primeira fase por uma campanha de sensibilização. Coloque uns cartazes no seu gradeamento com um certo tom de ironia/brincadeira, a pedir para que todos sejam mais "limpos", respeitando a higiene do bairro.

    Num caso extremo, se hipoteticamente começar a ter muito lixo no seu terreno, tire umas fotos, mostre à dita "engenheira" e diga que nem pode deixar as suas crianças brincar livremente no jardim porque nao estao salvaguardadas as condições de de higiene devido à falta de civismo dos habitantes do bairro.
    Você tal como todos os outros, tem todo o direito de poder usufruir do seu espaço exterior sem ter que levar com a merd* dos outros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Susi


    Na próxima vez, se a houver, vou propor-lhe a venda da casa!😅

    Fora de brincadeiras, vou consultar um advogado. Preciso de perceber as minhas hipóteses.
  5.  # 10

    Aqui na minha rua tem dois caixotes do lixo, estão na rua do lado oposto às moradias, o problema é que existe pessoal que não gosta de gastar dinheiro em sacos do lixo e esvazia os caixotes e baldes diretamente dentro do contentor, outros há que deixam a tampa aberta para trás e por ultimo existe outro tipo de personagens que deixa os sacos do lixo encostados ao contentor, independentemente deste estar vazio, ora que acontece é que isto deixou de acontecer porque uma das vizinhas mais próximas desse contentor alertou as pessoas para isso da primeira vez que viu, da segunda vez não teve problemas e foi levar os sacos de regresso à porta dos artistas e eles perceberam a mensagem. (Tinham-se mudado para cá há pouco tempo).

    A moral da história é se presenciar as personagens que tem dificuldades em perceber como funciona o ato de colocar o lixo no contentor, advirta, em principio a pessoa compreende e não torna a repetir, caso contrário registe e denuncie na CM. Consulte o regulamento ambiental da sua autarquia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Susi
  6.  # 11

    coloque uma vedação em chapa nessa zona um pouco mais alta que essas grades
  7.  # 12

    Por essas e outras, no meu concelho não há contentores de lixo. A cada dois dias passa a recolha a horas definidas e as pessoas deixam os sacos na rua minutos antes. Claro que para isto tem que haver civismo. Pelo menos na minha rua não tenho queixas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Susi
    • Susi
    • 11 março 2022

     # 13

    Colocado por: tviegascoloque uma vedação em chapa nessa zona um pouco mais alta que essas grades


    Desculpe, mas está fora de questão! A casa é nova e estas são as grades que estão no projecto, não as posso (nem quero) tapar!

    Com efeito, são os SMAS que terão que tratar da situação e colocar, pelo menos, umas proteções na parte de trás dos caixotes para as tampas não virem para trás! É elementar e eles já tiveram mais que tempo para o fazer! Recordo que não será por falta de dinheiro pois os SMAS de Sintra vangloriam-se de ser a maior Empresa Municipal do país (está no site deles)!

    Aliás, para verem o caricato da situação, o local tem ilhas construidas para 2 contentores e estão lá 3 (já estiveram CINCO), um em cima do passeio! Mas, para os SMAS no pasa nada...
  8.  # 14

    Colocado por: Susi

    Desculpe, mas está fora de questão! A casa é nova e estas são as grades que estão no projecto, não as posso (nem quero) tapar!

    Com efeito, são os SMAS que terão que tratar da situação e colocar, pelo menos, umas proteções na parte de trás dos caixotes para as tampas não virem para trás! É elementar e eles já tiveram mais que tempo para o fazer! Recordo que não será por falta de dinheiro pois os SMAS de Sintra vangloriam-se de ser a maior Empresa Municipal do país (está no site deles)!

    Aliás, para verem o caricato da situação, o local tem ilhas construidas para 2 contentores e estão lá 3 (já estiveram CINCO), um em cima do passeio! Mas, para os SMASno pasa nada...


    Estando ou não no projeto, eu colocava as chapas nesse local e se as mesmas apresentassem danos pelas pancadas das tampas ia pedir a reparação aos smas, ou se a camara chateasse remetia ao smas, o porque, ai talvez ja se mexessem. assim bem pode ir esperando.
    • Susi
    • 11 março 2022 editado

     # 15

    Colocado por: tviegas

    Estando ou não no projeto, eu colocava as chapas nesse local e se as mesmas apresentassem danos pelas pancadas das tampas ia pedir a reparação aos smas, ou se a camara chateasse remetia ao smas, o porque, ai talvez ja se mexessem. assim bem pode ir esperando.


    Pois... Pode não acreditar, mas o antigo muro foi completamente danificado (leia-se partido...) pelos funcionários dos SMAS de Sintra pois, nessa altura, além dos contentores de lixo indiferenciado estavam no local também os 3 contentores do Ecoponto, literalmente encostados ao muro!

    Ora, as pancadas dos contentores nesse muro, provocadas pela grua ao iça-los e ao baixá-los, danificaram completamente o mesmo!

    A antiga dona do terreno agiu judicialmente e mesmo assim até hoje não recebeu nada (tenho toda a "papelada" na minha posse)! Está a ver o modus operandi dos SMAS de Sintra, não é?
  9.  # 16

    Colocado por: Susi

    Pois... Pode não acreditar, mas o antigo muro foi completamente danificado (leia-se partido...) pelos funcionários dos SMAS de Sintra pois, nessa altura, além dos contentores de lixo indiferenciado estavam no local também os 3 contentores do Ecoponto, literalmente encostados ao muro!

    Ora, as pancadas dos contentores nesse muro, provocadas pela grua ao iça-los os despejar para o camião, danificaram completamente o mesmo!

    A antiga dona do terreno agiu judicialmente e mesmo assim até hoje não recebeu nada (tenho toda a "papelada" na minha posse)! Está a ver omodus operandidos SMAS de Sintra, não é?


    Está explicado o relaxamento por parte da CM... Tem de ir para outro CM, neste caso o Correio da Manhã.
    Concordam com este comentário: Susi
  10.  # 17

    Colocado por: Susi

    Pois... Pode não acreditar, mas o antigo muro foi completamente danificado (leia-se partido...) pelos funcionários dos SMAS de Sintra pois, nessa altura, além dos contentores de lixo indiferenciado estavam no local também os 3 contentores do Ecoponto, literalmente encostados ao muro!

    Ora, as pancadas dos contentores nesse muro, provocadas pela grua ao iça-los e ao baixá-los, danificaram completamente o mesmo!

    A antiga dona do terreno agiu judicialmente e mesmo assim até hoje não recebeu nada (tenho toda a "papelada" na minha posse)! Está a ver omodus operandidos SMAS de Sintra, não é?

    Se é assim, só lhe resta "puxar lume" aos ditos...
    Concordam com este comentário: Susi
    • Susi
    • 11 março 2022

     # 18

    Colocado por: rjmpires
    Se é assim, só lhe resta "puxar lume" aos ditos...
    Concordam com este comentário:Susi


    É o que dá vontade, puxá-los para o meio da rua, chegar-lhes lume e depois ligar para lá a informar que o problema está resolvido!
    • size
    • 11 março 2022

     # 19

    Colocado por: Susi
    O "pessoal", neste caso eu, não quer é o lixo fora dos contentores, nem monos encostados ao meu muro, nem as tampas em cima do gradeamento! Faço notar que a distância entre os contentores e o muro é de apenas 80cm!

    Se houvesse civismo do "pessoal" não haveria qualquer problema. A questão é que o "pessoal" não respeita nada nem ninguém, querem é deixar o lixo "á porta do vizinho"...


    Talvez exigir à responsável dos SMAS uma melhor fiscalização da situação ilegal, visando o cumprimento do Regulamento Municipal de Resíduos
    Sólidos do Concelho de Sintra, quanto ao fecho da tampa do contentor, bem como, quanto ao depósito de Monos, que tem que ser comunicado e agendada a recolha, com antecedência.
    Existem coimas estabelecidas para os infractores.

    Eu colocaria escritos de alerta no contentor, no sentido de moralizar os vizinhos infractores.

    ....................
    Artigo 17º
    Responsabilidade pelo bom acondicionamento e deposição de resíduos sólidos urbanos
    1 - Entende-se por bom acondicionamento dos resíduos sólidos urbanos, a sua deposição no interior dos recipientes, em boas condições de higiene e estanquicidade, em sacos de plástico devidamente fechados, não devendo a sua colocação ser a granel dentro dos equipamentos, de forma a não ocorrer espalhamento ou derrame dos resíduos no interior dos recipientes ou na via pública.
    2 - São responsáveis pelo bom acondicionamento dos resíduos sólidos urbanos e pela sua colocação nos equipamentos que compõem o sistema de deposição:
    a) Os proprietários, gerentes ou administradores de estabelecimentos comerciais, industriais ou hospitalares, escritórios e similares;
    b) Os proprietários e os residentes de moradias ou de edifícios de ocupação unifamiliar;
    c) O condomínio, representado pela administração, nos casos de edifícios em regime de propriedade horizontal;
    d) Nos restantes casos, os indivíduos ou entidades para o efeito designados, os porteiros, nos termos do Regulamento Municipal de Porteiros da Câma
    ra Municipal de Sintra de 1971, tendo ainda em atenção o teor do respectivo contrato de trabalho, ou na sua falta, todos os residentes.
    3 – Para além do bom acondicionamento dos resíduos sólidos urbanos, as pessoas ou entidades referidas no número anterior são ainda responsáveis pela colocação e retirada dos contentores da via pública nas áreas abrangidas pela recolha porta-a-p4 - Só é permitido depositar resíduos sólidos urbanos nos recipientes destinados para o efeito, sendo obrigatório a deposição no interior dos mesmos, devendo ser respeitado integralmente o fim a que cada um deles se destina, e deixando sempre fechada
    a respectiva tampa.

    5 - À excepção do disposto na alínea d) do n.º 2 do artº 18º, não é permitido colocar nos equipamentos de deposição, quaisquer resíduos líquidos ou liquefeitos.
    6 - Não é permitida a colocação de resíduos sólidos urbanos nos recipientes de recolha indiferenciada situados na via pública, nos dias em que a mesma não é efectuadaorta.

    https://cm-sintra.pt/phocadownload/PDF/ambiente/Regulamento_Municipal_Residuos_Solidos_2012.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Susi
 
0.0226 seg. NEW