Iniciar sessão ou registar-se
    • Reimei
    • 14 março 2022 editado

     # 1

    Bom dia.

    A minha noiva e eu recebemos cerca de 1500 euros liquidos, mês.

    Eu estou a termo incerto à 5 anos (contrato de 2017) e a minha noiva a termo certo desde 2020.

    Eu tenho 39 anos de idade, a noiva 34.

    Vendi a casa e agora estamos a procura de uma noca casa.,nao temos qualquer outro credito. A nossa taxa de esforco para esta casa de 142.500 seria de cerca de 26%.,temos até 22/23k para dar de entrada

    Encontrámos a casa perfeita e falamos com a imobiliaria que enviou documentacao para o Totta,o Totta so aceita conceder crédito com fiador.

    Vale a pena tentar outros bancos? Ou isto é sinal que qualquer outro banco vai pedir fiadores?
    • Edna
    • 14 março 2022

     # 2

    Bom dia,

    Eu e o meu noivo pedimos um financiamento para uma construir uma casa de 185.000 (emprestam 90%) estamos os dois com contrato sem termo e o banco não pede fiadores, o banco em questão é a Caixa Geral de Depósitos.
    • Reimei
    • 14 março 2022 editado

     # 3

    Bom dia Edna. Obrigado pela sua resposta.

    Mas sendo "sem termo" talvez seja diferente,eu estou "incerto" e a noiva a term certo :(

    Quando fui à Cgd foi-me referido tambem que nao viam problema para aceitar o credito, mesmo no balcão. Ao que me parece esta imobiliária trabalha mais com o Totta.,talvez por isso insistam tanto nessa instituição bancária.
    Os valores que auferem sao similares aos que referi? Cumprimentos
  1.  # 4

    Colocado por: ReimeiBom dia Edna. Obrigado pela sua resposta.

    Mas sendo "sem termo" talvez seja diferente,eu estou "incerto" e a noiva a term certo :(

    Quando fui à Cgd foi-me referido tambem que nao viam problema para aceitar o credito, mesmo no balcão. Ao que me parece esta imobiliária trabalha mais com o Totta.,talvez por isso insistam tanto nessa instituição bancária.
    Os valores que auferem sao similares aos que referi? Cumprimentos


    Ou procura outras opções (Bancos) ou recorre a um intermediário financeiro (dr. Finanças, Decisões&Soluções).
    O não é garantido!
    Ou se tem fiador e as condições são boas... aceite.
  2.  # 5

    A imobiliária é que está a tratar do Crédito Habitação?
  3.  # 6

    A imobiliaria ta a fazer intermediação de credito mas so falou com o Totta.

    Falei com a decisões e solucoes e estou à espera de resposta.

    Mas a informacao da imobiliria é que por certo todos os outros bancos vao pedir fiador..e fiador é coisa que nao temos.
  4.  # 7

    Não vá em conversas de imobiliária e ande pelo seu pé. Bata à porta aos bancos. Eu em dois anos primeiro fiz a pesquisa para a minha casa e depois para a casa da cunhada. Arranjei sempre melhores condições que imobiliárias. O Montepio venceu as duas vezes seguidos pelos CTT.
    Fiador devem estar a pedir por cara metade estar estar a contrato mas acho que consegue sem.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  5.  # 8

    Use o Dr. Finanças, o seu serviço é muito bom.
  6.  # 9

    Colocado por: ReimeiA imobiliaria ta a fazer intermediação de credito mas so falou com o Totta.

    Falei com a decisões e solucoes e estou à espera de resposta.

    Mas a informacao da imobiliria é que por certo todos os outros bancos vao pedir fiador..e fiador é coisa que nao temos.

    Esqueça a imobiliária...
    Consulte bancos (2 ou 3), certifique-se é que o vendedor (imobiliária) tem a documentação toda necessária para fazer a escritura. À imobiliária só interessa uma coisa: a comissão. Com um pouco de azar apanham a comissão na assinatura do CPCV e depois tem que se haver com o vendedor se houver falta de documentos que causem atraso na marcação da escritura...
  7.  # 10

    O problema do Dr Finanças e afins é que deixa na mão deles, eles fazem os contactos e junto com a percentagem deles vai ter um valor X do banco XPTO e Y de outro qualquer etc. Se for lá depois pessoalmente eles nunca irão baixar daquelas valores.
    Se fizer primeiro pesquisa na net, banco a banco, escolher 3 e ir pessoalmente aos mesmos eles irão fazer-lhe propostas. Com essas propostas ou escolhe uma ou ainda vai poder apresentar valores do Banco XPTO ao Banco YZP. Assim se fazem as guerras de spreads e se conseguem melhores negócios. Eles não são seus amigos, é tentar o melhor negócio para si para o resto da sua vida.
    Não se esqueçam também que não é só spreads e juros.
    Façam as contas às custas de manutenção da conta, façam a soma a tudo e vejam quanto pagam no final do mês. Por vezes a diferença está aí.
    De resto boa sorte porque vai dar para queimar pestanas, mas vai valer a pena.
  8.  # 11

    Vá directamente aos bancos, esqueça intermediários. A parta da compra da casa em si o crédito habitação é provavelmente o negócio de maior montante que vai fazer na vida, não entregue isso a outros.

    Mas com contrato a "termo incerto" + "contrato a termo certo", nos dias que correm, prepare-se para lhe pedirem reforço garantias (i.e. fiança), é prática generalizada por "interpretação" do DL74-A/2017.
  9.  # 12

    O contrato a termo indeterminado difere do contrato a termo incerto ?

    A empresa disponibiliza-se a alterar o texto do documento de "incerto" para "indeterminado".

    Pelo que li em eportugal.gov.pt, sao conceitos diferentes

    Incerto :" este tipo de contracto tem a duracao maxima de 4 anos"

    Indeterminadk:" ao contrario dos contratos temporarios, o contrato de trabalho sem termo nao tem um fim determknado,tambem cohecido como "contratk de trabalho por tempo indeterminado" este tipo de contrato nao tem duracao fixa,estando em vigor sem qualquer prazo pre estabelecido. Nao pode ser feito para responder a uma necessidade temporaria da empresa".

    Agradeco desde ja todas as respostas. Recorremos a decisões e solucoes por termos ficado assustados com a necessidade do totta em querer fiador, queriamos uma resposta rapida dos outros bancos. Mas a menos que surja uma proposta muita boa atraves do intermediário de crédito,vamos sempre fazer tambem uma ronda por alguns bancos.
  10.  # 13

    Dos casos que conheço, no Dr. Finanças conseguiram melhores condições que "visitas pessoais".
  11.  # 14

    Colocado por: ReimeiA empresa disponibiliza-se a alterar o texto do documento de "incerto" para "indeterminado".


    E porque não se disponibiliza a entidade patronal a alterar o texto do documento para "sem termo"? É esta a questão que o banco vai colocar... Era a que eu colocava se o processo me calhasse a mim. Mas por definição, contrato por tempo indeterminado é a mesma coisa que contrato sem termo, usualmente um contrato a termo, converte em contrato por tempo indeterminado quando atinge o número máximo de de renovações.

    Mas numa óptica prudencial de análise de risco, apenas vão considerar o seu rendimento para cálculo de DSTI e Tx. de Esforço dado que a sua noiva esta a contrato a termo certo (e sendo desde 2020, o mais certo é não reunir condições para passar a tempo indeterminado).
  12.  # 15

    Colocado por: EdnaBom dia,

    Eu e o meu noivo pedimos um financiamento para uma construir uma casa de 185.000 (emprestam 90%) estamos os dois com contrato sem termo e o banco não pede fiadores, o banco em questão é a Caixa Geral de Depósitos.


    Porque é que só emprestam 90%? o terreno não vale o resto? Obg
  13.  # 16

    Colocado por: DuarteMDos casos que conheço, no Dr. Finanças conseguiram melhores condições que "visitas pessoais".


    Não acredite nisso até porque desafia a lógica. Porque razão vai um banco dar as melhores condições que tem a um cliente encaminha por um IC quando depois ainda tem que pagar a comissão ao IC. Quando muito faz as mesmas que faria ao cliente se ele lá fosse pessoalmente... O cliente sendo de bom risco, os bancos fazem as melhores condições e entrem em guerras de spreds, não sendo um risco assim tão bom, aproveita-se. E é com estes últimos que ganham dinheiro.
  14.  # 17

    Colocado por: jojo91

    Porque é que só emprestam 90%? o terreno não vale o resto? Obg

    Porque são as regras atuais.
  15.  # 18

    Colocado por: ZeMac86

    Não acredite nisso até porque desafia a lógica. Porque razão vai um banco dar as melhores condições que tem a um cliente encaminha por um IC quando depois ainda tem que pagar a comissão ao IC. Quando muito faz as mesmas que faria ao cliente se ele lá fosse pessoalmente... O cliente sendo de bom risco, os bancos fazem as melhores condições e entrem em guerras de spreds, não sendo um risco assim tão bom, aproveita-se. E é com estes últimos que ganham dinheiro.


    Qual lógica? Não há lógica nenhuma, foi assim e ponto.
    Guerras de spread? Olhe quejá não está em 2008, agora muitos até parecem dar a entender que não estão interessados em fazer o crédito, não negoceiam nada, é assim e prontos, não quer vá a outro.
  16.  # 19

    Colocado por: ZeMac86

    E porque não se disponibiliza a entidade patronal a alterar o texto do documento para "sem termo"? É esta a questão que o banco vai colocar... Era a que eu colocava se o processo me calhasse a mim. Mas por definição, contrato por tempo indeterminado é a mesma coisa que contrato sem termo, usualmente um contrato a termo, converte em contrato por tempo indeterminado quando atinge o número máximo de de renovações.

    Mas numa óptica prudencial de análise de risco, apenas vão considerar o seu rendimento para cálculo de DSTI e Tx. de Esforço dado que a sua noiva esta a contrato a termo certo (e sendo desde 2020, o mais certo é não reunir condições para passar a tempo indeterminado).


    Perante a lei um contrato por "tempo indeterminado" é o mesmo que um contrato "sem termo".
  17.  # 20

    Colocado por: DuarteMGuerras de spread? Olhe quejá não está em 2008, agora muitos até parecem dar a entender que não estão interessados em fazer o crédito, não negoceiam nada, é assim e prontos, não quer vá a outro.
    .

    Acha que praticar spreads de 1p.p. não é guerra? Por bom risco já há quem derrogue taxas forte e feio.
 
0.0199 seg. NEW