Iniciar sessão ou registar-se
    • zed
    • 14 março 2022

     # 1

    A casa dos meus pais, que data dos anos 50, tem umas paredes que parece que são de areia. Quando se fura aquilo desfaz-se tudo e fica uma cratera, também dificilmente se consegue fixar o que quer que seja (algumas têm tijolo mas não é o caso deste guarda-corpos que só tem madeira).



    1. Que tipo de parede/construção é isto?
    2. Qual a melhor forma de fixar prateleiras ou outros objectos com algum peso?
  1.  # 2

    Se a parede é uma espécie de armadura de madeira enchida com uma massa pouco resistente, isso será tabique.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  2.  # 3

    Colocado por: ClioIISe a parede é uma espécie de armadura de madeira enchida com uma massa pouco resistente, isso será tabique.


    muito provavelmente.

    será complicado colocar prateleiras nessas paredes. penso que terá que esburacar e procurar as traves de madeira que suportam a parede e fixar a prateleira ai.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  3.  # 4

    Colocado por: zed
    1. Que tipo de parede/construção é isto?
    sem ver nao sei. pode ser muita coisa desde taipa a ... tabique

    se for mesmo taipa o normal é fazer um furo, meter um taco de cadeira, ficar com argamassa de cal ( de CAL, não de cimento) e assim fixar a prateleira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  4.  # 5

    Colocado por: pauloagsantos

    muito provavelmente.

    será complicado colocar prateleiras nessas paredes. penso que terá que esburacar e procurar as traves de madeira que suportam a parede e fixar a prateleira ai.
    Concordam com este comentário:antonylemos
    sendo tabique sim..



    Colocado por: zedA casa dos meus pais
    já agora zed, que espessura tem essa parede onde quer fixar a prateleira?
    • zed
    • 14 março 2022

     # 6

    Não é bem uma prateleira, eu estava a exagerar. É uma cancela daquelas para não passarem as crianças, ainda assim pode fazer algum peso.

    Penso que terá 10 a 15cm de espessura neste ponto.
  5.  # 7

    Colocado por: zedNão é bem uma prateleira, eu estava a exagerar. É uma cancela daquelas para não passarem as crianças, ainda assim pode fazer algum peso.

    Penso que terá 10 a 15cm de espessura neste ponto.
    sendo essa parede estruturalmente feita em madeira terá de adoptar uma solução apropriada para fixação a madeira com parafusos e buchas apropriadas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
    • zed
    • 15 março 2022

     # 8

    E encher aquilo com alguma resina de poliéster ou epoxy, faz sentido?
  6.  # 9

    Colocado por: zedE encher aquilo com alguma resina de poliéster ou epoxy, faz sentido?
    encher o que?
    • zed
    • 16 março 2022

     # 10

    Acho que não expliquei bem mas a ideia é arranjar aquilo que se vê na foto, onde está um buraco enorme na parede (setas azuis).
    • zed
    • 4 junho 2022

     # 11

    A solução do taco resultou bem, falta agora acabar para ficar bonito.


    Argamassa de cal? No Leroy há o SecilTek Reabilita CAL AC, serve?
  7.  # 12

    serve
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  8.  # 13

    Também pode comprar um pouquinho de gesso. humedece o taco e o buraco. Preencha o buraco com a pasta de gesso, com uma espátula. Deixe secar. Lixe... E pinte.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
    • zed
    • 4 julho 2022

     # 14

    Entre estes dois produtos qual será o mais adequado?


    Segundo o rapaz do Leroy devo até usar os dois e misturar pois "um puxa o outro". 8-)
  9.  # 15

    • zed
    • 4 julho 2022

     # 16

    Realmente era mais conveniente do que um saco de 5 kg de pó. Mas dá ideia que é massa acrílica, é apropriado para usar em tabique?

    Colocado por: antonylemosmeter um taco de cadeira, ficar com argamassa de cal ( de CAL, não de cimento)

    Esta "Massa à base de dispersão acrílica" SOUDAL T-REX FILLER 250ML que diz "gesso" também me deixa-me na dúvida...
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Tintas-e-drogaria/Preparar-antes-de-pintar/Reparacao-da-parede/WPR_REF_15431591
  10.  # 17

    Colocado por: Pedro BarradasTambém pode comprar um pouquinho de gesso. humedece o taco e o buraco. Preencha o buraco com a pasta de gesso, com uma espátula. Deixe secar. Lixe... E pinte.


    Mais simples que isto? Não consegue ir a uma drogaria tradicional e comprar 1kg de gesso ou menos!?
  11.  # 18

    Concordo com o Pedro Barradas, neste caso mais vale ir a uma drogaria e pedir um saco de gesso pequeno (costumam sempre ter uns de 1kg), há que ter cuidado com a profundidade aceitável para o gesso em alguns casos como massas de acabamento não é aconselhado usar para encher buracos tão fundos, pessoalmente metia uma camada de reboco para encher o buraco à volta e depois é que metia o gesso por cima disso.

    A ideia de um puxar o outro é estranha pois o Gesso Estuque da Sival já endurece na minha opinião rápido demais nas zonas mais quentes do país, aqui endurece logo uns 10 mins após misturar, não sou fã para ser sincero é dificil trabalhar com gessos que endurecem assim tão depressa.
    Importante mencionar que também há as opções de betumes pré-misturados que é só aplicar como as da Aguaplast.

    Contudo tanto quanto sei creio que o gesso por norma não agarra muito bem a madeiras, se estiver errado corrijam-me, será que o gesso é a melhor coisa e não devia ter outras misturas para fazer algum agarre e enchimento ?
  12.  # 19

    Tem de humedecer os suportes antes! Muito importante!
    Se for muito profundo fazer em etapas / camadas
  13.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasTem de humedecer os suportes antes! Muito importante!
    Se for muito profundo fazer em etapas / camadas


    Exacto. Uma camada fina, esperar que seque e retraia. Outra camada fina, idem... até que esteja preenchido.
 
0.0211 seg. NEW