Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas gente boa!

    Será que alguém com mais conhecimento que eu me poderia gentilmente dar uma opinião?

    Tenho um pequeno negócio de instalação/venda de bombas de calor, no passado ano vendi uma bomba de calor a uma empresa instaladora sediada em Portugal. Informaram-me na altura que não iam precisar de orçamento para a instalação. Agora estão a reclamar garantia pois segundo ele a bomba de calor está avariada, o problema é que levaram e instalaram a bomba está instalada em França. As minhas duvidas são, não estando a bomba de calor em Portugal, sendo a minha empresa e a empresa que me comprou Portuguesas, a marca da bomba de calor é obrigada a dar garantia enviando um técnico ao local? Alguem sabe o Dl aonde menciona isso?

    Obrigado a todos os que me possam ajudar!



    Desde já o meu obrigado!
  2.  # 2

    O que diz o fabricante nas condições de garantia sobre equipamentos para exportação??

    Gênericamente as garantias de distribuição nacionais não são extensíveis a exportação ou importação.
  3.  # 3

    Mas essa empresa pediu-lhe para se deslocar à França? Se tivesse na Rússia como seria?

    A empresa que instalou tem que dar garantia da instalação (e desinstalação). Você apenas tem que dar garantia ao material.

    Ou seja, a outra empresa tem de repatriar o material e só depois é que você entra com a sua garantia. As garantias dos produtos na UE sao validas em todos os estados membros. Sejam telemóveis, aquecedores, TV, etc.

    Não lhe cabe a si fazer Km e Km. Era demasiado fácil para o instalador. Na verdade, até é um negocio da China para o instalador. Faz uma fortuna com a instalação e libra-se de todas as responsabilidades no serviço pós venda.

    O que pode ser feito, e geralmente é feito, é cobrar a essa empresa uma tarifa de deslocação, caso ele se recuse a repatriar o material. Mas em todo o caso, você nunca poderá ser obrigado a deslocar-se à França.
  4.  # 4

    Dentro da UE, tem de prestar a garantia de 2 anos, agora 3, para o consumidor final.

    Sendo entre empresas a garantia europeia é de 1 ano. (salvo erro)
    Qual é a garantia garantida pelo Fabricante dessa BC?
    O fabricante tem representante em França?

    Percebe onde quero chegar?
  5.  # 5

    Colocado por: NostradamusAs garantias dos produtos na UE sao validas em todos os estados membros. Sejam telemóveis, aquecedores, TV, etc.
    no é bem assim,
    Tem garantia que é assumida pelo importador no estado onde se colocou a disposição do cliente final.

    Um exemplo prático pessoal, faço importação de diverso equipamento que revendo a clientes finais e perante estes a responsabilidade da garantia legal é minha, depois posso exigir a garantia junto do meu fornecedor.
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasSendo entre empresas a garantia europeia é de 1 ano. (salvo erro)


    Sim é.

    Pelo menos é o que fazemos aos nossos clientes industriais.
 
0.0118 seg. NEW