Iniciar sessão ou registar-se
    • MMMH
    • 19 março 2022 editado

     # 1

    Olá,

    Vou ter um espaço remodelado onde vai ser instalado um ATI e uma ZAP com 2 RJ45, 2 tomadas TV e 2 tomadas fibra ótica. O equipamento a utilizar seria o FiberGateway da MEO que é router e ONT num só aparelho. A ideia seria ter este router junto da ZAP, ou seja, fora da ATI. Assim sendo, a minha questão é: é possível ligar este router a uma das tomadas de fibra ótica da ZAP? Ou teria obrigatoriamente que ser instalada uma tomada de fibra pelos técnicos da MEO com os cabos a passarem por fora da parede? Sendo que esta última hipótese não me agrada de todo.

    Obrigado
  1.  # 2

    A rede ited é para ser usada pelos operadores, e não andarem a inventar.

    Se lhe disserem que tem de instalar isso, peça lhes o certificado de instalador e o projecto alterado, pois qualquer alteração à rede ited deve ter um projecto e respectivos ensaios.

    Depois o ato está preparado com um primário de fibra, onde os operadores ligam o seu sinal. Depois é utilizarem um patch cord para ligarem ao cabo de fibra da tomada existente no ati
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MMMH
  2.  # 3

    Os técnicos devem ligar à fibra existente na ZAP.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MMMH
    • MMMH
    • 20 março 2022

     # 4

    Colocado por: VarejoteOs técnicos devem ligar à fibra existente na ZAP.


    Portanto, a ligação da fibra que vem do exterior à que já está instalada no local é feita dentro do ATI. Assim sendo, confirmam que posso ligar o router à tomada de fibra já instalada, ficando toda a cablagem dentro das paredes? É isto ou escapou-me algo?

    Obrigado
  3.  # 5

    Sim pode deixar o ont na ZAP e depois a partir daí distribuir. O principal objectivo da ZAP e mesmo essem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MMMH
    • MMMH
    • 20 março 2022

     # 6

    Colocado por: BigmouseSim pode deixar o ont na ZAP e depois a partir daí distribuir. O principal objectivo da ZAP e mesmo essem
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MMMH


    É o que faz sentido, mas como até agora ainda ninguém me tinha dado uma resposta 100% definitiva, decidi pedir segundas opiniões enquanto ainda se pode fazer alterações ao projeto.
  4.  # 7

    Garanta que a instalação fica funcional para si (e para o operador) e não vá em cantigas do projetista/instalador. Você é que está a pagar e você é que vai usar o espaço todos os dias, e não se esqueça de prever alterações futuras.
  5.  # 8

    Colocado por: armangarGaranta que a instalação fica funcional para si (e para o operador) e não vá em cantigas do projetista/instalador.


    Isto. Preveja que a caixa ATI tem, pelo menos, uma tomada electrica instalada e espaço para colocar um switch, pois vai precisar disso para redistribuir a net, se quiser uma solução cablada (isso come logo 1 cabo de rede da ZAP, sendo que os equipamentos da sala ligarão à box). Se essa box tiver saída para cabo coaxial, preveja pelo menos 1 na ZAP para poder depois redistribuir o sinal de TV para toda a casa. O mesmo vale para telefone. Às vezes há vantagens em deixar os equipamentos do operador na caixa ATI. Escolha uma com espaço para isso, pensando no futuro.
    Concordam com este comentário: armangar
 
0.0114 seg. NEW