Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde!


    Face a algumas duvidas, presentes na hora de escolher o melhor sistema de aquecimento, agradecia ajuda do pessoal do forum de forma a optar pelo melhor opção qualidade/preço.


    Tenho 2 zonas distintas.


    Na sala irei colocar recuperador ventilado, de forma a poder utilizar alguma lenha que disponho "gratuita", e de forma a baixar o custo com o sistema de aquecimento.



    Visto que não quero colocar radiadores, pensei no zona dos quartos, instalar Anonimo18072022A, com ligação a Caldeira a Gás. A zona dos quartos tem a volta de 90 m2.


    Acham uma boa solução? Alguém tem uma ideia em termos de consumos?


    Agradecia a v/ ajuda
  2.  # 2

    Colocado por: RuicamposVisto que não quero colocar radiadores, pensei no zona dos quartos, instalar Anonimo18072022A, com ligação a Caldeira a Gás.
    e colocar o PRH alimentado pelo recuperador de calor sendo este hidráulico??
  3.  # 3

    Colocado por: jorgealvese colocar o PRH alimentado pelo recuperador de calor sendo este hidráulico??



    Precisava de instalar piso radiante na sala.... E quero reduzir o maximo aos custos!
  4.  # 4

    Colocado por: RuicamposPrecisava de instalar piso radiante na sala
    todos os recuperadores de sala tambem aquecem o ambiente onde se encontram, uns mais do que outros
    • SrR
    • 22 março 2022

     # 5

    E quando nao ligar o recuperador como aquece a sala?
  5.  # 6

    Colocado por: SrRE quando nao ligar o recuperador como aquece a sala?
    veste um casaquinho
  6.  # 7

    Colocado por: jorgealvesveste um casaquinho



    Neste momento estou a construir a casa, e com o isolamento que a casa vai ter duvido que seja preciso casaco! Isso é uma consequência logica, caso tbem não ligue o piso!


    Queria tambem tentar perceber, se a caldeira a gas por condensação, dará tbem para a AQS!
  7.  # 8

    Colocado por: SrRE quando nao ligar o recuperador como aquece a sala?




    Isso é uma consequência logica! ;)
    • SrR
    • 22 março 2022

     # 9

    Colocado por: RuicamposQueria tambem tentar perceber, se a caldeira a gas por condensação, dará tbem para a AQS!
    sem stress



    Colocado por: RuicamposIsso é uma consequência logica! ;)
    sim e que no esquema que propoe fica com uma lacuna em termos de aquecimento
  8.  # 10

    Colocado por: SrRsem stress


    Dá???



    sim e que no esquema que propoe fica com uma lacuna em termos de aquecimento



    Lacuna, porque???
    • SrR
    • 22 março 2022

     # 11

    Se quer poupar e tem acesso a lenha gratuita entao a solução para si a meu ver seria recuperador a agua e radiadores.
    • SrR
    • 22 março 2022

     # 12

    Colocado por: RuicamposLacuna, porque???
    porque se tem 2 sistemas de aquecimento faz todo o sentido um colmatar o putro em caso de avaria de um por ex
    Concordam com este comentário: jorgealves
  9.  # 13

    Colocado por: Ruicampose com o isolamento que a casa vai ter duvido que seja preciso casaco
    é um erro crasso assumir que o isolamento só por si vai aquecver alguma coisa, nem numa casa com todos os preceitos passivos isso é possivél.

    Colocado por: Ruicamposse a caldeira a gas por condensação, dará tbem para a AQS!
    serve somente como apoio a uma solução solar termica, só por si não é regulamentar.
  10.  # 14

    Colocado por: SrRSe quer poupar e tem acesso a lenha gratuita entao a solução para si a meu ver seria recuperador a agua e radiadores.




    Não quero radiadores! Quero colocar piso radiante, mas face ao aumento exponencial do preço do piso, queria focar as minhas prioridades, e a zona de quartos é obrigatorio colocar um sistema de aquecimento. Como não quero radiadores, nem A/C, a unica solução, do meu ponto de vista viavel, seria Anonimo18072022A nos Quartos ligada a Caldeira a Gás Natural por Condensação, de forma a poder fazer tbem o aquecimento das aguas.

    Com este tipo de solução apresentada, consigo reduzir o orçamento para metade, visto que o preço de uma bomba de calor de AQS, anda a volta do mesmo preço, para uma caldeira a gas por condensação, que faz aquecimento, bem como as AQS.

    Certo? Ou estou enganado, relativamente a caldeiras a gas natural por condesação?
  11.  # 15

    Colocado por: SrRsem stress
    não tem stress mas também não pode ter certificado energético e nem licença de utilização se não tiver pelo menos um painel solar em termosifão ou circulação forçada.
    que de qualquer maneira tambem teria que ter com o recuperador na sala pois acho que não será desejável ligar o recuperador em julho para ter AQS (apesar de já ter visto uma instalação de um guru que assim o obrigava).

    oh cromo ainda tas a dormir??
  12.  # 16

    Colocado por: jorgealvesé um erro crasso assumir que o isolamento só por si vai aquecver alguma coisa, nem numa casa com todos os preceitos passivos isso é possivél.

    serve somente como apoio a uma solução solar termica, só por si não é regulamentar.



    de Certeza? Tenho um amigo que a caldeiras a gas por condensação, faz aquecimento e AQS. A casa tem 1 ano!
  13.  # 17

    Colocado por: Ruicamposmas face ao aumento exponencial do preço do piso
    bolas, as tabelas em relação a 2020 só subiram 18% nalguns fabricantes e noutros nem isso.
  14.  # 18

    Colocado por: Ruicamposde Certeza?
    legalmente sim, agora isto é Portugal...
  15.  # 19

    Colocado por: jorgealvesnão tem stress mas também não pode ter certificado energético e nem licença de utilização se não tiver pelo menos um painel solar em termosifão ou circulação forçada.
    que de qualquer maneira tambem teria que ter com o recuperador na sala pois acho que não será desejável ligar o recuperador em julho para ter AQS (apesar de já ter visto uma instalação de um guru que assim o obrigava).

    oh cromo ainda tas a dormir??




    O AQS, seria apoiado pela caldeira a Gás por Condensação. O recuperador (ventilado) que falei, apenas seria para aquecer a sala.... Nada mais!
  16.  # 20

    Colocado por: jorgealvesbolas, as tabelas em relação a 2020 só subiram 18% nalguns fabricantes e noutros nem isso.




    No espaço de 5 meses, aumentou 30% preço final
 
0.0199 seg. NEW