Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite! Agradecia o esclarecimento de uma pequena dúvida, desde já obrigado!

    Estou a pensar em comprar um imóvel (com financiamento, crédito autorizado). Para tal, foi me pedido assinar um contrato de promessa em que terei de dar um sinal de 8 000€, 10% do valor de aquisição de 80 000€. Após este contrato, o processo inicia mas não percebi uma coisa.

    Pelo que entendi, o meu banco financia até 85% do valor da avaliação, ora é bastante provável que o valor da avaliação deste imóvel ultrapasse os 100 000€, ou por outras palavras, acima dos 80 000€ da aquisição e como tal deverei ter financiamento completo do valor. O que acontece neste caso? O sinal de 8 000€ é devolvido?

    Isto confunde-me. A alternativa que vejo é que a mensalidade do pagamento do crédito será mais baixa porque já dei este sinal e no fundo, o banco financia 72 000€ já que dei uma entrada inicial. Alguém consegue-me ajudar a esclarecer? Obrigado pelo tempo!
    • xpro
    • 21 março 2022 editado

     # 2

    Boa noite,
    Neste momento nenhum banco financia a 100% o valor que lhe irão dar de crédito será o menor de 2 normalmente entre 85% da avaliação ou 90% da escritura. No seu caso mesmo sendo avaliado por mais de 100000 € o banco apenas lhe irá emprestar 72000 que são os 90% do valor da escritura.
    • AFSA
    • 21 março 2022

     # 3

    Boa noite.
    Actualmente os bancos, e salvo excepções, financiam 85 a 90% do valor da avaliação ou do valor da aquisição, utilizam o que for mais baixo. Dito isto é, conforme o seu caso em que prevê uma avaliação muito superior ao valor da aquisição, o seu financiamento máximo rondará os 68000 ou 72000 consoante a percentagem 85 ou 90% respectivamente. Caso o seu banco financie os 90%, então o valor que já deu de sinal é a entrada inicial e o resto será empréstimo bancário.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  2.  # 4

    Creio que já está esclarecido. Faltou apenas referir que, caso viesse a dar uma entrada superior aos 10% (por um motivo qualquer, não importa qual), ao receber os 90% do montante por parte do seu banco, o valor "a mais" iria entrar para a sua conta bancária.
    Na realidade o dinheiro do banco vai sempre para a sua conta, da qual é então passado um cheque cujo valor é exactamente o montante em falta para concluir o negócio.
  3.  # 5

    Obrigado a todos! Esclarecidíssimo!
  4.  # 6

    Colocado por: jorgemlflorencioCreio que já está esclarecido. Faltou apenas referir que, caso viesse a dar uma entrada superior aos 10% (por um motivo qualquer, não importa qual), ao receber os 90% do montante por parte do seu banco, o valor "a mais" iria entrar para a sua conta bancária.
    Na realidade o dinheiro do banco vai sempre para a sua conta, da qual é então passado um cheque cujo valor é exactamente o montante em falta para concluir o negócio.


    mas assim que sentido faz estar a dar sinal a mais, se depois vai "reaver" esse dinheiro?? Se tem plafond para dar mais de entrada, acho que a lógica seria para baixar o valor do empréstimo... ou sou eu que estou a ver mal a coisa?
  5.  # 7

    Colocado por: jorgemlflorencioCreio que já está esclarecido. Faltou apenas referir que, caso viesse a dar uma entrada superior aos 10% (por um motivo qualquer, não importa qual), ao receber os 90% do montante por parte do seu banco, o valor "a mais" iria entrar para a sua conta bancária.
    Na realidade o dinheiro do banco vai sempre para a sua conta, da qual é então passado um cheque cujo valor é exactamente o montante em falta para concluir o negócio.


    Comigo isso não aconteceu, o que o banco fez foi descontar no valor que me financiaram.

    A minha casa foi 70K, na altura o banco deu 100% do financiamento e eu já tinha dado 2K na altura do CPCV, então o banco na verdade financiou-me 68K em vez dos 70K, não voltei a ter os 2K de volta, e nem sei se isso era possível, foi logo assumido como entrada inicial minha.
  6.  # 8

    Colocado por: R3volution

    mas assim que sentido faz estar a dar sinal a mais, se depois vai "reaver" esse dinheiro?? Se tem plafond para dar mais de entrada, acho que a lógica seria para baixar o valor do empréstimo... ou sou eu que estou a ver mal a coisa?

    Creio que está a ver bem, e o mais lógico é o que descreve, sim. Pode é acarretar mais burocracia, que pode não interessar em certas situações.

    Colocado por: desofiapedro

    Comigo isso não aconteceu, o que o banco fez foi descontar no valor que me financiaram.

    A minha casa foi 70K, na altura o banco deu 100% do financiamento e eu já tinha dado 2K na altura do CPCV, então o banco na verdade financiou-me 68K em vez dos 70K, não voltei a ter os 2K de volta, e nem sei se isso era possível, foi logo assumido como entrada inicial minha.

    Possível é, já aconteceu comigo.

    Pode interessar a quem queira segurar um negócio com algum capital próprio, mas que não queira ficar descapitalizado. Nesse caso, depois da escritura pode repor as suas poupanças.
 
0.0130 seg. NEW