Iniciar sessão ou registar-se
    • Yana
    • 23 março 2022 editado

     # 1

    Bom dia pessoal
    Preciso dos vossos préstimos no seguinte: tenho um esquentador Vulcano já antigo, daqueles com isqueiro, está instalado na cozinha, e tem um tubo de saída dos gases independente em direção á entrada da chaminé, funcionou sempre bem, aquecia bem a agua tanto no lava loiças, como para os banhos. Há uns 3 meses, foi substituído o diafragma, pois a agua não estava a aquecer bem, e o técnico aproveitou para fazer uma limpeza, de pó essencialmente, ele disse que o esquentador apesar de ter uns anos ainda estava em bom estado.
    Entretanto em Fevereiro deste ano, procedi á remodelação do wc, onde foi instalado um extrator no sitio onde estava uma grelha de ventilação, que penso será na mesma prumada da chaminé, pois a parede é a mesma, a casa é antiga (55 anos). Então agora acendo o esquentador vou tomar banho e durante o banho passado +- 5 minutos o esquentador apaga-se, pura e simplesmente, fica sem qualquer chama. antes de chamar novamente um técnico gostaria de tentar perceber o que poderá ser, e talvez seja de resolução simples e não ter que chamar o técnico, pois eles levam balúrdios. será que terá a ver com o extrator da casa de banho? Pois só acontece agora.
    Obrigada
    • ClioII
    • 23 março 2022 editado

     # 2

    Pode ter dois efeitos do exaustor aí:

    * Está a impelir ar pela conduta, obstruindo a saída de gases do esquentador;
    * Está a criar uma baixa de pressão no interior da habitação, roubando ar fresco necessário para a queima do gás.

    Se não ligar o exaustor, o esquentador trabalha bem?
    • Yana
    • 23 março 2022

     # 3

    Sim trabalha mesmo com o extrator, depois de algum tempo é que apaga as chamas do esquentador, também tenho um extrator na cozinha com saída independente para a chaminé, ou seja tenho um tubo para o esquentador e um para o extrator, e nunca ligo os dois em simultâneo, agora o do WC é uma coisa nova, e o objetivo de ser instalado é precisamente para retirar o vapor dos banhos. Mas também tenho reparado que a chama do piloto está meio amarela. O que quero basicamente é descartar hipóteses, antes de partir para a reparação/substituição.
    •  
      Dom
    • 23 março 2022

     # 4

    Experimente desligar o extrator do WC para verificar se a situação se mantém.
  1.  # 5

    O ideal é experimentar se isso acontece com os dois extractores desligados, se funcionar é testar com apenas um extractor ligado de cada vez para tentar despistar o problema.
  2.  # 6

    E o que poderá indicar a chama piloto estar amarela?
  3.  # 7

    Colocado por: lmcaetE o que poderá indicar a chama piloto estar amarela?


    Falta de oxigénio na mistura
  4.  # 8

    Existe forma de resolver a situação, sem chamar um técnico?
    Ou não é de todo preocupante?
  5.  # 9

    Pelos +- 5 minutos é o tempo de reação do sensor de Monóxido de Carbono, está instalado no topo na saida dos gases.
    Desliga-se (corte de gaz) pelo excesso de Monóxido presente no ar.
  6.  # 10

    Colocado por: Ovelheiro

    Falta de oxigénio na mistura




    Colocado por: lmcaetExiste forma de resolver a situação, sem chamar um técnico?
    Ou não é de todo preocupante?



    Além dos ventiladores, não instalou também janelas mais eficientes ou tapou entradas de ar anteriormente existentes?

    É que os seus sintomas apontam todos para deficiente entrada de ar fresco na casa.
    • Yana
    • 24 março 2022

     # 11

    Boa tarde, obrigada pelos comentários, a única diferença, foi a instalação do exaustor na casa de banho, mas já experimentei estar com o mesmo ligado e o esquentador não desliga por causa disso, o da cozinha quando está ligado nunca acendo/ligo a torneira da agua quente do o esquentador, agora a chama quando acendo o esquentador está azul, depois vai ficando amarela, e agora tem acontecido desligar-se. E não me cheira a gaz em casa e alias é uma casa bastante arejada.
    Será que será de resolução simples? Tirar o tubo ou substitui-lo mesmo ou limpar?
    •  
      Dom
    • 25 março 2022

     # 12

    Fiquei sem perceber nada. Afinal tentou desligar o extrator do WC durante o banho ou não?
    • Yana
    • 25 março 2022

     # 13

    Boa tarde Dom, sim experimentei, e acabou por desligar dessa vez também ao fim de algum tempo, o esquentador não desliga sempre, hoje por exemplo com o extrator ligado e no banho não desligou. Por isso me parece estranho, eu sei que o esquentador já é antigo,Vulcano, mas a minha questão é tentar perceber se será uma coisa simples de resolver, pois de momento não estou a querer comprar outro, porque estou a pensar ainda este ano em remodelar a cozinha, e nessa altura comprava, ou esquentador ou cilindro.
    • argo
    • 25 março 2022

     # 14

    Alguém mexeu na torneira da água de entrada? Ou a pressão da água na rede alterou?
    Às vezes é uma questão de pressão da água de entrada.
    • Yana
    • 26 março 2022

     # 15

    Não foi mexida a torneira, a agua tem bastante pressão
  7.  # 16

    Boa tarde. Já tive esse problema que descreveu e com um esquntador antigo também. Não sei se é o caso, mas o técnico que resolveu e reparou a avaria, constatou que tinha o sistema de extracção de ar entupido. Segundo o que me disse, por essa razão o esquentador aquecia em demasiado, e um sistema de protecção fazia-o desligar. Era tanto mais rápido a desligar quanto mais alta fosse a regulação de temperatura. O problema ficou resolvido depois de um limpa chaminés ter tratado da limpeza da extracção de ar.
 
0.0176 seg. NEW