Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: callinasQue fazem quando há uma linha de média tensão que não pode ser alterada, e a mesma interfere com a contrução em altura da casa?
    Que fazem quando as infraestrutura da rua não estão vertidas no levantamento topografico, e tal interfere com as especialidades?
    Que fazem quando a contenção periferia foi feita admitindo um talude de 3 metros e na realidade tem 5?
    Que fazem quando já existe um muro do vizinho com 1,5 metros e o muro não foi representado no levantamento e tal interfere com a fundação do novo muro?
    Que fazem quando o levantamento deveria estar no sistema de coordenadas etrs89, e sofreu algum rotação? E a casa é implantada no meio do loteamento, ainda sem vizinho, e entretanto vem o vizinho construir, e verifica que a casa do outro está no sítio errado ?


    Não recebo levantamentos topográfico assim... até porque EU desloco-me sempre ao local, e em 90% das situações tenho a visita com o topografo ou envio elementos informados para não haver questões.
    Por isto e por outras é que eu gosto de fornecer o LT, sempre por meu intermédio.
  2.  # 22

    nas camaras com q tenho trabalhado o levantamento vai em dwg e pronto
  3.  # 23

    Colocado por: marco1não pediram nenhuma declaração do mesmo
    ninguém me está a pedir qq declaração ou termo.

    Colocado por: marco1mas nunca me irei responsabilizar pela indicação das extremas, isso é o cliente e o topografo que tem essa responsabilidade.
    ao assinar está a assumir o trabalho feito. é a 1a vez que um topógrafo recusa se a assinar o seu trabalho (que vou dizer está uma bela de uma bosta neste caso). sempre que peço esses trabalhos peço-os nesses termos. formato editável e formato digital assinado digitalmente, qq bom profissional nao tem problemas em fazê-lo.

    posso ser coordenador do trabalho em curso mas isso nao quer dizer que um trabalho que nao fiz leve a minha rubrica. para bem era. vai sem assinatura ele que se desenmerde.
  4.  # 24

    Nem que mais não seja, o topógrafo pediria a um colega topógrafo para "assinar " o levantamento.
    Nos dias que correm uma queixa à ordem profissional, pode ser chato para os que confiam demais.
    Cada um com as suas funções e competências.
  5.  # 25

    Colocado por: callinasE o que o Marco ou o Pedro fazem, quando


    Olá,
    Tudo começa na escolha do profissional.
    No meu caso em particular, o topografo é sempre o mesmo, seja a obra em Braga ou no Alentejo. Ele já sabe o que quero e preciso, e como. E não raras vezes, até adultero o seu desenho, acrescentando mais informação, mais legendas, etc. Por vezes até com informação que a câmara nem precisaria de saber mas que pode ajudar depois os Engs. nas Especialidades ou em obra. Assinar por cima não me causa nenhum desconforto pois tenho total confiança no que faz e no equipamento que usa.

    Quando o cliente já tem lev.topografico, aí sim, hesito bastante, ou passo eu a medir e verificar algo que me deixe em dúvida e evito assinar.

    Quanto aos lev. arquitetonicos até gosto de os fazer eu mesmo.
  6.  # 26

    Colocado por: callinasestá a 5 metros da extrema,


    Sobre estes temas, a própria Arquitectura pode ser mais pragmática e deixar certa margem. Instalar-se a 5,10 ou 5,20m por segurança. Mesmo se um dia no futuro, o proprietário decide aplicar um isolamento mais grosso, um rodapé em pedra, tubos de queda por fora etc... Não cria conflitos com o vizinho.
  7.  # 27

    Colocado por: N Miguel OliveiraQuanto aos lev. arquitetonicos até gosto de os fazer eu mesmo.

    Idem. até porque ajudam a estar devidamente familiarizado com todas as particularidades do imóvel.



    Colocado por: N Miguel OliveiraNo meu caso em particular, o topografo é sempre o mesmo, seja a obra em Braga ou no Alentejo.

    Não posso fazer isso... como justifico os custos inerentes a situações dessas.
    Em trabalhos pequenos não é de todo praticável. Por exemplo. um LT de 200e, é impraticável se o Top. tiver de se deslocar propositadamente a 200km. quanto mais a 600€.

    Eu tenho uma rede de profissionais alargada nos territórios onde costumo projectar, que me podem prestar o serviço de acordo com os meus requisitos.
  8.  # 28

    Colocado por: Pedro BarradasIdem. até porque ajudam a estar devidamente familiarizado com todas as particularidades do imóvel.


    Sim, serve como investigação. Aprende-se bastante sobre o existente e surgem logo ideias para algum detalhe ou solução. Confesso que até gosto.
  9.  # 29

    Colocado por: Pedro BarradasNão posso fazer isso... como justifico os custos inerentes a situações dessas.
    Em trabalhos pequenos não é de todo praticável. Por exemplo. um LT de 200e, é impraticável se o Top. tiver de se deslocar propositadamente a 200km. quanto mais a 600€.

    Eu tenho uma rede de profissionais alargada nos territórios onde costumo projectar, que me podem prestar o serviço de acordo com os meus requisitos.


    Entendo, mas a escala também é outra. Por aqui os concelhos são pequenos. E as obras bastante concentradas numa região ainda assim. Quando são longe, o tamanho do terreno ou complexidade da medição justificam o esforço. Quanto mais não seja pela paz de espirito por saber que quem mediu é rigoroso. Por vezes até dá para partilhar a deslocação. Enquanto o topografo vai medir o terreno, o Arq. vai apreendendo o local, medindo a preexistencia, tendo as primeiras ideias, ou aproveita e vai à Câmara/junta/tribunal/finanças/consevatória ou ao restaurante apreciar a gastronomia, debater com o cliente no local, etc. É preciso é organizar-se.
    Concordam com este comentário: ADROatelier, antonylemos
 
0.0156 seg. NEW