Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Antes de mais quero começar por dizer que sou um completo novato em tudo o que está relacionado com casas, daí ter vindo ao fórum solicitar ajuda.
    Questão no final.

    Contexto:
    Remodelei o meu apartamento na totalidade e quando questionado se queria fazer pré instalação do ar condicionado disse que sim para que no futuro possa instalar ar condicionado caso necessário evitando mexer na parede novamente.

    Entretanto ligaram-me do condomínio a avisar (e bem...) que não posso instalar o ar condicionado sem o consentimento da maioria do prédio em reunião de condomínio.
    Desconhecia que isto era necessário (em retrospectiva faz todo o sentido) e o pior é que os meus vizinhos ficaram um pouco chateados pensando que estava a tentar "passar-lhes" a perna e instalar sem pedir autorização...
    Será um pouco complicado fazer com que aceitem a instalação do ar condicionado mas penso que com o tempo as coisas acalmem.

    Acabei por fazer uma pesquisa aqui no fórum para perceber alternativas e apercebi-me que além da aprovação do condomínio também é preciso licensa por parte da câmara.
    Liguei para a câmara (câmara de Oeiras) pensado que era uma questão de apresentar certos documentos e afinal é bem pior do que pensava.

    Aparentemente, para instalar AC num prédio que não tinha anteriormente, tenho que abrir um pedido no portal da câmara para que alguém vá ao apartamento fazer um estudo urbanístico (ou algo do género).
    Terá que ser feita a instalação de toda a infraestrutura de ar condicionado para todo o prédio para que a instalação fique uniforme, tem que ter escoamento para o gotejamento, e não podem ficar a ver-se na fachada.

    Questões:
    A minha questão é se isto é verdade que tem que a câmara aprovar e fazer-se a instalação para todos os condóminos ou se possivelmente entendi mal. A chamada não foi muito esclarecedora também porque utilizavam muitos termos técnicos que não conheço.

    Uma outra questão é, sendo que tenho varanda fechada, não tenho alternativa senão colocar o AC na fachada. Já pensei em voltar a abrir a varanda e instalar o ar condicionado escondido lá (assim sendo e estando sozinho penso que não preciso de aprovação nem da câmara nem do condomínio).

    Peço desculpa se o texto não está muito organizado.
  2.  # 2

    Colocado por: lguerrJá pensei em voltar a abrir a varanda e instalar o ar condicionado escondido lá (assim sendo e estando sozinho penso que não preciso de aprovação nem da câmara nem do condomínio).

    Esta é a melhor solução, pois não precisa de nenhuma autorização. E não precisa de abrir a varanda, basta ter umas janelas pequenas em cima ou montar um extrator num dos vidros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lguerr
  3.  # 3

    Colocado por: Carvai
    Esta é a melhor solução, pois não precisa de nenhuma autorização. E não precisa de abrir a varanda, basta ter umas janelas pequenas em cima ou montar um extrator num dos vidros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lguerr


    É uma pena não me ter informado mais cedo.

    Neste momento tendo toda a pré instalação a ligar para o lado oposto da casa. Significa que ainda teria que fazer alterações significantes nas paredes.
    De qualquer forma é bom saber que há uma alternativa...
  4.  # 4

    Colocado por: Carvainão precisa de abrir a varanda, basta ter umas janelas pequenas em cima ou montar um extrator num dos vidros.
    isto não é uma solução viável.
 
0.0102 seg. NEW