Iniciar sessão ou registar-se
    • vgal
    • 30 março 2022

     # 1

    Bom dia. Preciso muito da vossa ajuda.

    Vivemos 4 pessoas numa moradia no distrito de Setúbal. Os consumos em 2020 foram superiores porque estivemos mais tempo em casa devido á pandemia. Embora não se confirme a nível de faturação.

    Recebi e-mail da EDP a informar que tenho um acerto de 1212,31Euros, referente ao período de Janeiro 2021 a Dezembro 2021

    Somatório das faturas Ano 2020 = 1155,79euros
    Ano 2021 = 974,29euros + 1212,31euros ?

    Mudança de contador pela EREDES dia 22 de Janeiro 2021. Fui informada que não necessitava enviar leituras, que as mesmas eram automáticas.

    Colocamos painéis fotovoltaicos em 2017, foi nos dito que não era necessário informar a DGEG porque a produção era pequena (750W).
    Em Novembro 2021 colocamos mais painéis (1900W), desta vez fizemos a inscrição na DGEG.

    Perguntas talvez descabidas:
    Será que tem sido contemplado o autoconsumo?
    A energia injetada á rede?

    Recebi hoje de manhã fatura de 178euros referente ao último 1 mês.

    Muito obrigado desde já,

    Virginia Galego
  1.  # 2

    Faça o registo no site da E-Redes (se ainda não tiver) e veja lá as leituras para comparar com as facturas.
    • vgal
    • 30 março 2022

     # 3

    Já estive a ver no site da E-redes. As únicas leituras enviadas para a EDP comercial foram em Janeiro 2021 e Janeiro 2022.
    Estiveram ao longo do ano 2021 com problemas técnicos.
  2.  # 4

    Boa Tarde

    Verifique se o pagamento de algum acerto nao prescreveu ao passarem mais de 6 meses.
    Além disso faça reclamação por escrito da leitura nao efetuada pelos contadores.
    Foi-me ja dito em relação ao meu, que tambem tenho automatico que tenho na mesma de enviar as faturas ate receber um email ou uma informação oficial de como está a ler automaticamente.
    Ate lá, tenho de enviar todos os meses manualmente. No entanto inscreva-se na aplicação E-Redes. Ajuda bastante a perceber o que se passou.
    Cumprimentos
    • vgal
    • 30 março 2022

     # 5

    Alguém me consegue explicar como é que o contador da E-redes faz as contas entre a energia consumida e a energia injetada?
    Eu tenho como medidor de produção o Shelly e o SEMS.
    No último mês consumi quase 1000 kW + os kW que os painéis produziram?
    • vgal
    • 30 março 2022

     # 6

    Colocado por: Rpereira1986Boa Tarde

    Verifique se o pagamento de algum acerto nao prescreveu ao passarem mais de 6 meses.
    Além disso faça reclamação por escrito da leitura nao efetuada pelos contadores.
    Foi-me ja dito em relação ao meu, que tambem tenho automatico que tenho na mesma de enviar as faturas ate receber um email ou uma informação oficial de como está a ler automaticamente.
    Ate lá, tenho de enviar todos os meses manualmente. No entanto inscreva-se na aplicação E-Redes. Ajuda bastante a perceber o que se passou.
    Cumprimentos


    Não me tinha lembrado dos acertos prescritos com mais de 6 meses. Muito obrigado.
    • vgal
    • 30 março 2022

     # 7

    "existe a necessidade de um contador bidirecional nas unidades de produção em autoconsumo (UPAC´S). Caso não seja colocado, a energia injetada na rede elétrica pode ser considerada como consumo, o que irá implicar um aumento do valor da sua fatura de eletricidade"
    Esta afirmação é correta?
  3.  # 8

    Se consegue ver os dados de consumo e leituras no site da e-redes certamente que o contador será bi-direccional.

    Não terá por aí algum equipamento que esteja a fazer grandes consumos?
    • vgal
    • 30 março 2022

     # 9

    Não, os equipamentos são os mesmos e os hábitos também.
    Tivemos ainda mais consumo em 2020 (teletrabalho e miúdos em casa) do que em 2021.
    E a partir de Novembro 2021 colocamos mais painéis, devia ter baixado ainda mais a faturação.
    Em 2020 a média de consumo era de 500kw e em 2021 duplicou.
    A única coisa diferente foi mesmo, em Janeiro 2021, o contador passar a ser bidirecional.
  4.  # 10

    1000kw de consumo médio mensal é astronómico!
    O shelly também está a medir isso?
    Qual foi o consumo medido pelo shelly este mês?
    • vgal
    • 30 março 2022

     # 11

    Colocado por: rjmpires1000kw de consumo médio mensal é astronómico!
    O shelly também está a medir isso?
    Qual foi o consumo medido pelo shelly este mês?


    Mês de Março:
    Consumption: 1,01MWh
    Returned: -39,84kWh
    Acho que estou a ver no sítio certo.
  5.  # 12

    Tem termoacomulador, aquecimento e afins? 1Mwh num mês é imenso. Com o Shelly EM é fácil de detectar para onde estão a ir esses consumos. O importante não é saber quanto os paineis produzem mas quanto consegue aproveitar dessa produção. Mas se 39,84kwh é o que injectou então está a aproveitar bastante da produção dos paineis o que parece indicar que tem aí grandes consumos.
    • vgal
    • 30 março 2022

     # 13

    A nível de aquecimento em 2020 optamos por ligar os AC inverter da sala 24h/24h. Nos quartos AC 2h de manha e 2h á noite. Como o consumo rondava mensalmente os 500kw mantivemos em 2021.
  6.  # 14

    Colocado por: vgal

    Mês de Março:
    Consumption: 1,01MWh
    Returned: -39,84kWh
    Acho que estou a ver no sítio certo.

    Qual é o consumo da casa em "stand by", quando não está ninguém, ou durante a noite?
 
0.0182 seg. NEW