Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde: instalei dois medidores no quadro elétrico interior de casa D52 2047 China um para medir produção fotovoltaico, outro para medir consumo da casa, como o contador da E-REDES o medidor da produção mede bem, o do consumo se o fotovoltaico estiver a produzir aumenta os w do consumo, se não produzir caso de noite, mede normal baixa o consumo. Eu não sei inserir as fotos para melhor compreensão mas vou tentar explicar dentro do possível porque eu não sou eletricista, mas os medidor tem um orifício por onde passa a fase e vão ambas as fases uma em cada medidor ligar no primeiro disjuntor mais largo que os outros disjuntores, os medidores são alimentados com uma fase e um neutro os medidores são iguais. Desde já obrigado
    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Isso é configuração
    Deve ter algo onde dá para ele não contar a produção como consumo.
    O shelly EM tem isso, agora esse não conheço
      Screenshot_20220401-193057_Shelly.jpg
  3.  # 3

    Esses contadores para calha DIN made in China geralmente não distinguem a direção da corrente, nem tem qualquer configuração a fazer.

    A ideia é meter no quadro e fazer passar o condutor pelo meio do sensor da forma que der mais jeito, e ele depois considera sempre o valor positivo.
  4.  # 4

    Quero agradecer ao dom123 e hangas pelas informações, mas eu quero ver no quadro no interior da casa, o consumo sem aplicação para mandar para o tele móvel. obrigado.
  5.  # 5

    Para isso pode por um assim no quadro.
    Custa-lhe uns 15 Eur no AliExpress e similares.

    Mas para medir a produção enviada do PV não vai dar, por causa da bidirecionalidade.

    Isso só mesmo com algo do tipo shelly EM.


    Edit: há umas variantes do modelo que eu tenho que tem o sensor externo.
    Pode ser que nesse caso como da para orientar o CT, que permita discernir à direção da corrente.
    De qualquer forma irá ter um “problema” com o totalizador.