Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia. Tenho um terreno de 2500mt2 numa augi cuja associação local pede que sejam pagos cerca de 31000 euros para custear os trabalhos de infraestruturas. Perguntei a alguns vizinhos qual o entendimento que têm desta questão. Uns dizem que não pagam porque não concordam com a taxa de juro estabelecida (4% ao ano), outros porque acham que no fim a associação entrará em acordo com os devedores e retirar-lhes-á os juros com a condição de chegarem a acordo sobre o pagamento. Já outros afirmam que quem não pagar ser-lhes-á penhorado parte do terreno equivalente ao valor da dívida. Alguém aqui do fórum tem conhecimento de processos de urbanizações de augi que tenham chegado ao fim? Qual o desfecho? O que aconteceu aos coproprietários devedores?

    Obrigado
  2.  # 2

    Se penhorarem, penhoram logo logo a casa, é o bem mais fácil de penhorar.
  3.  # 3

    Se tiver dívida não consegue aprovar um projecto de construção, por exemplo.
  4.  # 4

    Se tem 2500 m2 pode tentar um acordo com cedência de terreno, fazem mais um lote, ou zona verde.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  5.  # 5

    com 2500m², se conseguir destacar um novo lote com acesso à via pública, paga a dívida e ainda lhe sobra.
    • AMVP
    • 18 abril 2022

     # 6

    Colocado por: Jorge74outros porque acham que no fim a associação entrará em acordo com os devedores e retirar-lhes-á os juros com a condição de chegarem a acordo sobre o pagamento.


    Pessoalmente conheço uma que não perdoaram nem perdoam, pagam os juros. O que me parece mais que justo, pois se todos tiverem esse comportamento as coisas nunca avanço e os restantes não têm de avançar com o dinheiro e outros ficarem à espera para ver o que dá.
    Agora, a opção de pagamento nas várias fases foi sempre incluindo a faculdade de faseamento do pagamento, dentro de um prazo razoável, adequado às necessidades e aprovado em assembleia.
    • AMVP
    • 18 abril 2022

     # 7

    Colocado por: Jorge742500mt2 numa augi cuja associação local pede que sejam pagos cerca de 31000 euros para custear os trabalhos de infraestruturas.


    Mas tb lhe digo, esse valor não vai chegar para o processo todo, isso é apenas o início.
    • AMVP
    • 18 abril 2022

     # 8

    Quanto às consequências de não pagar, se a coisa avançar tenho para mim que mais tarde ou mais cedo recebe uma carta da câmara municipal e aí ou paga ou vende ou a câmara encontra forma de ficar com o terreno, 2500 m2 é muito terreno caso passe a ser interesse de uma câmara municipal.
    Mas se não quer/pode pagar sempre pode vender.
    Desanexar parte do terreno nem sempre é possível, depende da fase em que se encontre o processo da augi.
 
0.0125 seg. NEW