Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,
    Sou senhoria de uma moradia. Os inquilinos estão lá há ano e meio. O outro dia falou-me a inquilina a dizer que a máquina da louça deixou de funcionar e não tem arranjo. Como proceder? Eles têm que comprar uma máquina nova? Tenho que ser eu a comprar? O contrato de arrendamento nada prevê acerca disso, mas deve existir uma regra geral, ou não? A máquina não era nova e não estava na garantia; levou um arranjo quando eles entraram. Ok, não era uma bomba mas funcionou durante um ano e meio. A relação com os inquilinos é civilizada e salvo um ou outro atraso no pagamento, nada de grave, é uma boa relação. O contrato acaba daqui a uns meses. O que fariam? Obrigada e boa semana a todos,
  2.  # 2

    Diria que se no contrato indica que o imovel é arrendado com máquina, terá de substituir/reparar.
  3.  # 3

    Acho que nesse caso ninguém e obrigado a nada, como disse a maquina era velha e acabou por avariar. se colocar uma maquina nova será sempre uma mais valia para a casa. Também ja vivi numa casa alugada em que a maquina ja estava avariada quando fui para la, perguntei a senhoria se ela podia comprar uma, ela comprou e quando sai da casa la ficou a maquina.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Teulada
    • size
    • 4 abril 2022 editado

     # 4

    E a habitação foi arrendada com outros equipamentos e móveis ?
    Está perante um arrendamento de habitação com equipamentos, obedecendo a um única renda por tudo.
    Não tendo ficando descrito no contrato que as reparações dos equipamentos ficariam a cargo do arrendatário, tal responsabilidade recai sobre si. Quer quanto a possível reparação, quer quanto a uma substituição.

    Na qualidade de locador/proprietário (não o arrendatário) deve tomar a iniciativa imediata de mandar analisar a máquina para verificar a avaria e ponderar o respetivo encargo e decidir sobre a sua substituição.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Teulada
  4.  # 5

    É isso.
    Se o contrato nada disser o contrário, a responsabilidade é do senhorio em manter as coisas funcionais.
 
0.0096 seg. NEW