Iniciar sessão ou registar-se
    • alc
    • 19 janeiro 2017

     # 361

    Colocado por: C. LoboMais uma cavaca bem seca de uma lenha qualquer do que duas de carvalho verde
    Concordam com este comentário:alc


    A vendedora garante-me que a lenha é muito boa e está bem seca. E vende a este preço à muitos anos.
    • NBA
    • 19 janeiro 2017

     # 362

    Sem qualquer dúvida escolheria o eucalipto seco.
    Carvalho verde não arde só deita fumo, a não ser que o recuperador esteja já muito quente.
    Fica muito bem servida com cavacos rachados de eucalipto, evite ramada que essa arde depressa.
    Sabe que terá de acender o recuperador com pinhas/acendalhas e depois uma lenha que arde bem (pinho/ ramada de pinheiro) e só depois de bem acesa meta o eucalipto em cima. Vá controlando as entradas de ar no recuperador e só depois de bem aceso fecha tudo e desfrute do quentinho.
    • alc
    • 19 janeiro 2017

     # 363

    Colocado por: NBASem qualquer dúvida escolheria o eucalipto seco.
    Carvalho verde não arde só deita fumo, a não ser que o recuperador esteja já muito quente.
    Fica muito bem servida com cavacos rachados de eucalipto, evite ramada que essa arde depressa.
    Sabe que terá de acender o recuperador com pinhas/acendalhas e depois uma lenha que arde bem (pinho/ ramada de pinheiro) e só depois de bem acesa meta o eucalipto em cima. Vá controlando as entradas de ar no recuperador e só depois de bem aceso fecha tudo e desfrute do quentinho.


    Mas o Carvalho a 150€ está bem seco!!
    • NBA
    • 19 janeiro 2017

     # 364

    Depois do exposto anteriormente só lhe digo mais uma coisa: Decida-se depressa para a próxima semana chove e lá vai a lenha seca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alc
  1.  # 365

    Quem a vende tem de ter o cuidado de armazenar a lenha debaixo de telha como é óbvio.
    Eu não compro lenha que fica à chuva.
    • alc
    • 20 janeiro 2017

     # 366

    Já chegou a lenha. Mas amanhã vou ter que a pesar, desconfio que não tem 1Ton. Mas se me enganou, só me engana uma vez. A ver....... 😉
  2.  # 367

    Na imagem podem ver um toro de mimosa com cerca de 5 cm de diâmetro a babar água, esta lenha foi cortada no início do ano passado esteve ao sol durante todo o Verão e foi arrumada seca, abrigada da chuva e da humidade, para queimar neste inverno.
    Visualmente era uma lenha aparentemente seca, mas o que é certo é que por dentro tá húmida, a mimosa demora bastante tempo a secar sendo que para ficar bem bem seca deverá ter um período de secagem de pelo menos dois anos.
    Mas quando não há melhor tem de se queimar o que há.

    Posso dizer que em termos calorificos é uma lenha boa, pega bem, não suja tanto como o pinho mas arde bastante rápido.
    Mesmo com a humidade que tem posso afirmar que a porta da caldeira de acesso à câmara de combustão não ganha fuligem, fica limpinha sem carvão, enquanto que com outro tipo de lenha já não é bem assim.
      Screenshot_2017-01-20-21-08-12.png
  3.  # 368

    Aqui na minha zona, existem 3 tipos de lenha principais: Pinho, Eucalipto e Carvalho.

    E dessas 3, para mim nada dá mais calor que o pinho.

    È a única lenha que me faz recuar se estiver perto do vidro do recuperador.

    As outras duas moem e moem, e para passar dos 60º só bem carregada e com ar aberto.

    E em termos de consumo pouca diferença vejo: este ano comprei duas carrinhas das grandes de caixa aberta, de carvalho e eucalipto e daqui 15 dias já não terei nada.

    Terei de regressar ao stock de pinho por rachar.
    • NBA
    • 23 janeiro 2017

     # 369

    Colocado por: alcJá chegou a lenha. Mas amanhã vou ter que a pesar, desconfio que não tem 1Ton. Mas se me enganou, só me engana uma vez. A ver....... 😉


    Não a precisa de pesar, basta empilhar e depois calcular se tem 2 m3 de lenha.
    1 tonelada é aproximadamente igual a 2 m3 de lenha (AxLxC).
  4.  # 370

    Colocado por: CIVISMILESÈ a única lenha que me faz recuar se estiver perto do vidro do recuperador

    Da experiência que tenho, é que qualquer lenha que coloque no meu recuperador, qualquer uma se estiver bem seca até derrete as fibras da roupa se parar lá à frente por um minuto.
    A diferença está depois no tempo que demora a consumir cada uma das qualidades da lenha, sendo que a de pinho é num instante.
    • NBA
    • 23 janeiro 2017

     # 371

    Colocado por: 21papaleguas
    Da experiência que tenho, é que qualquer lenha que coloque no meu recuperador, qualquer uma se estiverbem secaaté derrete as fibras da roupa se parar lá à frente por um minuto.
    A diferença está depois no tempo que demora a consumir cada uma das qualidades da lenha, sendo que a de pinho é num instante.


    Depende também se o recuperador é muito ou pouco estanque. Se o recuperador for pouco estanque e tiver sempre ar na queima a lenha vai desaparecer depressa.
  5.  # 372

    Estou a comparar a queima nas mesmas condições, como é óbvio.
    Ainda assim aqui em casa é sempre a topo, mas já disse num tópico qualquer que um toro de eucalipto com 25cm de diâmetro demora cerca de 4 horas a ficar desfeito em brasas, enquanto que se for de pinho nem duas horas.
  6.  # 373

    Sim, a lenha ser seca é sem duvida o factor mais importante. E enquanto a lenha de pinho seca rápido, a de carvalho e eucalipto, só de um ano para o outro.

    Depois existe aquele de pinho, onde apanhas uns fios de resina seca: até parece que tem que punha uma locomotiva a andar... Sim, eu sei que a resina faz mal aos recuperadores e ás chaminés...
  7.  # 374

    A lenha de eucalipto com este diâmetro tem de estar pelo menos dois anos a secar, só um ano não chega.
  8.  # 375

    Civismiles, depende do recuperador.. para um a água se calhar dá jeito ter essa poder calorífico, para aquecer depressa a água. No meu caso (recuperador que distribui ar quente por diversas divisões), é sem sombra de dúvidas melhor ter uma lenha de queima lenta e pouco calorífica. Eu até digo mais, este ano atrasei-me na compra da lenha ,,(carvalho e eucalipto) e ela veio húmida, e olhe que notei uma diferença brutal no tempo que ela demora a queimar. A do ano passado não aguentava até às 3 da manhã a queimar e está já acordei as 8h30 e o ventilador ainda a funcionar. Uma lenha com bastante poder calorífico, grande parte do valor iria pela chaminé e para o exterior, com uma queima lenta é melhor aproveitado.
  9.  # 376

    A lenha humida, teoricamente nunxa é bom.

    Se pretende uma queima lenta, o recuperador deve premitir esse controlo. Tambem se pode uaar toros por rachar, como alternativa.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  10.  # 377

    Colocado por: CIVISMILESTambem se pode uaar toros por rachar, como alternativa.

    Eu uso essa "técnica", não por ser lenta mas porque demoram mais tempo a ser consumidos.
    O recuperador consegue suportar tortos de 25cm de diâmetro, antes queimam-se uns paus finos para fazer brasas e dá para toda a noite.
  11.  # 378

    Aqui na zona onde moro costumo ver um vendedor de lenha, com mesmo muita lenha, que tem um aspersor de impacto a regar alguma pouca lenha cortada no chão... Alguém sabe o motivo? Não pode ser uma coisa para aldrabar o peso porque aquilo é à beira do IC2 à vista de todos que lá passam...
  12.  # 379

    Colocado por: dedaoAqui na zona onde moro costumo ver um vendedor de lenha, com mesmo muita lenha, que tem um aspersor de impacto a regar alguma pouca lenha cortada no chão... Alguém sabe o motivo? Não pode ser uma coisa para aldrabar o peso porque aquilo é à beira do IC2 à vista de todos que lá passam...


    sò posso pensar em aumentar o peso à lenha, não me ocorre outra coisa
  13.  # 380

    Há algumas lenhas que já li algures que o seu processo de seca deve ser iniciado ao relento, debaixo de chuva, por tempo prolongado. Só depois é para arrumar em local seco e abrigado, primeiramente têm que ser "lavadas".
 
0.0643 seg. NEW