Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    É a primeira vez que faço uma pergunta no Fórum da Casa, embora seja espectadora atenta e já tenha aprendido muito aqui. :)

    Estou nesta altura num processo de remodelação de um apartamento. Fiz uma planificação de cozinha no IKEA e a funcionária disse-me que a placa de gás, pelas regras "internas" deles, tem de ficar instalada pelo menos a 10 cm da parede. Ou seja: entre a parede lateral e a placa de gás teria de haver uma margem de 10 cm de bancada.

    Segundo ela me disse, isto é uma regra de segurança do IKEA, mas noutros sítios (ou seja, fazendo a bancada noutro lugar) será possível "esquecer" estes 10 cm.

    A minha pergunta é se esta margem que o IKEA define é excesso de zelo deles ou se quando vier a inspeção do gás me vão levantar problemas. Estive a ler o regulamento do gás e não encontro nada a esse respeito, mas...

    Na configuração pensada até agora, a placa irá começar a uns 3 cm da parede - que na verdade nem é bem uma parede; é a coluna de extração do prédio. Anexo desenho, para se perceber melhor do que estou a falar.

    Obrigada desde já a quem puder ajudar!
      cozinha fogao.jpg
    • size
    • 10 abril 2022 editado

     # 2

    Se calhar, será excesso de zelo da funcionária e não da IKEA. A ser assim iria transferir a placa para fora da linha frontal da bancada.

    Veja o exemplo que a IKEA publica aqui; https://www.ikea.com/pt/pt/p/bejublad-placa-de-inducao-preto-00467814/

    Recomendam 5,5cm;
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anajesus
  2.  # 3

    Olá, size!

    Obrigada! Mas, na verdade, relativamente à lateral nesse link recomendam 10 cm, que foi o que a funcionária nos disse...
  3.  # 4

    Não há questões com distância da placa à parede, em termos de legislação do gás.
    como é obvio, uma placa de confecção a gás junto a uma parede, é antes demais disfuncional. 1º porque não vai conseguir centrar um dos tachos, 2º o calor gerado, no bico aceso, irá continuamente ofender a superficie de parede adjacente.
    Eu por opção, deixo sempre 20cm no minimo à parede.

    Sendo a placa de indução ou Hi-light. O problema do aquecimento já não será tão premente, mas o da funcionalide será, pode simplesmente centrar a placa com o modulo de 60cm. e o que sobrar de lado, sobra.

    Resumindo, é preferível ter uma margem lateral, seja qual for o caso.
    Concordam com este comentário: anajesus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anajesus
  4.  # 5

    Bom dia, Pedro Barradas!

    Obrigada pela sua mensagem. Muitíssimo esclarecedora!
    • size
    • 11 abril 2022

     # 6

    Nesse caso, sobre a lateral, não me parece que a situação apresentada possa ser motivo para reprovação de uma inspeção de gás.

    Constata-se que cada marca apresenta as suas recomendações das distâncias de segurança. Por exemplo a Bosch já recomenda uma distância da parede lateral de apenas 40 mm. No seu caso, apenas existe uma pequena superfície a obstar, aquela referente à caixa da conduta vertical.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anajesus
      g2.jpg
  5.  # 7

    esses 40mm, é distancia minima do recorte na banca ( do buraco) e não da placa ( superfiice de trabalho), ou seja, neste caso optando pelas dimensoes minimas, a superifice da placa ficaria a 20mm da eventual parede.

    PS: ainda ontem estive a montar um modulo de cozinha, para forno e placa de indução de encastre ( inlcuindo ligações electricas e montagem dos equipamentos)... Não sendo o meu "metier", já levo uns anos destas andanças...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anajesus
    • size
    • 11 abril 2022

     # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    esses 40mm, é distancia minima do recorte na banca ( do buraco) e não da placa ( superfiice de trabalho), ou seja, neste caso optando pelas dimensoes minimas, a superifice da placa ficaria a 20mm da eventual parede.


    Correto.
 
0.0142 seg. NEW