Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Já procurei imenso sobre o tema mas ainda nao consegui encontrar uma resposta clara para as minhas duvidas.
    É neste sentido que peço ajuda neste fórum a quem entenda do assunto ou tenha uma casa com as mesmas características.

    Pretendo remodelar um sótão para o tornar habitável e uma das soluções propostas para o telhado de 4 aguas (13m por 6m) passa por colocar painel sandwich sem qualquer forro interior, levando depois as telhas de barro por cima.
    Ou seja, no sótão estaria a ver a chapa canelada do painel.
    Suponho que fique que algo similar à seguinte foto (embora nao tenha a certeza de isto ser painel sandwich): painel sanwich


    As minhas duvidas prendem-se com o que entendo serem os dois maiores problemas da solução sandwich:

    ► Barulhos da chuva e contração/expansão das chapas por temperatura
    Ao aplicar telha de barro por cima do painel sandwich conseguiria evitar por completo este problema, tendo ainda um bom isolamento sonoro geral no interior do sótão, correto ?

    ► Condensação no sótão na superfície do painel
    Esta é a parte que tenho mais duvidas, porque vejo imensos problemas relativos a condensação com painel, mas tudo o que encontrei é relativo a espaços mais "fechados" e inacessíveis que o meu , ou seja, com pladur + ar + painel sandwich ou laje + ar + painel sandwich.
    Entendo que nestes casos a condensação acumula criando problemas severos de humidade e bolor como facilmente se encontra neste fórum por nao haver ventilação na parte interior do painel.
    No meu caso o painel nao teria forro e estaria exposto a uma área/volume de ar bem maior. Para alem disso, estando o telhado a 80 cm na parte mais baixa e 2 m na parte mais alta seria muito fácil limpar com um pano caso notasse alguma condensação a formar no painéis.
    Estou a ver isto da forma correta ou , mesmo nas circunstancias indicadas, vou ter dores de cabeça com o painel na mesma?


    ■ Posto isto e considerando que o sótão será utilizado muitas horas por dia para escritório/lazer, todos os dias, mas por uma pessoa apenas, consideram que seria uma boa solução ?
    Caso nao entendam ser boa solução o que sugerem, sem perder espaço no interior? (isolamento teria que ser para fora/cima)

    Peço desculpa pelo post extenso e agradeço desde já a atenção, mas achei importante para contextualizar.
  2.  # 2

    Colocado por: nrageSuponho que fique que algo similar à seguinte foto (embora nao tenha a certeza de isto ser painel sandwich):

    Nem de perto nem de longe...
    Se é para aplicar painel sandwich,como subtelha, mande aplicar em la de rocha, para ter substancial redução de ruidos do exterior.
    Não tem nada de ter condensação nos paineis..
    tem de ventilar o espaço. é fundamental, assim como ter iluminação natural. Aplique umas janelas de sotão.

    Existem mais opções de composição de uma cobertura com telha... sem painel sandwich.Essa e qq outra é decorrente de opções de projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrage
  3.  # 3

    Obrigado pela opinião.

    Tenho feito um esforço grande para encontrar na net bons exemplos do uso de painel sandwich em sotão/cobertura mas de facto não encontro...
    Para alem de ver poucos exemplos em imagem/vídeo do que mencionei (ou parecido) o que encontro é um descalabro de tão mau que é.

    Se houver exemplos ou opiniões em contrario partilhem por favor, mas depois de tanto procurar nos últimos meses e de tantas evidencias dos problemas deste material tenho que concordar com a opinião de um utilizador deste fórum noutro tópico onde opinava que o painel/telha sandwich deveria ser proibido para uso em habitação... acaba por ser uma falsa promessa.

    Terei que avaliar outras soluções, que inevitavelmente vão ser mais caras (pelo meu entendimento atual) o que poderá levar ao adiamento das obras por mais 1 ou 2 anos, mas é melhor do que deitar dinheiro fora.
 
0.0065 seg. NEW