Iniciar sessão ou registar-se
    • Rok
    • 20 abril 2022

     # 1

    Bom dia,

    Surgiu a oportunidade de poder comprar um lote numa AUGI em Corroios, que está em fase final de conversão.

    Existe um edital da CMS, que indica que aprovou de forma condicionada o estudo de loteamento, sendo que as dúvidas apontadas são, a entrega da acta da última assembleia onde conste a aprovação do plano e certidão da descrição de todos os lotes, emitida pela conservatória.

    No loteamento, existem lotes por construir e lotes já construídos.

    O estudo a que a CMS, se refere, julgo ser o licenciamento de loteamento, feito por gabinete de arquitectos, onde consta, entre outros, distancia das construções aos limites do lote, área e posicionamento da casa e anexo, altura máxima, etc., etc., etc., e que se encontra disponível para consulta na associação dos proprietários.

    Neste momento, a comissão de proprietários, encontra-se a receber um valor (máximo de construção, permitido em cada lote (m2) * 30 e tal €), para entregar à CMS e caso seja atingido, metade do valor total, que o loteamento tinha que pagar, CMS, irá emitir o alvará de loteamento.

    Numa publicação no facebook, o presidente da CMS, indica, sobre outra AUGI, que a CMS tinha emitido o alvará de loteamento e que os moradores já podiam pedir a licença de utilização.

    Depois dos factos, as minhas dúvidas:

    Penso que esta licença de utilização é aplicada a quem já tem construções nos lotes? É correcto?

    E para quem pensa construir, só o alvará de loteamento e/ou a licença de utilização, servem para esse efeito? Sobretudo se a construção for feita com empréstimo bancário?

    Os alvarás de loteamento têm prazo? Pelo que li que existe uma lei que vai acabar com os terrenos urbanizáveis ou já o são até ao final de 2022 ou então passam a ser rústicos (é verdade que era referido que a lei já teve dois aditamentos e poderá ter mais).

    Depois do alvará emitido, será necessário uma escritura de conversão dos avos em m2 e sendo uma AUGI, informaram-me que para além de ser um trabalho bastante demorado e complexo, em termos de conservatória, tem o adicional de ter que ser feito para todos ao mesmo tempo, porque no fundo são todos donos do terreno.

    Ou seja, correndo bem, a recolha dos fundos (atingindo-se a metade do valor do loteamento), a CMS emite o tal alvará de loteamento, mas depois, seguramente para a escritura, todos terão que ter pago as taxas, certo?

    Havendo um único proprietário que não tenha todas as contas regularizadas, a escritura de passagem de m2 a avos fica suspensa? E a ideia que estando tudo certo, todas as contas em dia, ainda assim é caso para demorar cerca de dois anos, até ser possível fazer a escritura? Confere?

    Finalmente, que o texto já vai longo, esta taxa de conversão que está a ser recolhida agora, é um adiantamento das taxas de construção, uma vez que é aplicada aos m2 máximos de construção possíveis, ainda que o proprietário resolva só construir metade ou não tem nada haver com isso?

    Naturalmente, há questões mais amplas e se calhar há questões mais particulares, da AUGI, em concreto, irei também colocar estas questões a comissão de proprietários, mas tendo em conta que aqui no fórum, existe largo conhecimento sobre estes temas, resolvi “ouvir” outras opiniões.

    Obrigado desde já a quem puder participar e ajudar.
  1.  # 2

    Portanto, ainda não tem Alvará de Loteamento, mas "está quase"...

    O Alvará de Loteamento de Augi onde comprei terreno é de 2007. Só foram definitivamente aceites, pela câmara, as obras de Urbanização em 2021, e ainda há uma dívida de alguns proprietários, para com a comissão de moradores (que, de outra forma, já teria sido extinta).

    Quer, mesmo, meter-se nisso, sem ter uma ideia de quanto terá de pagar para as obras de Urbanização e para eventuais compensações à câmara (por não cederem a área mínima exigível para espaços verdes)?


    Já não tenho bem memória, mas penso ter lido qualquer coisa de que, se construir, não poderá vender, enquanto não acontecer a aceitação definitiva (pela câmara) das obras de Urbanização. Veja bem isso.
    • AMVP
    • 22 abril 2022

     # 3

    Colocado por: RokSurgiu a oportunidade de poder comprar um lote numa AUGI em Corroios

    Por acaso e a augi da quinta da queimada?
    • Rok
    • 23 abril 2022

     # 4

    Boa tarde,
    @Ricardo
    Antes de mais obrigado pela resposta.

    Pensei que já tinha respondido, mas pelos vistos falhou-me alguma coisa.

    Em termos de infra-estruturas está tudo feito e pago à CMS. Naturalmente, existem alguns proprietários com as contas mais atrasadas, mas que segundo a comissão de proprietários, será uma situação a ser resolvida entre a CMS e esses proprietários, assim que for passado o alvará de loteamento.

    A perspectiva de obter metade do valor que se tem de pagar a CMS, parece bem encaminhada, mas, não tenho números.

    Voltarei a falar com a comissão de proprietários para esclarecer estas situações, porque até estar tudo ok, realmente podem passar uns anitos. Parece que já andam na luta há uns 30 anos, embora a CMS, tenha tido um período em que permitiu a construção e depois voltou a fechar. As razões para isso não sei quais foram, mas quem quis construiu legalmente durante esse período.

    @Amvp
    Exactamente.
    Tem um lote na AUGI?

    Obrigado, mais uma vez pela colaboração
    • AMVP
    • 23 abril 2022

     # 5

    Colocado por: RokTem um lote na AUGI?

    Os meus pais têm.
    • Rok
    • 27 abril 2022

     # 6

    Boa noite,

    Uma actualização, sobre o tema, após conversa com a associação dos proprietários.

    Para além do valor a pagar para a passagem do alvará de loteamento, fui informado de que será necessário pagar mais um extra, ainda a identificar, para realizar mais umas obras de infra estruturas, sobretudo relacionado com as áreas verdes, parque infantil, etc., e só depois dessas obras é que a CMS, aceitará a urbanização.

    Assim, acabei por desistir, para já, da compra do terreno e vou acompanhar o evoluir da situação.

    Também fui informado, de que o valor a pagar para a passagem do alvará de loteamento, no fundo são as taxas de construção ficando apenas, por pagar o próprio alvará (que dizem que é barato)

    Cumpts
    • AMVP
    • 10 julho 2022

     # 7

    Colocado por: RokAssim, acabei por desistir, para já, da compra do terreno e vou acompanhar o evoluir da situação.

    Se ainda estiver interessado, só para o atualizar que relativamente ao objetivo de metade do valor das taxas camarárias já foi ultrapassado, pelo que relativamente a esse aspeto está tudo a correr bem e não será por aí que haverá problemas.
    Quanto ao valor adicional que aqui referiu, posso dizer-lhe que continuamos sem sermos informados de tal e também não me tem ocorrido perguntar.
    Com a carris metropolitana, se algum dia entrar em funcionamento, irá haver um reforço de transportes públicos, passando a circular 5 autocarros na quinta.
  2.  # 8

    Colocado por: AMVPCom a carris metropolitana, se algum dia entrar em funcionamento, irá haver um reforço de transportes públicos, passando a circular 5 autocarros na quinta

    E vão buscar onde?
    Tem sido um fartote de situações caricatas essa carris metropolitana em Almada.
    • AMVP
    • 10 julho 2022

     # 9

    Colocado por: nielsky
    E vão buscar onde?
    Tem sido um fartote de situações caricatas essa carris metropolitana em Almada.

    Repare que eu coloquei um "se"
  3.  # 10

    Rok, essa Câmara (Seixal) é um hino à burocracia. Desejo-lhe muita força e sorte nessa jornada caso decida avançar.
    • AMVP
    • 12 agosto 2022

     # 11

    Alvara de loteamento a ser emitido este ano.
    Quanto a procura, parece existir visto termos sido abordados para vender, mas de facto nao estao a venda.
 
0.0168 seg. NEW