Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá.
    Estou a reconstruir uma moradia e retirámos o tecto, o telhado antigo assim como as vigas em madeira, pois estavam em mau estado. Ficou a céu aberto. Foi feita uma estrutura em aço leve e colocado um telhado com painel sanduíche de 3cm. A placa ficou feita com placas de OSB tipo 3(?) de 18mm. Foi-nos sugerido aplicar poliuretano projectado (3cm) na na parte inferior da placa (uma vez que a distância entre a placa e o painel é demasiado pequena para se poder circular) antes de fazer o tecto falso. Desta forma serão tb revestidas as vigas.

    O chão vai ter piso radiante hidráulico com placas de XPS e as paredes serão revestidas por fora com capoto com EPS para haver isolamento térmico em todas as superfícies.

    Fiz algumas pesquisas e não consegui encontrar nada em relação à aplicação do PU projectado por baixo da placa de OSB. Faz-me alguma confusão ter a placa revestida a plástico por imaginar que isso possa causar condensação de vapor de água por falta de ventilação. No entanto vamos instalar VMC que imagino que solucione esse problema. Estou a considerar colocar lã de rocha ou mineral por cima do tecto falso (entre o tecto falso e a placa) ficando, de baixo para cima, tecto falso, lã de rocha, caixa de ar, Poliuretano projectado, aço leve + OSB, caixa de ar e painel sanduíche.
    Alguém sabe explicar-me se há desvantagens em proceder a esta aplicação ou possíveis pormenores a ter em atenção?
    Alguém tem uma sugestão melhor dentro dos mesmos preços para alcançar uma boa eficiência energética.

    Avanço que não percebo nada do assunto, tenho alguma formação em acústica e estou a aprender com a própria construção.

    Agradeço, desde já, a disponibilidade.

    Melhores cumprimentos.
  2.  # 2

    é obra sem projeto?

    se sim, devia ter, pelo menos acompanhamento de um técnico

    mas... existindo sandwich pelo exterior, deve desde logo ter a preocupação de ventilar o espaço de ar por baixo do sandwich, para evitar condensação

    quanto ao Poliuretano, pra mim não metia... por questões de difusão de vapor de água, e segurança contra incêndios

    meta mais espessura de lã mineral (10 cm minimo) por cima do tecto falso, bem aplicada, bem encostada, sem falhas...
    a espessura depende da zona

    quanto á VMC, foi calculada?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DFLopes
  3.  # 3

    Mais valia ter feito o telhado com uma espessura de isolamento apropriada - está a pagar o mesmo trabalho feito duas vezes. Mas enfim, já está. Não vai agora arrancar tudo para meter roofmate/painel de 50-70mm. Também não percebo o interesse do OSB por cima do tecto falso.. Quem é que lhe vendeu esse gasto todo?

    De qualquer modo, dependendo da zona do país não vejo grande necessidade de isolamento extra. Talvez umas mantas de lã de rocha ou roofmate por cima do osb? São mais 100-300 euros que gasta e fica feito o trabalho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DFLopes
  4.  # 4

    Colocado por: fernandoFerreiraé obra sem projeto?

    se sim, devia ter, pelo menos acompanhamento de um técnico

    mas... existindo sandwich pelo exterior, deve desde logo ter a preocupação de ventilar o espaço de ar por baixo do sandwich, para evitar condensação

    quanto ao Poliuretano, pra mim não metia... por questões de difusão de vapor de água, e segurança contra incêndios

    meta mais espessura de lã mineral (10 cm minimo) por cima do tecto falso, bem aplicada, bem encostada, sem falhas...
    a espessura depende da zona

    quanto á VMC, foi calculada?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DFLopes


    Obrigado pelo comentário.

    O painel sandwich tem ventilação por baixo, de facto, entre a placa e o painel.
    A VMC ainda foi calculada.

    Quanto à lã mineral, que densidade deverei usar? E deverá ficar pousada em cima do tecto falso ou suspensa de alguma forma?

    Obrigado.
  5.  # 5

    meta por cima do tecto falso, pousada.. Basta uma manta de la mineral PN30 com papel kraft, voltado para o lado da placa de gesso.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DFLopes
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradasmeta por cima do tecto falso, pousada.. Basta uma manta de la mineral PN30 com papel kraft, voltado para o lado da placa de gesso.
    Concordam com este comentário:RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DFLopes


    Isso não vai atrapalhar a cablagem elétrica e instalação da iluminação?
  7.  # 7

    Não
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DFLopes
 
0.0134 seg. NEW