Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    A minha família tem uma moradia entre vizinhos que dispõe de um terreno livre ao lado (estreito, mas comprido), entre a moradia e um dos vizinhos. Acontece que recentemente se disponibilizaram para eu poder construir uma moradia ao lado nesse terreno livre, desde que eu trata-se de tudo o que fosse necessário. Confesso que estou muito entusiasmado com a ideia, mas ocorreu-me um problema que me tem atormentado o sono:

    A cobertura da moradia existente tem um telhado com 2 águas, sendo que no alçado frontal a água escorre diretamente para o pavimento e no alçado posterior para uma caleira que circunda o edifício pelo lado do tal terreno e vem desaguar no alçado frontal. Como vou fazer para desaguar estas águas pluviais se vou construir ao lado (atrás é o muro de um vizinho)?

    Muito obrigado pela vossa ajuda, ando mesmo a passar umas noites conturbadas com este assunto!
  2.  # 2

    Fala com o vizinho e tira o caleiro dele que não pode passar no seu terreno nem no seu espaço aéreo
  3.  # 3

    Colocado por: RicardoPortoFala com o vizinho e tira o caleiro dele que não pode passar no seu terreno nem no seu espaço aéreo


    Posso-me ter explicado mal, mas a caleira é da moradia existente da minha família que me quer "doar" o terreno ao lado.
  4.  # 4

    Penso que com uma imagem será mais claro
      Moradia.png
    • eu
    • 20 abril 2022

     # 5

    São dois terrenos diferentes e separados?

    Se for só um terreno, tem a certeza que pode construir aí a moradia?
    Concordam com este comentário: dedao
  5.  # 6

    O tubo da água é o menor dos problemas, desce na parte de trás para uma caixa de pavimento e passa para a frente por baixo da moradia que vai construir.
    De certeza que tem aí problemas mais complicados.
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 7

    Colocado por: euSão dois terrenos diferentes e separados?

    Se for só um terreno, tem a certeza que pode construir aí a moradia?
    Concordam com este comentário:dedao


    É só 1 terreno, mas consultei informalmente a Câmara que me informou que poderia desde que fizesse propriedade horizontal.
  7.  # 8

    Colocado por: PickaxeO tubo da água é o menor dos problemas, desce na parte de trás para uma caixa de pavimento e passa para a frente por baixo da moradia que vai construir.
    De certeza que tem aí problemas mais complicados.
    Concordam com este comentário:eu


    Ter tubos do "vizinho" a passar por baixo da minha casa não me parece adequado (ou legal?), não teria de ser na dele? É normal as águas pluviais por baixo de uma moradia enterradas? E se entope?
  8.  # 9

    Mas a caleira posterior apanha as suas aguas e as do vizinho ?
  9.  # 10

    Colocado por: tviegasMas a caleira posterior apanha as suas aguas e as do vizinho ?


    A caleira existe exatamente para as águas pluviais da cobertura da moradia da minha família não irem para o vizinho de trás, i.e., a caleira posterior só apanha as águas desta habitação. O problema é que pretendia construir ao lado.
  10.  # 11

    Colocado por: snobn00bO problema é que pretendia construir ao lado.

    Essa caleira é perfeitamente substituível por um tubo.
    Esse tubo fica dentro da sua parede e tem o problema resolvido.
  11.  # 12

    Colocado por: zedasilva
    Essa caleira é perfeitamente substituível por um tubo.
    Esse tubo fica dentro da sua parede e tem o problema resolvido.


    Sugere então fazer 1 prumada vertical e o tubo pluviais atravessar a casa até ao exterior? Aéreo ou enterrado ao nível do R/C?
  12.  # 13

    Colocado por: snobn00bSugere então fazer 1 prumada vertical

    Não necessariamente, dependendo da arquitetura e da altura da sua casa pode até passar ao nível da cobertura
  13.  # 14

    Colocado por: zedasilva
    Não necessariamente, dependendo da arquitetura e da altura da sua casa pode até passar ao nível da cobertura


    Esta é a ideia que gosto mais, pois o tubo iria sempre pelo exterior por cima da minha cobertura, mas iria obrigar-me a limitar a cércea abaixo desta caleira, o que ficará pisos muito baixos :(!
  14.  # 15

    Colocado por: snobn00bpois o tubo iria sempre pelo exterior por cima da minha cobertura

    Era o ideal.
    Não sendo possível, passa dentro das paredes sem qualquer problema. Mete um tubo de maior dimensão para evitar algum entupimento e está resolvido
  15.  # 16

    Colocado por: zedasilva
    Era o ideal.
    Não sendo possível, passa dentro das paredes sem qualquer problema. Mete um tubo de maior dimensão para evitar algum entupimento e está resolvido


    Já vou ter que passar a tubagem de esgotos para dentro da moradia pelo R/C até ao exterior, através de uma prumada vertical e caixa de visita no pavimento, recomendaria fazer o mesmo na de pluviais? A de pluviais mete-me mais medo pois "não dá para desligar a chuva".
  16.  # 17

    Colocado por: snobn00brecomendaria fazer o mesmo na de pluviais?

    Se vai ter a questão dos esgotos, faz o mesmo com as pluviais.

    Colocado por: snobn00bA de pluviais mete-me mais medo pois "não dá para desligar a chuva".

    Desde que tudo seja feito com pés e cabeça não tem problemas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snobn00b
  17.  # 18

    Não irá fazer barulho as águas pluviais a atravessar a casa enterrados no pavimento do piso térreo?
  18.  # 19

    Colocado por: snobn00bNão irá fazer barulho as águas pluviais a atravessar a casa enterrados no pavimento do piso térreo?

    Os esgotos fazem mais barulho.
    Para isso existem soluções de isolamento que devem ser consideradas
    Concordam com este comentário: eu
  19.  # 20

    Colocado por: zedasilvaPara isso existem soluções de isolamento que devem ser consideradas

    Isolamento acústico em tubos enterrados sob o piso térreo? atão zé?
 
0.0206 seg. NEW