Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Se possível, gostaria que me ajudassem a esclarecer umas dúvidas que tenho, relativamente ao preenchimento do meu IRS deste ano (2022).
    No ano passado, em setembro 2021, vendi 2 apartamentos (1 dos apartamentos era habitação própria e permanente, o outro não). No mesmo ano, outubro de 2021, utilizei o dinheiro total dessas 2 vendas e comprei uma moradia (esta moradia é atualmente a minha habitação própria e permanente), ou seja, reinvesti totalmente o dinheiro.
    Questões:
    1. No anexo G, no quadro 4, devo preencher a data e valor pelo qual havia comprados os 2 apartamentos, bem como a data e o valor da sua venda?
    2. No anexo G, no quadro 5, devo preencher o valor da moradia que comprei em 2021?
    3. Por último, eu sei que as mais-valias dos imoveis podem ser descontados os encargos com a sua compra e venda. Sendo assim, posso colocar nestas despesas e encargos o valor que paguei de IMT, Imposto Selo e escritura com a compra da moradia, bem como os certificados energéticos da venda dos apartamentos? Em caso afirmativo, onde obtenho no Portal das Finanças comprovativo do pagamento dos valores do IMT e ISELO?
    Os meus agradecimentos antecipados
    Cristina M.
    • imo
    • 23 abril 2022 editado

     # 2

    A parte isenta (HPP) deve ser declarada no anexo G1.
    Ligue para o ebalcao, esclarecem-lhe todas as duvidas
  2.  # 3

    1 - Sim. No quadro 4 deve declarar a venda dos imóveis, e respectivos dados de aquisição. Pode colocar as despesas na coluna respectiva.

    2 - infelizmente só pode reinvestir o dinheiro do apartamento que era HPP. Tanto quanto sei não pode reinvestir dinheiro de habitação secundária. Logo diria que só pode colocar a parte do apartamento que era HPP.

    3 - eu tb estou a declarar uma venda este ano, e o sítio mais fácil é a escritura. Na escritura de venda tem la os valores de IMT e IS que pagou. Depois pode colocar comissão imobiliária, etc.

    De qq forma ligue para o número de atendimento da AT. Neste altura de entrega de IRS atendem rápido.
  3.  # 4

    O anexo G1 é para mais valias não tributadas, como imóveis adquiridos antes de 1989.

    "Este quadro destina-se a declarar a alienação onerosa de partes sociais e outros valores mobiliários cuja titularidade o alienante tenha adquirido antes de 1 de janeiro de 1989"
    • imo
    • 23 abril 2022

     # 5

    Colocado por: VarejoteO anexo G1 é para mais valias não tributadas

    Confirmo. Lapso meu, obrigado
  4.  # 6

    Boa Noite.

    Também vendi a minha casa em Dezembro de 2021 e pretendo investir as mais valias numa nova HPP, ao fazer o Irs e simular em Irs automático tenho um valor a receber de 635€, no entanto para fazer o anexo G e utilizar o quadro 4 e 5 colocando tudo certo ( União de facto, colocando as mais valias em partes iguais 50/50 e colocando os encargos por factura e respectivo contribuinte ) tenho que pegar numa declaração pre-preenchida e ao validar e simular dá-me um pagamento de 1630€, estou a fazer algo de errado, certo? Porque como ainda tenho cerca de 33meses para investir mais valias não deveria estar a pagar imposto, mas, sim receber os 635€.

    Agradecia uma ajuda.
  5.  # 7

    Boa noite,
    Estou a pensar vender a minha casa secundária, e gostaria de utilizar esse dinheiro para investir numa nova casa de primeira habitação, sendo que a casa que quero vender é de segunda habitação terei de pagar mais valias, no entanto posso alterar a morada fiscal de forma a tornar essa casa de primeira habitação antes de a vender? E assim não pagar mais valias?
    Obrigado
  6.  # 8

    Colocado por: BnetoBoa noite,
    Estou a pensar vender a minha casa secundária, e gostaria de utilizar esse dinheiro para investir numa nova casa de primeira habitação, sendo que a casa que quero vender é de segunda habitação terei de pagar mais valias, no entanto posso alterar a morada fiscal de forma a tornar essa casa de primeira habitação antes de a vender? E assim não pagar mais valias?
    Obrigado


    Sim, pode fazê-lo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bneto
  7.  # 9

    Colocado por: luissilvestreBoa Noite.

    Também vendi a minha casa em Dezembro de 2021 e pretendo investir as mais valias numa nova HPP, ao fazer o Irs e simular em Irs automático tenho um valor a receber de 635€, no entanto para fazer o anexo G e utilizar o quadro 4 e 5 colocando tudo certo ( União de facto, colocando as mais valias em partes iguais 50/50 e colocando os encargos por factura e respectivo contribuinte ) tenho que pegar numa declaração pre-preenchida e ao validar e simular dá-me um pagamento de 1630€, estou a fazer algo de errado, certo? Porque como ainda tenho cerca de 33meses para investir mais valias não deveria estar a pagar imposto, mas, sim receber os 635€.

    Agradecia uma ajuda.

    Tive uma situação semelhante, penso que funciona da seguinte forma: paga, e depois se investir recebe de volta. Mas é melhor confirmar com o ebalcão.
  8.  # 10

    Informação das finanças é que a simulação automática não está a funcionar. O valor apurado para pagamento não é real.
  9.  # 11

    Bom Dia.

    Agradeço as respostas de ajuda, vou então aguardar pela 3.a Feira para verificar se o problema foi resolvido.
    • Bneto
    • 24 abril 2022 editado

     # 12

    Colocado por: Apostador

    Sim, pode fazê-lo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bneto


    Então se mudar a morada, ao final de um mês posso vender e evitar assim as mais valias? Ou após mudança de morada tenho de aguardar algum período de tempo? Obrigado
  10.  # 13

    Julgo que sejam 6 meses, para as finanças não "implicarem".
  11.  # 14

    Colocado por: VarejoteJulgo que sejam 6 meses.


    Isso é um mito.

    Não há nada na legislação que refira quanto tempo tem de ter a habitação como HPP antes da sua venda.
  12.  # 15

    Colocado por: Apostador

    Isso é um mito.

    Não há nada na legislação que refira quanto tempo tem de ter a habitação como HPP antes da sua venda.


    Eu disse 6 meses para as finanças não implicarem, como alguns que mudam uns dias antes e a AT abre processo.
    Portanto para não ter possíveis chatices com a AT, 6 meses.



    Aqui
    Concordam com este comentário: Apostador
  13.  # 16

    Colocado por: Varejote

    Eu disse 6 meses para as finanças não implicarem, como alguns que mudam uns dias antes e a AT abre processo.
    Portanto para não ter possíveis chatices com a AT, 6 meses.



    Aqui
    Concordam com este comentário:Apostador


    Correcto, esse caso foi comprada e vendida em 24 horas, tinha tudo para dar problemas.
    • imo
    • 24 abril 2022

     # 17

    Talvez nem 8 nem 80, eu diria que 60-90 dias seria um período razoável de detenção da HPP antes da venda.
    Oiça mais opiniões.
    Boa sorte
 
0.0190 seg. NEW