Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A ventilação dos esgotos até à cobertura podem causar uma série de problemas e ter um custo até maior. Porque não utilizar válvulas de admissão de ar como a solução padrão? Alguém já experimentou ou tem feedback?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  2.  # 2

    Colocado por: snobn00bPorque não utilizar válvulas de admissão de ar como a solução padrão?

    Porque as redes públicas precisam de ser ventiladas.
    Mas pode usar as válvulas, desde que a rede tenha uma saída para o exterior
  3.  # 3

    Desculpe a minha ignorância no tema, mas a válvula não tem a mesma função de ventilação?

    Não entendi porque usar válvulas e rede com saída para o exterior em simultâneo?

    A única desvantagem que vejo é que as válvulas dentro de casa podiam deixar "cheiro", mas será isso verdade? Penso que não, senão não era uma solução.

    Se alguém souber mais do tema seja bem-vindo!
  4.  # 4

    Eu uso VAA quando não é exequível levar prolongar tufos de queda ao telhado. Mas as 1a caixa a montante têm sempre que ter ventilação livre
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • RUIOLI
    • 23 abril 2022 editado

     # 5

    No meu projeto, só vai a cobertura o tubo de ventilação da bomba de esgoto. No tubo de queda tem VAA, bem como por baixo de um lavatório. O canalizador acha que o tubo de queda também deve ir a cobertura, nem eu fique por baixo da telha, mas numa PH é mais um desafio à estanquicidade ao ar... ainda tenho de falar com o projetista sobre este assunto...
  5.  # 6

    Colocado por: RUIOLINo meu projeto, só vai a cobertura o tubo de ventilação da bomba de esgoto. No tubo de queda tem VAA, bem como por baixo de um lavatório. O canalizador acha que o tubo de queda também deve ir a cobertura, nem eu fique por baixo da telha, mas numa PH é mais um desafio à estanquicidade ao ar... ainda tenho de falar com o projetista sobre este assunto...


    Tenho ideia que o seu projeto está bem. O tubo de queda passa numa courrete técnica e acaba logo com a VAA certo?

    As VAA são excelentes soluções, só me intrigam como não deixa passar "mau cheiros" dentro de casa?
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    • SrR
    • 23 abril 2022 editado

     # 7

    Colocado por: snobn00b

    Tenho ideia que o seu projeto está bem. A minha dúvida é como a VAA não deixa passar "mau cheiros"?
    essas valvulas funcionam por depressão, ou seja sempre k existe uma descarga existe uma depressão da tubagem a montante que faz com que a valvula abra para repor o ar em falta e assim evitar que os selos hidráulicos dos sifoes fiquem secos e aja cheiros a sair por esses locais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  6.  # 8

    Colocado por: snobn00b

    Tenho ideia que o seu projeto está bem. O tubo de queda passa numa courrete técnica e acaba logo com a VAA certo?

    As VAA são excelentes soluções, só me intrigam como não deixa passar "mau cheiros" dentro de casa?


    Sim. A VAA fica numa zona técnica com extração de ar da VMC, espero que qualquer cheiro que possa ocorrer seja minimizado.
  7.  # 9

    Colocado por: SrRessas valvulas funcionam por depressão, ou seja sempre k existe uma descarga existe uma depressão da tubagem a montante que faz com que a valvula abra para repor o ar em falta e assim evitar que os selos hidráulicos dos sifoes fiquem secos e aja cheiros a sair por esses locais


    Ou seja, deixam entrar o ar mas não deixam sair ar (mau cheiro) da VAA, certo? Assim faz sentido.
  8.  # 10

    Colocado por: SrRessas valvulas funcionam por depressão, ou seja sempre k existe uma descarga existe uma depressão da tubagem a montante que faz com que a valvula abra para repor o ar em falta e assim evitar que os selos hidráulicos dos sifoes fiquem secos e aja cheiros a sair por esses locais
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RUIOLI


    Na prática, são eficazes? Só não percebi a lógica do tubo de ventilação da bomba de esgoto não ter VAA e ir á cobertura... alguma explicação?
  9.  # 11

    Colocado por: RUIOLI

    Sim. A VAA fica numa zona técnica com extração de ar da VMC, espero que qualquer cheiro que possa ocorrer seja minimizado.


    Parece-me perfeito.

    Facto: os canalizadores não estão habituados ainda às soluções VAA! Será o fim da ventilação até à cobertura e sifões de pavimento que tanto adoram.
  10.  # 12

    Também não tenho sifões de pavimento, ele bem que perguntou se era mesmo assim :)

    Eu acho o encarregado da empresa de instalações técnicas bastante competente e dá boas dicas, mas estas “esquisitices” questiona sempre várias vezes se é mesmo para fazer assim :)
  11.  # 13

    Colocado por: RUIOLITambém não tenho sifões de pavimento, ele bem que perguntou se era mesmo assim :)

    Eu acho o encarregado da empresa de instalações técnicas bastante competente e dá boas dicas, mas estas “esquisitices” questiona sempre várias vezes se é mesmo para fazer assim :)


    Tens uma casa com soluções modernas :)!
    • SrR
    • 23 abril 2022

     # 14

    Colocado por: snobn00b

    Parece-me perfeito.

    Facto: os canalizadores não estão habituados ainda às soluções VAA! Será o fim da ventilação até à cobertura e sifões de pavimento que tanto adoram.
    n necessariamente, os sistena de esgotos fazem parte de uma rede interligada.
    • SrR
    • 23 abril 2022

     # 15

    Colocado por: RUIOLI

    Na prática, são eficazes? Só não percebi a lógica do tubo de ventilação da bomba de esgoto não ter VAA e ir á cobertura... alguma explicação?
    da mesma maneira que existe depressão na tubagem, tb existe sobre pressões, imagine o poço de bombagem selado, e você vai adicionando sempre agua com as descargas, o poço vai encher e vai haver um ligeiro aumento da pressao do ar dentro do poço o k pode originar a fuga desse ar pelos sifoes e a fuga dos tais cheiros, havendo uma ventilação directa com o exterior essas pressões mantêm-se estaveis, mesmo quando as bombas funcionam o ar entra para estabilizar as pressões à medida que o esgoto é bombado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  12.  # 16

    Colocado por: SrRda mesma maneira que existe depressão na tubagem, tb existe sobre pressões, imagine o poço de bombagem selado, e você vai adicionando sempre agua com as descargas, o poço vai encher e vai haver um ligeiro aumento da pressao do ar dentro do poço o k pode originar a fuga desse ar pelos sifoes e a fuga dos tais cheiros, havendo uma ventilação directa com o exterior essas pressões mantêm-se estaveis, mesmo quando as bombas funcionam o ar entra para estabilizar as pressões à medida que o esgoto é bombado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RUIOLI


    Excelente explicação, obrigado!

    O tubo de ventilação que vai ao telhado tem de ser vertical ou pode ter um troço quase horizontal?
    • SrR
    • 23 abril 2022

     # 17

    Sempre k possível na vertical, quando na horizontal tentar deixar com um pouco de pendente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  13.  # 18

    E juntar a ventilação do tubo de queda e da bomba e ir só uma à cobertura. Algum problema?
  14.  # 19

    Não
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  15.  # 20

    Em suma, caso não tenham bombas de esgoto ou ligações a fossa séptica, usem sempre VAA.
 
0.0203 seg. NEW