Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 24 abril 2022

     # 1

    Boa tarde.

    Aproveitar o tópico sobre o preço das casas e adaptei o título para o arrendamento, trocando, igualmente, a palavra "aceitáveis" para "sustentáveis".

    Por aqui há quem seja senhorio e quem seja inquilino, e claro muitos outros que não são nem uma coisa nem outra mas terão a sua opinião/conhecimento.
    Tenho olhado para os valores do arrendamento e o que observo é que os mesmos são como uma mancha de alastra a toda a área metropolitana de Lisboa, peço desculpa ao resto do país mas é mesmo pq é a única zona em vou pesquisando. Há assim tanta gente para poder pagar a partir de 850-900€ por um T2?
  1.  # 2

    O mercado de arrendamento em Portugal é um bocado complexo. 1º porque herdou uma situação com mais de 60 anos que foi o congelamento das rendas. Ainda hoje existem 2 mercados paralelos - os das casas com arrendamentos "eternos" de valores irrisórios e as outras.
    2º Existe uma quase impunidade para com os caloteiros. Fazer cumprir a lei neste mercado é um pesadelo.
    3º A carga fiscal é absurda, praticamente 30% para um chamado bem de 1ª necessidade.
    4º nestes últimos anos a especulação imobiliária tornou a compra de imoveis para arrendamento algo muito arriscado em termos financeiros.
    Logo os valores das rendas acaba inquinado por razões que nada têm a ver com a lei da oferta e procura.
    Concordam com este comentário: fagulhas
    • AMVP
    • 24 abril 2022

     # 3

    Colocado por: CarvaiO mercado de arrendamento em Portugal é um bocado complexo. 1º porque herdou uma situação com mais de 60 anos que foi o congelamento das rendas. Ainda hoje existem 2 mercados paralelos - os das casas com arrendamentos "eternos" de valores irrisórios e as outras.
    2º Existe uma quase impunidade para com os caloteiros. Fazer cumprir a lei neste mercado é um pesadelo.
    3º A carga fiscal é absurda, praticamente 30% para um chamado bem de 1ª necessidade.
    4º nestes últimos anos a especulação imobiliária tornou a compra de imoveis para arrendamento algo muito arriscado em termos financeiros.
    Logo os valores das rendas acaba inquinado por razões que nada têm a ver com a lei da oferta e procura.

    Compreendo, concordo e ainda acrescento o custo de reparação do imóvel.
    Mas, apesar de ter toda a razão, na minha perspetiva, no que refere faz-me confusão como é que há tantas pessoas a poderem suportar os valores de arrendamento que vou vendo. Ou seja, tenho dúvidas que existam tantas famílias a conseguir suportar os custo do arrendamento.
    • argo
    • 24 abril 2022

     # 4

    Mais um factor a ter em consideração, muitas casas fechadas e fora do mercado de arrendamento porque os donos não estão para se chatear com essas razões que disseram.
    Concordam com este comentário: fagulhas
    • AMVP
    • 25 abril 2022

     # 5

    Colocado por: argoMais um factor a ter em consideração, muitas casas fechadas e fora do mercado de arrendamento porque os donos não estão para se chatear com essas razões que disseram.

    Tb e verdade. Mas faz-me mesmo especie haver, potencialmente, tantas pessoas com capacidade para honrrar compromissos de renda quando os valores estao tao elevados.
  2.  # 6

  3.  # 7

  4.  # 8

    Colocado por: lpetinga

    Senhorios a prepararem-se para o aumento dos juros?


    Ou como resposta à inflação
  5.  # 9

    Colocado por: AMVP

    Ou como resposta à inflação


    Claro.
    Se a taxa Euribor esta a subir, secalhar mais pessoal vai arrendar em vez de comprar.

    Se houver mais procura para arrendar, mais os preços de arrendamento sobem.
    Enfim, never ending story.
  6.  # 10

    Colocado por: NLuz

    Claro.
    Se a taxa Euribor esta a subir, secalhar mais pessoal vai arrendar em vez de comprar.

    Se houver mais procura para arrendar, mais os preços de arrendamento sobem.
    Enfim, never ending story.


    Ainda para bem que para si é claro, pois para mim é bastante escuro. Eu não consigo perceber como há capacidade para pagar os valores de arrendamento que vejo.
  7.  # 11

    Colocado por: AMVP

    Ainda para bem que para si é claro, pois para mim é bastante escuro. Eu não consigo perceber como há capacidade para pagar os valores de arrendamento que vejo.


    Ainda bem para mim pq ?

    Quando disse claro, é o normal no rácio oferta/procura.
  8.  # 12

    Colocado por: AMVP

    Ainda para bem que para si é claro, pois para mim é bastante escuro. Eu não consigo perceber como há capacidade para pagar os valores de arrendamento que vejo.


    Eu tenho a mesma dúvida!

    Os preços de compra em Lisboa são absurdos, mas mal ou bem as pessoas podem recorrer a crédito com taxa 0% (por enquanto), e isso, junto com o investimento estrangeiro, suponho que ainda possa sustentar os preços de compra.

    Agora, arrendamento, não percebo.. como alguém disse, a única justificação é a oferta ser tão baixa que acaba por ser suficiente para a procura de quem pode pagar. Nestas coisas é sempre bom ter acesso a estatísticas oficiais para compreender.
  9.  # 13

    Eu estatísticas não tenho e valem o que valem....

    Em Lisboa certas zonas, é num instante que desaparecem as casas para arrendar.
    Nem sequer aparecem nos sites das imobiliárias, tal é a lista de espera.
  10.  # 14

    Colocado por: NLuz

    Ainda bem para mim pq ?

    Quando disse claro, é o normal no rácio oferta/procura.


    Esse rácio muito citado por aqui tem limites, já ouvi falar da elasticidade da procura?
  11.  # 15

    Colocado por: NLuzEu estatísticas não tenho e valem o que valem....

    Em Lisboa certas zonas, é num instante que desaparecem as casas para arrendar.
    Nem sequer aparecem nos sites das imobiliárias, tal é a lista de espera.


    E sabe donde vem assim tanta gente com essa capacidade?
  12.  # 16

    Colocado por: AMVP

    E sabe donde vem assim tanta gente com essa capacidade?


    São portugueses.
    Não são estrangeiros.
  13.  # 17

    Colocado por: AMVP

    Esse rácio muito citado por aqui tem limites, já ouvi falar da elasticidade da procura?


    Eu já, mas não sou eu que dito o mercado, nem sou senhorio.
  14.  # 18

    Colocado por: NLuz

    Eu já, mas não sou eu que dito o mercado, nem sou senhorio.


    Mas quando evoca a lei da procura/oferta não se deveria esquecer da elasticidade, só isso.
  15.  # 19

    Colocado por: NLuz

    São portugueses.
    Não são estrangeiros.


    Sendo assim, ainda bem que os portugueses ganham bem.
  16.  # 20

    Colocado por: AMVP

    Mas quando evoca a lei da procura/oferta não se deveria esquecer da elasticidade, só isso.


    E como elástico que é, esse rácio estica para cima e para baixo, conforme o mercado.
    Se partir o elástico é que a porca torce o rabo 😁
 
0.0214 seg. NEW