Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: gil.alvesCabo sempre que possível.
    Os próprios caminhos para os mesmos são projectados tb.
    Entao e fica o cabo chumbado? Nao tem um tubo a servir de camisa?
  2.  # 42

    Colocado por: DR1982Entao e fica o cabo chumbado? Nao tem um tubo a servir de camisa?


    Ou fica em calha técnica ou com caixas estanques lá está.
    No meu caso vão andar por fora do CLT onde necessário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • RUIOLI
    • 27 abril 2022 editado

     # 43

    Colocado por: SCCorreiaEstou a ver que afinal não abundam muitas soluções.


    Acho que o Jorge Alves já deu uma solução bastante interessante, em principio vou usar a tal "plasticina" nas tubagens que vão ao exterior.

    Se fizer o blower door test e tiver problemas nas restantes tubagens, logo resolvo.

    Por exemplo: https://www.desertcart.pt/products/58747093-ideal-industries-31-601-1-oz-duct-seal-block
    Concordam com este comentário: gil.alves, Wilga, SCCorreia
  3.  # 44

    https://youtu.be/hYNpDr5pagc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  4.  # 45

    Convém recordar que num teste de estanquecidade REAL dificilmente se consegue obter menos de 0,4 de fugas.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  5.  # 46

    Colocado por: jorgealvesConvém recordar que num teste de estanquecidade REAL dificilmente se consegue obter menos de 0,4 de fugas.
    Concordam com este comentário:gil.alves

    E já passava requisito PH.
  6.  # 47

    Colocado por: jorgealvese somente uma questão de fazer as contas:
    1 orifício com 16mm deixa passar entre 5 e 15litros por minuto X 60 X 24 horas X 30 dias X 12 meses

    Ou seja 2.592.000 litros a 7.200.000 litros.

    Uma ninharia pois se estiver com uma humidade absoluta mediana são somente qualquer coisa como 2.500 litros a 7.500 litros de água, simples né???

    Ps:não foi considerado fenómenos atmosféricos de carga adicional de pressão do vento nem a humidade absoluta alta
    Concordam com este comentário:RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sasapo


    Se você acha mesmo que o volume de condensação anual expectável por cada tubo de electricidade para o exterior de 16mm é no mínimo 2500 litros, equivalente a 2 metros cúbicos e meio ou duas toneladas e meia de água, também equivalente a 7 litros por dia, tenho uma ponte para lhe vender. Se este é o rigor corrente das estimativas que se fazem não admira que as obras vão no preço que vão, seria mesmo preciso um submarino para navegar o dilúvio projectado.
    • Sasapo
    • 27 abril 2022 editado

     # 48

    Colocado por: zemvpferreira

    Se você acha mesmo que o volume de condensação anual expectável por cada tubo de electricidade para o exterior de 16mm é no mínimo 2500 litros, equivalente a 2 metros cúbicos e meio ou duas toneladas e meia de água, também equivalente a 7 litros por dia, tenho uma ponte para lhe vender. Se este é o rigor corrente das estimativas que se fazem não admira que as obras vão no preço que vão, seria mesmo preciso um submarino para navegar o dilúvio projectado.


    Fazer comentários sobre um assunto sobre o qual não se sabe os conceitos básicos da nisto, dizer asneiradas sem qualquer sentido tentando ridicularizar quem tenta expor algum conhecimento.

    Jorgealves, é como dar pérolas a porcos.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  7.  # 49

    Então está a tentar dizer-me que concorda com a resposta mal-amanhada do Jorgealves e que devo esperar uma condensação diária entre 7 a 21 litros de água por cada tubo de 16mm para o exterior? Ou está a dizer que eu devia ter interpretado as pérolas de outro modo qualquer?

    A minha pergunta original foi para si, creio, e tenho legitimamente muito gosto em ler uma estimativa completa com a prioris explicados, ou uma referência que ir pesquisar. Pode ser técnica, sem qualquer problema.
  8.  # 50

    Colocado por: zemvpferreiracondensação
    estava para não ligar, mas

    onde é que eu referi, mencionei ou citei o termo "condensação"?????

    por acaso sabe o que é? como se forma??? quais as suas origens???


    ok, é agua, isso é consensual.





    Colocado por: zemvpferreiraa resposta mal-amanhada
    é o que a matemática dita e por mais que não goste, concorde ou desagrade é uma ciência exata.

    uma pergunta para queijo: sabe dizer qual a quantidade de agua (em litros se não se importar) existente numa massa de ar com 1m3 a 25ºC e 75% de humidade relativa??
    (esta até é bastante fácil basta consultar o gráfico)
  9.  # 51

    Meu caro, a pergunta a que você respondeu e o comentário que a originou são sobre condensação. Se os seus cálculos não eram sobre a dita-cuja, aí está porque é que a sua resposta é mal amanhada.

    A engenharia, que não é matemática, tem pressupostos. E precisamente por isso costumamos enunciá-los quando fazemos uma continha de multiplicar. Os meus disse bem no princípio, se os seus são diferentes faça favor de os dizer.
  10.  # 52

    Colocado por: zemvpferreiraEntão está a tentar dizer-me que concorda com a resposta mal-amanhada do Jorgealves e que devo esperar uma condensação diária entre 7 a 21 litros de água por cada tubo de 16mm para o exterior? Ou está a dizer que eu devia ter interpretado as pérolas de outro modo qualquer?

    A minha pergunta original foi para si, creio, e tenho legitimamente muito gosto em ler uma estimativa completa com a prioris explicados, ou uma referência que ir pesquisar. Pode ser técnica, sem qualquer problema.


    Ninguém falou de uma condensação diária da totalidade da água que entra, agora se a água entra, e quando as condições forem propícias a isso, a condensação vai acontecer. Perguntar a quantidade exacta de água que vai condensar é simplesmente desconversar.
  11.  # 53

    Ainda existe quem se questione qual a razão para cada menos haver opiniões e conteúdos profissionais?
  12.  # 54

    Colocado por: jorgealvesAinda existe quem se questione qual a razão para cada menos haver opiniões e conteúdos profissionais?


    Eu não duvido das contas, mas gostaria de fazer dois apontamentos para debate (vindo de alguém que não projecta nem constrói edifícios, pelo que aceito e agradeço perfeitamente o contraditório):

    * Essa quantidade de ar efetivamente pode entrar por um tubo, mas haverá uma saída de ar equivalente por outro lado qualquer (caso contrário, a pressão no interior da habitação iria crescer continuamente, o que não é possível). Logo entra ar com humidade, mas também sai ar com humidade (e normalmente a humidade dentro de casa até é maior, salvo em dias de tempo muito feio);

    * O vapor de água per si não é um problema, até porque necessitamos de uma humidade relativa grande para respirarmos confortavelmente. O problema é reunirem-se condições de excesso de humidade e gradiente de temperatura que originam condensações e bolores -> aqui sim, problemas respiratórios e de conservação graves, cujo ataque vai pelo teor de humidade mas também pelo controlo do gradiente temperatura (e aqui entram as diferentes abordagens de isolamento térmico).

    * A preocupação com a estanquicidade de tubagens elétricas tem maior origem com a conservação de temperatura do que com o teor de humidade, não?
 
0.0206 seg. NEW