Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Irei pavimentar cerca de 350m2 no exterior.
    Este espaço é desde a entrada onde tenho o portão até à garagem, ou seja, é um acesso a viaturas.
    As opções que tenho em cima da mesa são betão liso afagado a helicóptero (ou eventualmente marcado com algum molde) ou calçada.

    Estou mais inclinado para o betão devido a ser mais rápido de executar, mais indicado para os miúdos brincarem e eventualmente mais barato.

    Irei comprar eu o betão e malha sol e fazer a preparação do terreno e adjudicar apenas a mão de obra (ainda não contactei nenhuma empresa).

    Será que alguém me podia indicar mais ou menos o valor M2 que se pratica na mão de obra?
    sei que poderá depender da zona do país, mas só pretendia ter uma ideia aproximada antes de contactar alguém.

    Já agora sou de Leiria.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Se vai meter calçada não precisa de betão.
    Delineia os limites da via com lancil guia, sobre fundação.
    Preve a caixa minima, terreno compactado, Geotextil, tout-venant, cama de areão e a calçada ou paver rodoviário. tudo bem apertado e regado. é o mais barato.
  3.  # 3

    Não confina com a via. Tenho tudo murado e este espaço é uma espécie de pátio interior.

    Eu não disse que ia meter calçada. É uma opção, tal como o betão.

    Mas uma calçada de vidraço custa-me no mínimo uns 70€/m3 já com transporte. Para os 350m2 preciso de uns 35 M2. Ou seja 2300€ em calçada mais mão de obra. Com a desvantagem de que quem me faz a calçada só iria fazer aos sábados, o que para esta quantidade irei demorar à volta de 1 mês.

    Betão, a um preço médio de 60€/m3 com uma espessura de 10cm preciso de 35m3.2100€

    Ou seja em material são valores muito idênticos e eu sei quanto me custa a mão de obra da calçada. Daí querer saber a da aplicação do betão.

    Claro que há mais materiais a considerar, tanto numa opção como noutra. Mas estes são os mais expressivos.

    Pavê não gosto!
  4.  # 4

    Betão afagado a helicóptero é mais barato????

    Feito como deve ser e dos mais caros senão mesmo o mais caro.
  5.  # 5

    "eventualmente" mais barato. Daí o propósito deste tópico. Tentar perceber a que preço M2 anda este trabalho.
  6.  # 6

    Visite a empresa fernandocorreia.com

    A empresa é do meu pai, estou a achar esses 70 euros o metro quadrado demasiado. A moradia é onde?
  7.  # 7

    Colocado por: RodrigoCorreiaVisite a empresa fernandocorreia.com

    A empresa é do meu pai, estou a achar esses 70 euros o metro quadrado demasiado. A moradia é onde?


    Leiria. Atenção que é 70€/m3 e não o M2.
  8.  # 8

    Contratei uma empresa para fazer o betão afagado para a cave (160m2) e ficou-me por 5€/m2. O betão paguei à parte (prai 80€/m3) e eles espalharam o betão, nivelaram tudo direitinho e ficaram até às tantas a polir aquilo. Ficou muito porreiro.

    Estou a pensar fazer o mesmo para o pavimento exterior. A preparação do terreno faço eu com ajuda de uns familiares. Compactar solo, manta geotêxtil, brita compactada, malha sol e depois eles fazem o resto.

    Será que 10cm de espessura é suficiente? Vai servir de passagem para carros.

    A área exterior que pretendo pavimentar andará nos 150m2 por isso tenho
    - custos de material (manta geotêxtil, malha sol e brita);
    - betão pronto (15m3 -> 1200€);
    - betão afagado (750€).

    Portanto, julgo que por menos de 2500€ faço a festa. O que dá um valor a rondar os 16€/m2. Bastante mais barato do que colocar cubos de granito (os preços que tenho andam nos 26€/m2);
    Concordam com este comentário: jduarte
  9.  # 9

    Não se esqueça que ai impermeabilizar o solo. Vai ter de prever sistema de drenagens de plucviais. Não se esqueça da sub-base. Pelo menos 20cm de tout-venant compactado. Tela geotextil ente esta e o solo compactado.
    Atenção ao esquartelamento dos paineis de betão. 10cm, de betão simples, parece-me pouco. Não mete malhasol? Vai meter que tipo de betao c20/25? Mais?
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasNão se esqueça que ai impermeabilizar o solo. Vai ter de prever sistema de drenagens de plucviais. Não se esqueça da sub-base. Pelo menos 20cm de tout-venant compactado. Tela geotextil ente esta e o solo compactado.
    Atenção ao esquartelamento dos paineis de betão. 10cm, de betão simples, parece-me pouco. Não mete malhasol? Vai meter que tipo de betao c20/25? Mais?


    Malhasol claro, mas já agora, qual o tipo de malhasol mais recomendada? cq38?

    A impermeabilização do solo até pode ajudar para prevenir infiltrações na cave, mas de facto traz esse problema da drenagem e, muito provavelmente, vai ficar sempre com algumas pequenas poças de água.

    Betão sim, c20/25 não é suficiente?

    A ideia é que isto dure e não estale com frequência. Podemos aumentar os custos com o betão e malhasol para garantir que fica uma boa solução. O que recomenda?
  11.  # 11

    Colocado por: pvieira91Contratei uma empresa para fazer o betão afagado para a cave (160m2) e ficou-me por 5€/m2. O betão paguei à parte (prai 80€/m3) e eles espalharam o betão, nivelaram tudo direitinho e ficaram até às tantas a polir aquilo. Ficou muito porreiro.

    Estou a pensar fazer o mesmo para o pavimento exterior. A preparação do terreno faço eu com ajuda de uns familiares. Compactar solo, manta geotêxtil, brita compactada, malha sol e depois eles fazem o resto.

    Será que 10cm de espessura é suficiente? Vai servir de passagem para carros.

    A área exterior que pretendo pavimentar andará nos 150m2 por isso tenho
    - custos de material (manta geotêxtil, malha sol e brita);
    - betão pronto (15m3 -> 1200€);
    - betão afagado (750€).

    Portanto, julgo que por menos de 2500€ faço a festa. O que dá um valor a rondar os 16€/m2. Bastante mais barato do que colocar cubos de granito (os preços que tenho andam nos 26€/m2);


    Boa tarde,

    Pvieira91 esse valor é realmente abaixo dos orçamentos que tenho. De que zona do país é?
  12.  # 12

    Colocado por: DanielaF

    Boa tarde,

    Pvieira91 esse valor é realmente abaixo dos orçamentos que tenho. De que zona do país é?


    Norte, perto de Penafiel.
  13.  # 13

    pvieira91


    Pode dar indicação dessa empresa?
  14.  # 14

    Viva! Permitam-me aproveitar este tópico para pedir a vossa ajuda também para decidir o material a usar na pavimentação do meu espaço exterior.
    Tenho uma parte do terreno que quero pavimentar, que corresponde à zona de entrada em casa e de parqueamento de viaturas. Gosto de lajetas a imitar calçada, em particular de umas da AMOP chamadas "calçada alternativa", que enganam muito bem ;)
    Se bem entendo a coisa, para poder aplicar esse tipo de material tenho de aplicar uma camada de betão primeiro, certo? Para evitar o betão teria de ser pavê de 8 cm ou então calçada, estou correto?
  15.  # 15

    gosto muito do betão poroso, vê-se em muitos sitios urbanos com aquela cor avermelhada ( tem outras cores), não tenho o comparativo de preços mas tem muitas vantagens.
    • RCF
    • 23 agosto 2023

     # 16

    Colocado por: mhpintoViva! Permitam-me aproveitar este tópico para pedir a vossa ajuda também para decidir o material a usar na pavimentação do meu espaço exterior.
    Tenho uma parte do terreno que quero pavimentar, que corresponde à zona de entrada em casa e de parqueamento de viaturas. Gosto de lajetas a imitar calçada, em particular de umas da AMOP chamadas "calçada alternativa", que enganam muito bem ;)
    Se bem entendo a coisa, para poder aplicar esse tipo de material tenho de aplicar uma camada de betão primeiro, certo? Para evitar o betão teria de ser pavê de 8 cm ou então calçada, estou correto?

    Especialmente, se for para transitarem viaturas automóveis em cima, é conveniente colocar uma camada de betão armado (cerca e 10cm) sob as lajetas.
    Caso seja apenas para pedonal, estando o solo bem compactado e colocando uma última camada de areia (também compactada) para alisar, pode dispensar-se o betão armado (isto para lajetas de 3 cm).
  16.  # 17

    E o belo do paralelepípedo em granito?
    • RCF
    • 23 agosto 2023

     # 18

    Colocado por: Bragas VE o belo do paralelepípedo em granito?

    fica bem se for bem assente, o que não é fácil para os lados de Lisboa...
  17.  # 19

    Colocado por: marco1gosto muito do betão poroso, vê-se em muitos sitios urbanos com aquela cor avermelhada ( tem outras cores), não tenho o comparativo de preços mas tem muitas vantagens.

    Ainda não excluí nenhuma opção, e essa é de facto interessante por dar para manter a permeabilidade, mas, esteticamente, parece-me que encaixava bastante melhor lá em casa a calçada (ou a bela da imitação).
  18.  # 20

    Colocado por: RCFEspecialmente, se for para transitarem viaturas automóveis em cima, é conveniente colocar uma camada de betão armado (cerca e 10cm) sob as lajetas.

    Obrigado. Era essa a ideia que tinha.

    Colocado por: Bragas VE o belo do paralelepípedo em granito?

    Seria a minha primeira opção, mas o piso fica algo irregular e eu quero que essa zona dê também para os miúdos brincarem (tipo jogar basket).



    Colocado por: RCF
    fica bem se for bem assente, o que não é fácil para os lados de Lisboa...

      Eu moro muito perto da autointitulada "capital do calceteiro" ;) Sou capaz de conseguir arranjar quem perceba do assunto, ou aquilo é só garganta?
     
    0.0226 seg. NEW