Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma questão pois recentemente foi-me alterado o quadro de distribuição da casa e notei que o electricista colocou só os disjuntores das divisões e um interruptor diferencial dos mais baratos, e tenho uma dúvida eu já tenho um disjuntor de 45A daqueles dos anos 70 da EDP fora do meu QDC e os fios desse é que vão para o meu QDC.

    Tenho visto que o interruptor diferencial sozinho não protege contra sobretensão mas que o Disjuntor Geral antes do Int. Diferencial o faria, questão é, já tendo eu o Disjuntor da EDP esse conta como disjuntor geral que protege contra sobretensão? Ou deveria chamar outro electricista para instalar um?
    Até porque não tenho qualquer módulo descarregador de sobretensão no QDC...
  2.  # 2

    Fotos
  3.  # 3

    Aqui tem a do quadro e do Disjuntor, o quadro tem um Int. Diferencial de 40A e disjuntores termo-magnéticos de 10 e 16
      IMG_20220504_230400.jpg
  4.  # 4

    E aqui uma com mais detalhe do disjuntor da EDP que já cá estava
      IMG_20220504_230405.jpg
  5.  # 5

    Colocado por: jserra12interruptor diferencial sozinho não protege contra sobretensão mas que o Disjuntor Geral antes do Int. Diferencial o faria
    nem desses aparelhos protege contra sobretensões
  6.  # 6

    Colocado por: jserra12um interruptor diferencial dos mais baratos
    esta muito enganado pois nem é de longe dos mais baratos sendo até de uma muito boa marca e um muito bom produto.
  7.  # 7

    E tem estado esgotado pelo que sei até o ID da hager de 30mA
  8.  # 8

    Dos mais baratos? A hager é uma das referências deste tipo produtos.

    Em relação ao quadro está tudo bem, não terá quais quer problemas na exploração da instalação.

    A única coisa que podia ter diferente era o interruptor diferencial da hager em vez de 300mA ser de 30mA, mais a sua obrigatoriedade está dependente de algumas condições de utilização da sua instalação, como por exemplo se possui aquecimento de água por elementos resistivos, se tem tomadas nos WC,...
  9.  # 9

    Pois no "mais barato" referia-me mesmo a ser de 300mA em vez de 30, mas sim a Hager tem fama de ser boa marca, e sim sei que são necessários protectores contra sobretensão para proteger contra a mesma, mas esses necessitariam de um disjuntor geral magneto-térmico? E já agora, tenho ouvido falar que a EDP anda a retirar estes disjuntores antigos das instalações e que hoje em dia deixa só os contadores, é verdade? Faria sentido eu ter um geral no meu QDC para essa eventualidade ou a EDP faria essa substituição nesse caso?
  10.  # 10

    E já agora, tenho ouvido falar que a EDP anda a retirar estes disjuntores antigos das instalações e que hoje em dia deixa só os contadores, é verdade? Faria sentido eu ter um geral no meu QDC para essa eventualidade ou a EDP faria essa substituição nesse caso?


    Olhe não sei se é geral mas meu vizinho mudou a instalação eléctrica toda (reconstrução) e já não lhe colocaram esse dijuntor. A minha ainda tem à entrada de casa.
  11.  # 11

    Dependo do tipo de instalação, deverá ter uma proteção na portinha ou na caixa colunas, normalmente através de fusíveis, que lhe faz a proteção do cabo contra curto circuitos até às entrada da instalação.

    Depois tem o DLP que lê faz a proteção contra sobrecarga. Recentemente o novos contadores faz essa função.
  12.  # 12

    Os novos contadores inteligentes, além de fazerem limitação de potência, também fazem protecção diferencial?
  13.  # 13

    Colocado por: ClioIIOs novos contadores inteligentes, além de fazerem limitação de potência, também fazem protecção diferencial?


    Não. Não fazem qualquer proteção diferencial. Mas em bom rigor, também muitos dos limitadores de potencia que eram instalados no quadro geral (o tal que está selado) também não o faziam. (tem mesmo a inscrição disjuntor não diferencial)
    E quando fazia - geralmente em quadro muito antigos - era sempre com valores I∆n na casa dos 500mA o que não assegura grande proteção.

    Além disso com a eliminação do DCP junto aos quadros, o quadro está sempre com tensão presente na entrada do quadro, só sendo possível o corte removendo o(s) fusivel(eis) a montante.

    Por este motivo, quando o DCP é removido convém por um disjuntor/interruptor para fazer o corte geral, bem como um diferencial para fazer a proteção de pessoas. Alternativamente um equipamento combi que assegure as duas funções.
    Concordam com este comentário: jorgealves, jserra12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII, jserra12
 
0.0175 seg. NEW