Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Preciso de uma ajuda se me souberem esclarecer. Arquitetos e engenheiros são obrigados a responder a ofícios da câmara? Como proceder caso o dono do gabinete recuse? (Que n foi quem assinou-se projetos?) falo com as ordens?
  2.  # 2

    Quem tem de responder aos ofícios, é o requerente.

    Como é óbvio se for matéria referente aos projectos subscritos. É necessário que esse técnico responda atempadamente.

    Qual é o problema em apreço?
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasQuem tem de responder aos ofícios, é o requerente.

    Como é óbvio se for matéria referente aos projectos subscritos. É necessário que esse técnico responda atempadamente.

    Qual é o problema em apreço?



    Sim, tenho um ofício que a arquiteta e o engenheiro de especialidades tem situações a alterar (de uma comunicação prévia). Contudo como não estão a faze lo, preciso de saber se juridicamente eles são obrigados a fazê-lo..
  4.  # 4

    Deontológicamente são. É preciso sanear inconformidades?
    Tem as contas em dia com quem contratou o serviço?
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasDeontológicamente são. É preciso sanear inconformidades?
    Tem as contas em dia com quem contratou o serviço?


    Tenho tudo em dia c a empresa “chave na mão” que por sua vez contrata o gabinete. Parece que a empresa está em falha c o gabinete. Infelizmente estou a ser eu lesada quando antes do pagamento da última tranche já tinha cessado tudo c a empresa chave na mão :(

    Será caso de falar c os autores do projeto (que n são o dono do gabinete ?) c as respectivas ordens profissionais?
  6.  # 6

    Colocado por: PpampulimTenho tudo em dia c a empresa “chave na mão”

    AH bom.. meteu-se num circo desses.... Boa sorte.

    Acho que antes demais deve falar com o dono do gabinete. Independentemente das questões deontológicas que cada técnico tem de responder individualmente, Tem aí um problema de contrato, que deve esclarecer com a empresa sub-contratada ( Gab. projectos), pergunte o que falta regularizar em termos de honorários referentes ao seu projecto por forma a desbloquear a situação.
    Concordam com este comentário: tviegas, jorgealves
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    AH bom.. meteu-se num circo desses.... Boa sorte.

    Acho que antes demais deve falar com o dono do gabinete. Independentemente das questões deontológicas que cada técnico tem de responder individualmente, Tem aí um problema de contrato, que deve esclarecer com a empresa sub-contratada ( Gab. projectos), pergunte o que falta regularizar em termos de honorários referentes ao seu projecto por forma a desbloquear a situação.



    Já falei… mas já paguei um projeto. Não vou pagar outro …
  8.  # 8

    Colocado por: Ppampulimmas já paguei um projeto

    pagou, mas pagou à empresa de intermediação/ "chave na mão".
    Já sabe se do seu projecto foi pago algo à sub-contratada? É que se não foi efectuado, ou estiver contas por saldar, o Gabinete, e consequente cadeia, têm todo o direito de não atender ao que pretende.
    Fiz-me entender?
  9.  # 9

    Tem é que pressionar a chave na mão
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradas
    pagou, mas pagou à empresa de intermediação/ "chave na mão".
    Já sabe se do seu projecto foi pago algo à sub-contratada? É que se não foi efectuado, ou estiver contas por saldar, o Gabinete, e consequente cadeia, têm todo o direito de não atender ao que pretende.
    Fiz-me entender?


    Entendo claro. Mas eu na altura quis pagar ao gabinete exactamente por já ter cessado qualquer contrato c a
    Empresa chave na mão. N tenho culpa porque paguei e não foi pouco…. Eles enquanto profissionais devem responder à câmara. Para que servem os seguros das ordens ? E os termos de responsabilidade?!
  11.  # 11

    Colocado por: RicardoPortoTem é que pressionar a chave na mão


    Colocado por: RicardoPortoTem é que pressionar a chave na mão



    A tentar…. Só comigo…
  12.  # 12

    em todo o caso "parece-me" que o gabinete não tem contrato nenhum consigo mas com a tal empresa que está em falha com eles. Os termos
    é uma situação complicada.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, rjmsilva
  13.  # 13

    Colocado por: marco1em todo o caso "parece-me" que o gabinete não tem contrato nenhum consigo mas com a tal empresa que está em falha com eles. Os termos
    é uma situação complicada.


    A questão é, o gabinete de projetos está a fazer o projeto (termos , peças desenhadas, certificações, etc) em nome do dono de obra, uma vez que este tem que assinar os requerimentos para entregar na camara, acho que isto conta como um contrato, não deve estar a entrar nada em nome do empreiteiro, certo ?
  14.  # 14

    Colocado por: tviegasacho que isto conta como um contrato

    contrato!?
    Estão a prestar um serviço ao "chave na mão" (quem lhe paga a retribuição pecuniária acordada).
    Como é obvio a papelada terá de ser referenciada ao prédio e requerente em causa, pois é o legítimo proprietário.
    Isso não se reduz a um "contrato" com este último. nem por sombras...
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  15.  # 15

    Colocado por: tviegas

    A questão é, o gabinete de projetos está a fazer o projeto (termos , peças desenhadas, certificações, etc) em nome do dono de obra, uma vez que este tem que assinar os requerimentos para entregar na camara, acho que isto conta como um contrato, não deve estar a entrar nada em nome do empreiteiro, certo ?


    Sim, está tudo entregue em meu nome requerente e assinado pelos autores do projeto de arquitetura e de especialidades com os respectivos termos de responsabilidade (foi uma comunicação prévia)
  16.  # 16

    Colocado por: Pedro Barradas
    contrato!?
    Estão a prestar um serviço ao "chave na mão" (quem lhe paga a retribuição pecuniária acordada).
    Como é obvio a papelada terá de ser referenciada ao prédio e requerente em causa, pois é o legítimo proprietário.
    Isso não se reduz a um "contrato" com este último. nem por sombras...
    Concordam com este comentário:ADROatelier



    Pois… contrato não de facto. Aqui o mais complicado ainda é eu ter c
    Mantido as especialidades c o mesmo gabinete e já ter cessado com o empreiteiro. Mas por insistência do gabinete paguei ao empreiteiro (a factura é de la) e agora no meio da confusão é mau profissionalismo deles estou eu a ser lesada… que tenho o último ofício para responder….
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradas
    contrato!?
    Estão a prestar um serviço ao "chave na mão" (quem lhe paga a retribuição pecuniária acordada).
    Como é obvio a papelada terá de ser referenciada ao prédio e requerente em causa, pois é o legítimo proprietário.
    Isso não se reduz a um "contrato" com este último. nem por sombras...
    Concordam com este comentário:ADROatelier


    Podemos não estar a falar de contrato ao nivel monetário, mas toda a papelada entregue na camara é apenas referente a duas entidades , os projetistas e o requerente (os termos de responsabilidade fazem referencia ao empreiteiro ou ao dono de obra ?), o empreiteiro so aparece para efeitos da obra, uma vez que foi uma comunicacao previa. se existir um erro por parte do projetista o requerente tem que reclamar na respetiva ordem do projetista e sem pedir justificacao ao empreiteiro.
  18.  # 18

    Colocado por: tviegas

    Podemos não estar a falar de contrato ao nivel monetário, mas toda a papelada entregue na camara é apenas referente a duas entidades , os projetistas e o requerente (os termos de responsabilidade fazem referencia ao empreiteiro ou ao dono de obra ?), o empreiteiro so aparece para efeitos da obra, uma vez que foi uma comunicacao previa. se existir um erro por parte do projetista o requerente tem que reclamar na respetiva ordem do projetista e sem pedir justificacao ao empreiteiro.


    Exactamente aí que queria chegar. a documentação do empreiteiro nem sequer é desse que n efectuei qq trabalho. Quem é responsáveis são os autores do projeto e neste caso quem lhes paga (o dono do gabinete)
  19.  # 19

    tviegas

    penso que sem estar na posse de toda a informação está apenas a confundir ainda mais, o que diz comercialmente não tem sustentação.
    repare que na confusão em que já nem se percebe bem quem é que está a ser interlocutor neste momento.
  20.  # 20

    Se os homens não foram pagos, não têm obrigação nenhuma de trabalhar. Era o que faltava.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos
 
0.0260 seg. NEW