Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Preciso de um esclarecimento. Vamos construir uma casa. Já temos o projeto aprovado e a licença de construção levantada na Câmara Municipal.
    Informaram-nos que é necessário comunicar às finanças a alteração do terreno para construção, preenchendo o modelo 1 do IMI e anexando alguns documentos. A dúvida é no quadro II (Motivo da entrega da declaração)

Qual a opção?

08 - Prédio novo
    09 - Prédio melhorado/modificado
    10 - Prédio Melhorado/ Modificado / Reconstruído
    11 - Anexo à declaração da IMT ou Imp. do Selo
    12 - Prédio Omisso
    13 - Pedido de avaliação
    14 - Mudança da afectação do Prédio
    15 - ª Transmissão na Vigência do IMI

Desde já agradeço.
    Carla Oliveira
  2.  # 2

Era rustico e vai passar a urbano, é isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlapdoliveira
  3.  # 3

Sim Pedro Barradas, mas ainda não começamos a obra.
  4.  # 4

Tanto quanto sei o modelo 1 do IMI é entregue depois da obra feita... Foi assim comigo pelo menos. Entregue com as telas finais e a licença de utilização.

E também tinha o terreno como rústico urbanizavel.
  5.  # 5

Tem de o fazer. Após ter havido deferimento da arquitectura.
    Peça ajuda ao arquitecto.

Depois da obra finalizada, inclui a construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlapdoliveira
  6.  # 6

Repescando o tópico:
    Entreguei o modelo 1 através do site das finanças. No meu caso o terreno é urbano, está no meu nome, acabei a minha construção e já tenho o alvará de utilização. Sucede que ao entregar o modelo 1 no site das finanças não me foi pedido para anexar o alvará de utilização. selecionei a opção de pedido de avaliação do VPT. Antes passei nas finanças e disseram-me que já não necessitam das plantas pois a CM envia diretamente para as finanças.
    Achei estranho não haver opção para anexar o alvará de utilização.
    Estará tudo bem ou escapou-me alguma coisa? obrigado
  7.  # 7

Só tive licença de utilização quase 1 ano depois de entregar o modelo 1
    • sltd
    • 15 setembro 2023

# 8

E no caso de terreno misto como se processa, uma vez que para as finanças ou é "preto ou branco"?
  8.  # 9

Colocado por: sltdE no caso de terreno misto como se processa, uma vez que para as finanças ou é "preto ou branco"?
    não é nada, tb há o "misto", aliás grande parte das casas com terrenos maiores têm uma parte urbana e outra rústica.
  9.  # 10

Deixo aqui a atualização da minha situação:
    Em 3 dias o modelo 1 submetido online foi "validado" pelas finanças, surgindo os seguintes anexos que não foram fornecidos por mim: plantas da casa e do loteamento certificadas pela CM e alvará de utilização.
    A máquina tributária está em marcha!

0.0100 seg. NEW