Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Preciso de um esclarecimento. Vamos construir uma casa. Já temos o projeto aprovado e a licença de construção levantada na Câmara Municipal.
    Informaram-nos que é necessário comunicar às finanças a alteração do terreno para construção, preenchendo o modelo 1 do IMI e anexando alguns documentos. A dúvida é no quadro II (Motivo da entrega da declaração)

Qual a opção?

08 - Prédio novo
    09 - Prédio melhorado/modificado
    10 - Prédio Melhorado/ Modificado / Reconstruído
    11 - Anexo à declaração da IMT ou Imp. do Selo
    12 - Prédio Omisso
    13 - Pedido de avaliação
    14 - Mudança da afectação do Prédio
    15 - ª Transmissão na Vigência do IMI

Desde já agradeço.
    Carla Oliveira
  2.  # 2

Era rustico e vai passar a urbano, é isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlapdoliveira
  3.  # 3

Sim Pedro Barradas, mas ainda não começamos a obra.
  4.  # 4

Tanto quanto sei o modelo 1 do IMI é entregue depois da obra feita... Foi assim comigo pelo menos. Entregue com as telas finais e a licença de utilização.

E também tinha o terreno como rústico urbanizavel.
  5.  # 5

Tem de o fazer. Após ter havido deferimento da arquitectura.
    Peça ajuda ao arquitecto.

Depois da obra finalizada, inclui a construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlapdoliveira
  6.  # 6

Repescando o tópico:
    Entreguei o modelo 1 através do site das finanças. No meu caso o terreno é urbano, está no meu nome, acabei a minha construção e já tenho o alvará de utilização. Sucede que ao entregar o modelo 1 no site das finanças não me foi pedido para anexar o alvará de utilização. selecionei a opção de pedido de avaliação do VPT. Antes passei nas finanças e disseram-me que já não necessitam das plantas pois a CM envia diretamente para as finanças.
    Achei estranho não haver opção para anexar o alvará de utilização.
    Estará tudo bem ou escapou-me alguma coisa? obrigado
  7.  # 7

Só tive licença de utilização quase 1 ano depois de entregar o modelo 1
    • sltd
    • 15 setembro 2023

# 8

E no caso de terreno misto como se processa, uma vez que para as finanças ou é "preto ou branco"?
  8.  # 9

Colocado por: sltdE no caso de terreno misto como se processa, uma vez que para as finanças ou é "preto ou branco"?
    não é nada, tb há o "misto", aliás grande parte das casas com terrenos maiores têm uma parte urbana e outra rústica.
  9.  # 10

Deixo aqui a atualização da minha situação:
    Em 3 dias o modelo 1 submetido online foi "validado" pelas finanças, surgindo os seguintes anexos que não foram fornecidos por mim: plantas da casa e do loteamento certificadas pela CM e alvará de utilização.
    A máquina tributária está em marcha!
  10.  # 11

Olá,
    Infelizmente, nem todos os departamentos das finanças funcionam tão bem.
    Submeti online o modelo 1 do IMI, e ainda assim necessito de submeter os anexos (plantas e suposta licença de utilização). As plantas tive de ir á câmara municipal pedir.
  11.  # 12

Colocado por: pedro.nunesOlá,
    Infelizmente, nem todos os departamentos das finanças funcionam tão bem.
    Submeti online o modelo 1 do IMI, e ainda assim necessito de submeter os anexos (plantas e suposta licença de utilização). As plantas tive de ir á câmara municipal pedir.

Recebeu algum email e a solicitar isso?
  12.  # 13

Não recebi email nenhum.
    Simplesmente como estava a demorar a mudar do estado inserido para outro estado decidi dirigir-me a um balcão das finanças e informaram-me que estava em falta os anexos e que os deveria entregar em papel.
  13.  # 14

Colocado por: pedro.nunesNão recebi email nenhum.
    Simplesmente como estava a demorar a mudar do estado inserido para outro estado decidi dirigir-me a um balcão das finanças e informaram-me que estava em falta os anexos e que os deveria entregar em papel.

Estava a perguntar, porque me encontro na mesma situação, provavelmente terei de la ir fazer o mesmo.
    Obrigado
  14.  # 15

Colocado por: diouf_matos

Estava a perguntar, porque me encontro na mesma situação, provavelmente terei de la ir fazer o mesmo.
    Obrigado

Vá o quanto antes á câmara pedir as plantas para efeitos do modelo 1 do IMI pois ainda pode demorar até 10 dias. E como temos um prazo de 60 dias após a emissão da licença para a entrega do modelo...
    Não sei se eles consideram a data de entrega do modelo online ou se só depois de entregar os anexos.

Eu não quis arriscar em passar o prazo.

Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diouf_matos
  15.  # 16

Estranho, na repartição a que fui as infos são pedidas diretamente à câmara, não tive de enviar nada, apenas e só Modelo 1.
  16.  # 17

Colocado por: powerPTEstranho, na repartição a que fui as infos são pedidas diretamente à câmara, não tive de enviar nada, apenas e só Modelo 1.

Pois, eu estava a contar que essa comunicação entre as finanças e a câmara acontecesse.
    Contudo nao foi essa informação que obtive da repartição de finanças onde fui.
    Para além disso pedir as cópias das plantas na câmara tem custos. Será por esta razão que pretendem manter esta forma de trabalhar?!
  17.  # 18

Também ando às voltas com o modelo 1 do IMI o mais estranho de tudo, é que a câmara diz preciso do modelo 1 preenchido e submetido para poder ter a licença de utilização. Mas no modelo 1 perguntam a data da em que foi atribuída a licença.. enfim mais um dia no sistema tuga de burocracia sem fim..
  18.  # 19

Colocado por: Peper87Também ando às voltas com o modelo 1 do IMI o mais estranho de tudo, é que a câmara diz preciso do modelo 1 preenchido e submetido para poder ter a licença de utilização. Mas no modelo 1 perguntam a data da em que foi atribuída a licença.. enfim mais um dia no sistema tuga de burocracia sem fim..

Posso estar errado, mas creio que só pode submeter o modelo 1 do IMI depois de ter a licença de utilização.
    No meu caso pedi ao arquiteto para me ajudar com a licença utilização.

Veja melhor se não tem de ter 1º a licença para poder entregar o modelo 1 do IMI. É um dos anexos requeridos....
  19.  # 20

Colocado por: pedro.nunesPosso estar errado, mas creio que só pode submeter o modelo 1 do IMI depois de ter a licença de utilização.

Pode submeter o modelo 1 quando quiser, pode ser logo no inicio da obra, basta declarar que a obra está concluída.
    O objetivo do modelo 1, é iniciar o pagamento do IMI do imóvel, acha que a AT levanta problemas com isso?

0.0178 seg. NEW