Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Vou comprar uma casa com recuso a financiamento bancário, enviei uma proposta de valor para comprar uma casa e, neste momento, aguardo aprovação ou contraproposta. Acontece que reparei no link dessa casa, ou seja, no link da imobiliária diz que a casa tem 56 m2 úteis o que não corresponde à realidade. Ainda não falei com ninguém para perceber se é erro ou a casa está à venda e não foi atualizado o registo predial. Caso seja a segunda situação, como se deve proceder? O atual proprietário atualiza a caderneta? Porque, obviamente, se o banco for avaliar a casa vão chumbar o financiamento porque a casa é bem maior do que o que foi registado.

    Obrigada pela vossa atenção.
  2.  # 2

    Normalmente as imobiliárias tem as areas erradas...

    Remeta as suas preocupações para a imobiliária, resolver, se assim for o caso.
    Concordam com este comentário: Alexandra_123, sky3205
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandra_123
  3.  # 3

    Acabei de receber uma chamada da imobiliária e confirma-se, o registo predial da casa está desatualizado. Conclusão, vou ter que desistir da casa assim… alguém sabe se o processo de atualizar a caderneta é moroso e/ou muito dispendioso?

    Não entendo porque os proprietários não fazem essa atualizam antes de colocar a casa à venda porque, infelizmente, a maior parte das pessoas precisa de recorrer a crédito para comprar uma casa, com o registo predial desatualizado é impossível…
  4.  # 4

    Normalmente, isso acontece.... porque o prédio sofreu melhoramentos (ampliações) ilegais.
    Concordam com este comentário: Alexandra_123
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandra_123
  5.  # 5

    Para melhor entender o contexto e poder estar informada da melhor forma, peça:
    - Caderneta Predial Urbana (autoridade tributária)
    - Certidão Predial Permanente (registo predial)
    - Licença de utilização

    Veja se (1) os três documentos estão em concordância entre si e (2) a documentação em concordância com a realidade física do imóvel.

    Colocado por: Alexandra_123Alguém sabe se o processo de atualizar a caderneta é moroso e/ou muito dispendioso?


    Se precisar de tratar junto da autarquia, pode levar o seu tempo, sim.

    Colocado por: Alexandra_123Não entendo porque os proprietários não fazem essa atualizam antes de colocar a casa à venda porque, infelizmente, a maior parte das pessoas precisa de recorrer a crédito para comprar uma casa, com o registo predial desatualizado é impossível…


    Colocado por: Pedro Barradas...porque o prédio sofreu melhoramentos (ampliações) ilegais.
    Concordam com este comentário:Alexandra_123
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Alexandra_123
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandra_123
  6.  # 6

    Boa tarde.

    Vou recorrer a empréstimo bancário para comprar uma casa, por esse motivo, a casa irá passar por uma avaliação.

    Acontece que a casa sofreu melhoramentos mas a caderneta predial (segundo nos explicam) está atualizada com base no que se fazia antes de 1950 (porque a partir de 51 passou a usar-se uma outra legislação mas as casas construídas antes, não estão sob essa alçada). A questão aqui é:

    Área útil (m²):
    56,90 m²
    Área bruta (m²): Área útil (m²):
    56,90 m²
    Área bruta (m²):
    139 m²
    Área de terreno (m²):
    175 m²
    139 m²
    Área de terreno (m²):
    175 m²

    A casa tem 3 pisos, não pode ter apenas 56 metros de área útil… além disso tem um anexo. Informaram-nos que a caderneta está atualizada mas, quer dizer, algo não bate certo. Se formos contabilizar a casa só com os 56 metros, terei um valor de avaliação muito baixo e, preciso no mínimo, de 220K€.

    O que acham? Desisto ou arrisco os cerca de 300€ para a avaliação?
  7.  # 7

    Se sofreu melhoramentos já não está atualizada, isso da caderneta predial para pouco mais serve do que para pagar impostos, se o registado não bater certo com a realidade o banco manda isso para tras, provavelmente tera muita coisa ilegal a ser regularizada pelo proprietário para ter o alvará de utilização .
  8.  # 8

    Quem lhe disse isso? Que a caderneta está "atualizada com base no que se fazia antes de 1950"? Essa nunca tinha ouvido...

    Essa casa está ilegal, e sujeita a multa para o proprietário e ordem de demolição (caso extremo).

    Com a casa nesse estado provavelmente nem consegue fazer a escritura. As casas anteriores a 1951 estão isentas de apresentação de licença de utilização, mas o município tem que passar uma certidão a atestar a antiguidade do imóvel. E eles não passam a certidão a casas remodeladas...

    Informe-se no seu município, é o melhor a fazer. E ignore o que lhe disserem da imobiliária, que eles só querem receber a parte deles (e "quem vier que feche a porta").
 
0.0137 seg. NEW