Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    mas as janelas com corte térmico têm impacto ou não no tempo de vida do pladur?
    É que ambas os tipos de janelas são completamente fechadas, sem ventilação... Ventilação da casa é outra coisa...
  2.  # 22

    Opa´aquilo vai condensar BASTANTE na janela, por sua vez irá ter patologias na zonas de contacto com as paredes dotadas de reforço termico.
    entenda que as intervnções de reforço termico tem de ser adequadas e ponderadas de forma a não ter diferenças de requisito muito elevados, senão dá barracas. E como já disseram, garantir as condições minimas de ventilação natural dos espaços... então quando climatizarem isso, vai ser o bom e bonito!.

    Sendo uma casa antiga, com paredes em pedra ou terra, ou não sei.. A intervenção que está a realizar vai gerar desiquilibros de permeabilidade ao vapor de agua, etc... e etc...

    Até a substituição de um pavimento de pedra, ou de barro não vidrado, por uma solução em mosaico vidrado tem impactos negativos neste equilibrio todo.
    Faça as coisas logo como deve ser.
    Concordam com este comentário: zedasilva, kalouco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
  3.  # 23

    Colocado por: AMVPNo limite pode ter impacto na letra do certificado energetico, nao estou a ver de outro modo.

    a Lei diz que o Perito se tiver conhecimento que as janelas foram mudadas depois de 2015 e não cumprem os paramentros, não pode emitir o Certificado.
    haverá muitos que o fazem na mesma.
    em caso de auditoria sofrem as consequencias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMVP
  4.  # 24

    O que não falta por aí é malta a trocar caixilharia de madeira ou alumínio com vidro simples em casas com mais de 20 anos, trocam por alumínio sem corte térmico, só sabem que é vidro duplo, que entretanto colocaram as casas à venda e tiveram de fazer CE, nunca ouvi que alguém tivesse tido algum problema ou chamada de atenção sobre esse assunto.

    Se é proibido, porque ainda fabricam e vendem alumínios sem corte térmico?
    Concordam com este comentário: desofiapedro, AMVP
  5.  # 25

    Colocado por: fernandoFerreiraLei diz que o Perito se tiver conhecimento que as janelas foram mudadas depois de 2015 e não

    Desconhecia de todo, ainda bem 1ue nao mudei janela nenhuma, Bolas!
  6.  # 26

    Esse decreto lei é para isto...
    Para efeitos do disposto nos artigos 6.º a 8.º do Decreto-Lei n.º 101-D/2020, de 7 de dezembro, a envolvente envidraçada dos edifícios novos e dos edifícios renovados deve obedecer aos seguintes requisitos:

    2.2 - Requisitos de desempenho energético geral:

    a) O coeficiente de transmissão térmica dos elementos da envolvente envidraçada novos ou renovados, dos edifícios de habitação e de comércio e serviços, não pode ser superior aos valores indicados da Tabela 6.


    Então um apartamento ou moradia troca a caixilharia e passa a ser um edifício renovado? brincalhões!
  7.  # 27

    Colocado por: VarejoteEntão um apartamento ou moradia troca a caixilharia e passa a ser um edifício renovado? brincalhões!

    de acordo com as definições do supracitado DL 101-D/2020, sim, é:

    j) «Edifício renovado», o edifício existente que foi sujeito a obra de construção, reconstrução, alteração, ampliação, instalação ou modificação de um ou mais componentes;
  8.  # 28

    Também é obrigatório fazer projeto ITED-A em edifícios nesses termos, naturalmente, só é obrigatório quando tem processo de licenciamento camarário.

    Quantos fazem projeto e Instalação ITED-A em remodelações? Quase nulo, colocam umas tomadas RJ45 e uns cabos de rede e está bom, ninguém pode exigir nada, se não "entrar" na câmara.
  9.  # 29

    Colocado por: Pedro Barradas
    de acordo com as definições do supracitado DL 101-D/2020, sim, é:

    j) «Edifício renovado», o edifício existente que foi sujeito a obra de construção, reconstrução, alteração, ampliação, instalação ou modificação de um ou mais componentes;


    Ah, assim está muito melhor, já posso mudar as janelas para o que entender, agora só falta mesmo ter T€mpo, ah ah ah.
    Falando a sério, assim faz mais sentido. São exigências para construção nova e para edifícios sujeitos a reconstrução ou renovações significativas, não a obras decorrentes de manutenção.
  10.  # 30

    AMPV... não é isso que está explanado na definição, leia com atenção este trecho:

    ou modificação de um ou mais componentes;

    uma "janela" é um "componente".

    Colocado por: Pedro Barradasde acordo com as definições do supracitado DL 101-D/2020, sim, é:

    j) «Edifício renovado», o edifício existente que foi sujeito a obra de construção, reconstrução, alteração, ampliação, instalação ou modificação de um ou mais componentes;
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  11.  # 31

    Meta janelas de Madeira com vidro duplo!
    Ventilação natural ou mecânica (VMC)!

    Colocação de calhas no pavimento entre as paredes de pedra e as paredes de "pladur".
    A legislação atual é algo mais exigente que a de uns 5 anos atrás, porque eu consegui CE- A numa casa com 100anos com janelas sem corte térmico, mas tinha outras coisas que compensavam.
    Se vai alugar de forma legal, tem de ter CE.
    Não pense nas obras da casa como sendo para alugar, pense que está a remodelar a sua futura casa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 32

    Colocado por: Pedro BarradasAMPV... não é isso que está explanado na definição, leia com atenção este trecho:

    ou modificação de um ou mais componentes;

    uma "janela" é um "componente".


    Pronto, ja nao mudo as janelas.
    Tenho de ir ver essa famosa Lei.
    Mas seriamente, nao acredito que a ser assim dure muito tempo. As pessoas ja nao tem dinheiro para substituir a janela é afins quanto mais para tantas exigencias.
  13.  # 33

    Se fizer uma parede ou forrar a gesso cartonado, ou substituir a aparelhagem elétrica, renovar WC ou cozinha também estou a alterar componente.


    Só falta colocar um aviso à porta do Leroy, para terem cuidado com o que compram para "renovar" o imóvel, para não terem dissabores a pedir certificado energético.

    O "querido mudei a casa" quando fazem as obras para o programa, certamente deixam lá os certificados todos.
  14.  # 34

    Colocado por: VarejoteSe fizer uma parede ou forrar a gesso cartonado, ou substituir a aparelhagem elétrica, renovar WC ou cozinha também estou a alterar componente.


    Exacto. se forrar uma parede exterior a gesso cartonado, tem de meter isolamento com espessura suficiente que cumpra os parametros actuais.
  15.  # 35

    Colocado por: VarejoteSó falta colocar um aviso à porta do Leroy, para terem cuidado com o que compram para "renovar" o imóvel, para não terem dissabores a pedir certificado energético.

    Deviam limitar a velocidade máxima das viaturas aos 120km/h...
  16.  # 36

    Isto é a mesma história de as farmácias em 2018 terem de ter obrigatoriamente alarme intrusão de grau 3, andava todos a meterem medo aos proprietários que tinham de colocar grau 3 e os velhos irem para o lixo que as coimas eram muito altas.

    A realidade depois de esclarecido no decreto lei é que na realidade só é obrigatório grau 3, se tiverem ligados a central recetora de alarme, o que faz toda a diferença para quem tem o alarme a tocar no telefone do proprietário.

    Troco o parquet, por flutuante passa a ser edifício renovado por se alterou um componente.

    Neste tópico a história é a mesma, troca componente, passa a ser edifício renovado, mesmo que uma das frações substitua a caixilharia.

    Mais do mesmo.
 
0.0139 seg. NEW