Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: mafgodTanto que agora vai lançar o bz4x, veículo 100% elétrico com garantia da bateria de 10 anos ou 1milhão de kms ..

    Sobre a lengalenga dos impostos, é como tuo o resto, vivemos em sociedade, há que pagar impostos, são mal empregues vota-se para mudar.


    qual é o custo da manutenção anual obrigatória?
  2.  # 22

    Num VE? Depende da marca e modelo....

    Sei que para o leaf, pack manutenção 5 anos, paguei 300 e poucos euros.
  3.  # 23

    No meu caso não tenho onde carregar um VE, moro num 3ºandar e onde estaciono o carro, no logradouro do prédio, não tenho eletricidade nem maneira de a fazer chegar.
    Tenho um Seat Ibiza de 2002 a gasolina e se fosse comprar outro carro a combustão mais recente, creio que mesmo assim seria um carro mais económico e menos poluente.
    Tenho um amigo do trabalho que é fã acérrimo do GPL.
    Acabei por comprar um Toyota CHR Hibrido, usado com 3 anos e tenho feito médias de 4,2L/100 km
    Mas tudo tem a ver com o estilo de condução.
    No meu Seat, com 302000 kms, faço médias de 6L/100 kms, sendo que nalgumas alturas chego aos 7L.
  4.  # 24

    Nos comparativos nunca falam na desvalorização que é, para mim, importante.

    Eu não compraria um elétrico com 7/8 anos.

    Quem compra agora novo eléctrico corre o risco de daqui por 7/8 anos, na compra de outro novo, ter que levar o carro ao ecoponto. Ou no mínimo, defrontar-se com uma desvalorização tremenda.
  5.  # 25

    Colocado por: BelhinhoQuem compra agora novo eléctrico corre o risco de daqui por 7/8 anos, na compra de outro novo, ter que levar o carro ao ecoponto. Ou no mínimo, defrontar-se com uma desvalorização tremenda.

    A realidade até agora tende a não ir nesse sentido.
    Há Leafs já com mais de 10 anos (e são claramente o mais fraco em termos de tecnologia de degradação da bateria) que continuam a ser vendidos a 1/3-1/4 do valor em novo.
    Conforme a tecnologia vai melhorando e os VE com muitos anos continuarem a reter mais e mais autonomia (e sobretudo enquanto não surgirem VE verdadeiramente baratos em novo), melhor irão reter valor.

    Dadas as políticas ambientais em curso em toda a Europa, diria até que esse é um cenário mais provável para os veículos a combustão.
    Concordam com este comentário: hangas, jorgemlflorencio
  6.  # 26

    eu ando num dilema sobre isto dos carros electricos.

    tenho um panda comercial a diesel, como segundo carro, mas dava-me jeito outro carro com 5 lugares.

    o panda custou-me 11.000€. tenho à 14 anos o que dá um valor mensal de 65,48€ pela sua aquisição.
    o seguro, inspeção, iuc tem um custo mensal de 16,26€.
    no mecanico, tenho um custo mensal de 38€ (sim, tive uns problemas com ele que não foram baratos)
    de gasoleo gasto 100€ por mes.

    ora o panda custa-me por mes 219,74€

    um renting de um dacia eletrico fica por 263€. se o carregar em casa, o custo deve ser 1/3 do que gasto em gasoleo, cera de 30€, ou seja, ficava tudo por 293€


    a diferença entre ter um carro a gasóleo, ou fazer um renting de um carro electrico já é só de 73€.
    provavelmente a diferença é menor porque tenho o carro à 14 anos, mas só tenho registos do mecânico, dos últimos 10 anos. e nos primeiros anos o seguro era contra todos os danos, pelo que era bem mais caro.


    com o renting não tenho o problema de ficar com um carro com as baterias fanadas, porque no final manda-se vir um carro novo, no entanto andar a pagar por uma coisa e não ficar com ela faz confusão, mas os números deixa-me a pensar seriamente.
  7.  # 27

    Colocado por: pauloagsantosmas dava-me jeito outro carro com 5 lugares.

    Então não pode ser o Dacia Spring, que é só de 4 lugares.

    Colocado por: pauloagsantosa diferença entre ter um carro a gasóleo, ou fazer um renting de um carro electrico já é só de 73€.
    Carro a gasóleo, comercial ;-) Se fosse de 5 lugares era mais caro. Um carro a gasóleo de 5 lugares actual também já não paga 30€ de IUC.
    Isto para dizer que as contas podem ser um pouco diferentes. A minha sugestão seria fazer o comparativo de um renting com um carro a combustão equivalente e entrar com o custo do combustível.
  8.  # 28

    Colocado por: Bruno.AlvesEntão não pode ser o Dacia Spring, que é só de 4 lugares.
    sim, eu sei. os 4 lugares tb me serviam.



    Colocado por: Bruno.AlvesCarro a gasóleo, comercial ;-) Se fosse de 5 lugares era mais caro. Um carro a gasóleo de 5 lugares actual também já não paga 30€ de IUC.
    Isto para dizer que as contas podem ser um pouco diferentes. A minha sugestão seria fazer o comparativo de um renting com um carro a combustão equivalente e entrar com o custo do combustível.


    as contas que fiz, foram um bocado de sapateiro, mas deixa-me a pensar numa solução que para ser sincero nuca me agradou.

    mas acho que o maior problema dos carros electricos é a questão de confiança. Um carro a combustão dura 20 anos, ou mais, todos sabemos isso. Os carros electricos ainda não se sabe e depois de algumas noticiais que circularam de carros em que o custo das baterias era quase o custo de um carro novo deixou muitas pessoas apreensivas.

    mas o renting resolve esse suposto problema das baterias (que ate pode já não existir), no entanto o ideia de pagar um renting e não ficar com o carro continua a fazer-me confusão.
  9.  # 29

    Colocado por: pauloagsantosmas acho que o maior problema dos carros electricos é a questão de confiança. Um carro a combustão dura 20 anos, ou mais, todos sabemos isso

    Concordo com a primeira parte, discordo um bocado da segunda. Certo que há vários carros a combustão com 20 anos, mas diria que a muito larga maioria deles não chega lá. Enfim não conheço as estatísticas como é óbvio, mas acho que tanto uma como outra são uma questão de percepção.

    Eu diria que nos carros actuais os 10 anos serão mais que tranquilos, sem qualquer dúvida. Essas notícias da bateria do valor do carro (que são verdadeiras) referem-se principalmente a carros com tecnologia de baterias mais antiga. Se chegam aos 20 anos, saberemos provavelmente daqui a 15 anos 😁

    Eu também não gosto da ideia de rendas eternas. É uma questão de fazer contas, sem dúvida. Conheço quem tenha carros assim desde sempre e não querem outra coisa pelo descanso do dia a dia, por trocar de carro a cada poucos anos, etc. Opções.
  10.  # 30

    Colocado por: pauloagsantosora o panda custa-me por mes 219,74€

    um renting de um dacia eletrico fica por 263€. se o carregar em casa, o custo deve ser 1/3 do que gasto em gasoleo, cera de 30€, ou seja, ficava tudo por 293€
    Ou então, pedir um crédito para aquisição do VE.... no fim de alguns anos tem o carro pago :-)
    Por exemplo, na cofidis, um crédito de 16.000€, pagaria 260,12€ durante 78 meses (6 anos e meio).
  11.  # 31

    Pela mesma razão que nos anos 80 o telemóvel era do tamanha de um tijolo 11 e custava uma fortuna e hoje na compra da assinatura de uma revista vem um de oferta
    Concordam com este comentário: mafgod
  12.  # 32

    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://pt.linkedin.com/pulse/ceo-da-volkswagen-alerta-para-tempos-dif%25C3%25ADceis-pela-f%25C3%25BAlvio%3Ftrk%3Dpulse-article_more-articles_related-content-card&ved=2ahUKEwiFuuuH7ZiAAxUYxgIHHV0rB8sQFnoECBIQAQ&usg=AOvVaw3FDaBpQb5adVwOxf5Rb8IX

    https://pplware.sapo.pt/motores/o-stock-esta-a-acumular-se-carros-eletricos-nao-estao-a-sair-como-a-ford-esperava/

    https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/motores/eletricos-estao-a-abater-soldados-mitsubishi-e-a-primeira-fabricante-japonesa-a-cair/amp/
    Parece que as marcas nao estão a conseguir gerir o futuro. Os carros electricos nao sao tão acessiveis às massas. Nao conseguem fazer VE acessiveis a todos.
    Será que a seguir a toda esta crise e guerra, vamos ter uma crise mundial no sector automovel?
    Ou os governos começam a dar incentivos fiscais a serio, ou os stocks de VE vão comecar a aumentar. A Tesla foi a primeira a fazer descontos e até fez alianca com marca chinesa para o mercado chines. A mitsubishi estoirou na china. A Ford está a aumentar stocks.
    Mas esta malta acha que se vendem VE de 40k (mercado português)com as nossas carteiras.
  13.  # 33

    Eu não consigo gostar de carros eletricos
  14.  # 34

    Colocado por: jorgemlflorencioO próprio Elon Musk já admitiu que enquanto tiverem o nível de procura actual nos modelos que comercializam agora, não vão pensar em modelos mais baratos. Qualquer gestor tomaria a mesma decisão, creio...


    Parece que deixou de ter a procura que queria. Porque a Tesla já entrou em saldos por duas vezes...
    • ematos
    • 18 julho 2023 editado

     # 35

    Colocado por: Beira Interior PowerParece que deixou de ter a procura que queria. Porque a Tesla já entrou em saldos por duas vezes...


    Sabe quantos carros a Tesla vendeu só no primeiro semestre deste ano, certo?
  15.  # 36

    Colocado por: Beira Interior Power

    Parece que deixou de ter a procura que queria. Porque a Tesla já entrou em saldos por duas vezes...

    E ainda bem que o pode fazer!

    É tudo uma questão de oferta e procura... Com os recentes saldos creio que terão voltado a ter a procura de outros tempos. Quando deixarem de ter, vão pensar mais seriamente no modelo mais barato (Model 2?).

    Estamos a caminho...
  16.  # 37

    Digam o que disserem nao vejo grande futuro nos electricos... Já não é a primeira vez e nao será a ultima, mas isto sao outros 500...
  17.  # 38

    Colocado por: ematos

    Sabe quantos carros a Tesla vendeu só no primeiro semestre deste ano, certo?


    Não faço a mínima ideia nem me interessa. Sei é que já baixaram os preços este ano, por duas vezes.
    Não que me interesse (era incapaz de comprar um eléctrico e muito menos um Tesla) mas a propaganda sob a forma de notícia é de tal modo violenta que mesmo não lendo comunicação social, é impossível não ser "informado"
  18.  # 39

    Colocado por: ArquimedesDigam o que disserem nao vejo grande futuro nos electricos... Já não é a primeira vez e nao será a ultima, mas isto sao outros 500...

    Creio que o tempo desse discurso já passou... Há uns 5 anos. Já ninguém (que se queira informar, claro) duvida da viabilidade, capacidade e conveniência dos eléctricos.
  19.  # 40

    Colocado por: jorgemlflorencioJá ninguém (que se queira informar, claro) duvida da viabilidade
    Você compra um eléctrico usado com 5 anos, por ex?
 
0.0248 seg. NEW