Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros participantes do fórum, a ver se alguém já passou por uma situação semelhante!
    O meu pai e os seus irmãos nunca fizeram as partilhas dos bens dos meus falecidos avós. Entretanto os meus tios faleceram, ficaram os filhos, viúvas, netos, bem enfim, são muitos!! Os bens são uma casa e uns campos, e há uns meses atrás apareceu um interessado em comprar a casa e essa mesma pessoa, porque já conhecia a situação, pôs o advogado da empresa deles a tentar encontrar todos os herdeiros todos. O que aconteceu foi que acabou por desistir da compra, porque uns herdeiros não aparecem mesmo, emigraram e é impossível encontra-los, e ao que parece outros disseram que não querem fazer partilhas passado tanto tempo. Mais tarde nós mesmos fomos falar com esse advogado, pra tentar perceber como podíamos resolver isto, até porque o meu pai pagou a vida inteira os impostos desses bens, incluindo a limpeza anual destes! O advogado disse que existem realmente formas de obrigar os herdeiros a aparecer ou a abdicar, mas que isso levará tempo e dinheiro… o meu pai quer muito resolver a situação e nós também, porque o problema vai arrastar-se, mas acho que o que os bens valem não vai cobrir os custos… posto isto esta semana chegou mais uma cartinha do IMI pra pagar, são 26 euros. Não é de todo pelo dinheiro, mas ocorreu-nos… e se não pagarmos? O que pode acontecer? A carta vem em nome da minha avó, que já faleceu em 1985… Acham esta ideia estupida ou pode ser o forçar da solução? Se os bens forem penhorados e vendidos em hasta pública o estado fica com todo o valor?
    Muito obrigada
  2.  # 2

A carta do IMI não vai para a avó, vai para o cabeça de casal da herança da avó.

Se não pagarem quem vai ser notificado é o cabeça de casal, depois diz que quer só pagar a parte que lhe pertence.
  3.  # 3

A carta que recebeu com o IMI vinha dirigida a quem?
  4.  # 4

Colocado por: ADROatelierA carta que recebeu com o IMI vinha dirigida a quem?

A carta vem dirgida à minha avó, para a morada dessa casa que ainda não foi partida pelos herdeiros. O meu pai é que todos os anos tem pago os impostos.
  5.  # 5

A carta não vai dirigida à avó porque já faleceu, a carta vai para o cabeça de casal da herança.

"Avó.... cabeça de casal da herança de"
    Representado por pai(se for ele o cabeça de casal).

Leia melhor a carta.
  6.  # 6

Colocado por: VarejoteA carta não vai dirigida à avó porque já faleceu, a carta vai para o cabeça de casal da herança.

"Avó.... cabeça de casal da herança de"
    Representado por pai(se for ele o cabeça de casal).

Leia melhor a carta.

Eu li bem a carta… nome da minha avó apenas e morada, constando la inclusive o número de contribuinte dela. Em lado nenhum está referido o nome de outra pessoa.
    Agradeço na mesma as vossas respostas, mas de todas as formas a minha questão não era bem essa.
    Não vamos pagar os impostos. Em último caso penhoram os bens, que assim seja.
  7.  # 7

Para haver herdeiros, tem de haver óbito/herança, se não foi comunicado o óbito às finanças(obrigatório), sem pagamento, a AT vai abrir processo executivo contra a avó e não contra os herdeiros legais, porque aparentemente a AT não sabe que a avó faleceu.
    Quando a AT tiver conhecimento provavelmente o cabeça de casal levará uma coima por atraso de vários anos na comunicação do óbito.
    Salvo melhor opinião.
  8.  # 8

Em algum lado diz "Verbete" na caderneta? Mais em baixo?

Colocado por: Emcbr
    A carta vem dirgida à minha avó, para a morada dessa casa que ainda não foi partida pelos herdeiros. O meu pai é que todos os anos tem pago os impostos.

Não faça isso. Depois é só problemas. Pague. Comunique o óbito.
    Quantos filhos tinha a Avó?

Colocado por: Emcbr
    Eu li bem a carta… nome da minha avó apenas e morada, constando la inclusive o número de contribuinte dela. Em lado nenhum está referido o nome de outra pessoa.
    Agradeço na mesma as vossas respostas, mas de todas as formas a minha questão não era bem essa.
    Não vamos pagar os impostos. Em último caso penhoram os bens, que assim seja.

0.0143 seg. NEW