Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Eu moro fora de Portugal contudo estou interessada em comprar a minha habitação primaria.
    Eu tenho de momento uma habitação secundaria, onde vive a minha mãe. A ideia era vender esse apartamento e reinvestir a totalidade do valor da venda na compra de uma habitação primaria (a minha mãe ficaria a viver nessa nova habitação).

    Eu sei que tenho direito a isenção de mais-valias quando vendo uma habitação para reinvestir na minha habitação primaria. Contudo, tem de ser a venda de habitação primaria para compra de outra primaria? Ou pode ser venda de habitação secundaria para compra de primaria?

    Espero ter-me feito entender.
    Grata por qualquer esclarecimento.

    Cumprimentos,
    Gisela Rocha
  2.  # 2

    Para ter isenção, a casa que vende tem de ser HPP e depois comprar outra para HPP.
  3.  # 3

    Pois era o que eu pensava, mas não tinha a certeza.

    Muito obrigada,
    Gisela Rocha
  4.  # 4

    Outra questão se puderem ajudar:

    Ao pagar as mais-valias: pago 28% sobre 50% dos proveitos, correto? Do proveito posso descontar os custos da venda, como a comissão da agencia?
  5.  # 5

    Se possuir guias de IMT etc da compra também entram para as contas bem com alguns tipos de obras de conservação e melhoramento.
  6.  # 6

    Atenção que sendo não residente é tributada a 100% da mais-valia, 28% sobre 100% da mais valia!
    Tem gerado muitas litigâncias entre a AT e os contribuintes.
  7.  # 7

    Se tiver tempo o melhor é passar a casa actual a HPP. Penso que ao fim de 5 meses já pode vender.
 
0.0124 seg. NEW