Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde,

    Ontem comprei acessorios em inox para colocar na tubagem em hidronil.

    Depois de fazer a instalação, lembrei de fazer o teste do iman e fiquei confuso.

    De todos os acessorios, apenas as uniões Femea-Femea é que não pegava.

    Todas as restantes.... Joelhos, T, União com rosca louca, o iman pegava.


    Alguem que tenha experiencia no manuseamento deste tipo de material, pode ajudar a entender se isto é mesmo assim, ou se é efectivamente um problema que a longo prazo comeca a oxidar!!!

    Todos os acessorios, contêm a marca "MT316"!
      2022-05-17_18h06_27.png
      2022-05-17_18h10_34.png
  2.  # 2

    Parece ser por este motivo...

    Aços Inox 304 ou 316 podem ser levemente magnetizados? Passam ou não pelo teste do imã?


    De forma geral, aços inoxidáveis ferríticos (TP 439 / TP 444) são magnéticos, enquanto os austeníticos (TP 304 / TP 316) não são.


    Porém, se durante um processo de conformação, o aço inox austenítico sofra algum esforço mecânico, este passa por uma transformação de fase, tornando-se parcialmente magnético. Neste caso, um aço inox 304 evidenciaria magnetismo ao aproximar o imã.


    Mas não se preocupe: a qualidade do aço inox austenítico não tem relação com estar ou não levemente magnetizado.
  3.  # 3

    boa tarde Pedro,

    De facto tambem verifiquei isso.

    Como me parecem ser peças vazadas e nao conformadas, fiquei com duvidas.

    Repare que a uniao femea-femea (peça pequena e brilhante da imagem), parece ser apenas maquinada e nao adquiriu mudanca de fase.

    Uma chapa apenas cortada, tambem verifuquei na net que tambem adquire mudança de fase apenas na zona de corte.
  4.  # 4

    Colocado por: helcasaOntem comprei acessorios em inox para colocar na tubagem em hidronil.
    qual a razão para escolher inox e hidronil (nem sabia que ainda se usava hidronil)
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradas
    De forma geral, aços inoxidáveis ferríticos (TP 439 / TP 444) são magnéticos, enquanto os austeníticos (TP 304 / TP 316) não são.


    Os inox de fase martensitica também são magnéticos. Usados em aplicações como algumas facas de cozinha e material de corte cirúrgico, etc

    O teste do íman é daquelas lendas urbanas que se alastrou. Não é nenhum indicador da qualidade do inox.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • SrR
    • 18 maio 2022

     # 6

    Colocado por: jorgealvesqual a razão para escolher inox e hidronil (nem sabia que ainda se usava hidronil)
    porque é mais fácil fazer rosca num tubo de hidronil do que inox
  6.  # 7

    Colocado por: jorgealvesia que ainda se usava hidronil)

    Tenho a maquina de roscar e uns 15m de tubo que me sobrou, com poucos anos de novo e sem ter apanhado sol.

    O ideal era PPR, mas teria que comprar a maquina + tubo!
  7.  # 8

    Malta... Obrigado pela ajuda.

    Já me sinto mais confiante.

    Vou avançar com a canalização.
 
0.0117 seg. NEW