Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Adquiri recentemente um apartamento para habitação própria e, como vai ser remodelado, só vou mudar de casa no final do ano. Mas a minha questão é relativamente à gestão do condomínio da nova habitação.

    Ainda não entrei em contacto com o administrador, mas sei que a gestão lá é feita de forma muito "básica" (documentos sem carimbo do condomínio, informações pouco claras, etc) e com rotação anual de administrador (e também limpeza do edifício, aparentemente). Sei também que, à partida, os condóminos se opõem à gestão do condomínio por parte de empresas.

    Dito isto, a minha questão é a seguinte:

    Moro actualmente num edifício cuja gestão do condomínio é feita por uma empresa e o administrador do condomínio é um senhor reformado (tem tempo disponível, experiência e fá-lo com gosto). Corre muito bem e está tudo organizado.

    Eu, pessoalmente, não tenho qualquer experiência nesta área e a minha disponibilidade é muito curta (não tenho qualquer facilidade de horários no emprego, e ainda faço aleatoriamente horas extra - a trabalhar a partir de casa ou a deslocar-me a armazéns). O pouco tempo pessoal que tenho é também ocupado com a minha avó, que ficou recentemente viúva e dependia muito do meu avô, e também a visitar familiares que estão no estrangeiro.

    Portanto... até que ponto serei obrigado a aceitar o cargo de administrador com estas condições? Vou sugerir que a gestão seja feita por uma empresa, mas se os restantes condóminos não aceitam, poderei então pagar a alguém que o faça por mim (não é contratar uma empresa, mas alguém - familiar ou amigo - que tivesse disponibilidade de fazê-lo em meu nome)?

    Vejo as pessoas a dizer que, por cortesia, não se deve recusar o cargo quando todos votam (por maioria) para que o administrador seja o condómino X... mas o que posso fazer então?

    Agradecia as vossas opiniões, por favor.
  2.  # 2